Especial Entrevista: Francisco Penim

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Francisco Penim, ficou conhecido como director de programas da SIC, mas antes foi o responsável pelo nascimento da SIC Radical e do fenómeno “Gato Fedorento”. Nesta entrevista falou-nos um pouco sobre a sua passagem na SIC e das suas opções enquanto director de programas da SIC. Francisco Penim foi directo e preciso, como todos nós o conhecemos.

Quem é o Francisco Penim?
Sou jornalista e executivo de televisão.

Qual a importância que a TV tem na sua vida?
Imensa, uma vez que foi na televisão onde trabalhei mais anos.

Quando foi director da SIC Radical qual o momento mais marcante?
São muitos mas o seu lançamento foi talvez o momento mais marcante porque a partir desse momento nada seria como dantes.

Com a saída de Manuel da Fonseca foi convidado a ser director de programas da SIC. Se fosse hoje teria aceitado o convite?
Claro que sim. É um convite que não se pode recusar.

O porquê da queda da SIC, quando era director? Foram programas mal escolhidos ou era uma TVI e RTP muito fortes?
A SIC começou a cair em 1997 e não quando eu era director. Hoje continua a cair e atingiu os resultados mais baixos da sua história. Responder a esta pergunta era estar 4 horas a falar porque não há uma resposta simples. Há uma miríade de justificações e variáveis que fizeram, ao longo dos anos, com que a SIC caísse nas audiências.

Qual foi a pior aposta da SIC durante a sua passagem como director de programas?
De novo, é difícil de responder, mas não é a primeira vez que dou o exemplo do Wrestling como uma má aposta minha nos anos como director de programas da SIC.

O seu objectivo era que a SIC conseguisse ser uma televisão inovadora, facto que se veio a revelar um fracasso, como vê hoje a SIC?
A SIC é uma televisão inovadora, comigo e com todos os directores de programas que teve e tem. Dizer que isso se revelou um fracasso não é nem correcto, nem objectivo. A SIC hoje passa pela sua pior fase de resultados, quer financeiros, quer de audiências... mas é uma fase. A SIC há-de ficar melhor.

Enquanto director da SIC, José Figueiras, Ana Marques, entre outros apresentadores foram esquecidos, porque?
São opções tal e qual como um treinador de futebol faz quando escolhe os jogadores que jogam na sua equipa.

Na SIC apostou na ficção nacional, que ainda teve alguns sucessos como Floribella e Vingança, a actual direcção tenta fazer o mesmo, mas não está a conseguir. Porquê? A ficção da SIC esta parecida com a da TVI?
A aposta actual da ficção da SIC é muito diferente da minha, nas opções artísticas e na quantidade de novelas. A Floribella não foi apenas um sucesso, foi o maior sucesso da história da SIC na perspectiva do impacto que teve na sociedade. Ter uma "fábrica" de fazer novelas de sucesso demorou à TVI cerca de 6 anos. Em apenas 2 anos na SIC fizemos uma fábrica que fez novelas com e sem audiência. A SIC actual só fez uma novela sem audiência e não é com uma novela que se faz uma "fábrica", que se faz um género ou uma escola de novela ou que se ombreia com as novelas da TVI.

Quais os melhores e piores momentos enquanto directo da SIC?
Não houve bons e maus momentos. Há momentos de luta e todos os momentos na SIC foram momentos de luta.

Nuno Santos tem sido um bom director de programas?
Os directores de programas são seres humanos, fazem erros e tomam boas decisões. O Nuno está a fazer o melhor trabalho possível.

Com a saída de José Eduardo Moniz a Televisão em Portugal fica mais pobre?
Sim, claro.

A saída de Moniz pode levar a que a TVI perca a liderança? Ou na sua opinião a TVI tem uma estrutura capaz de ultrapassar esta perca?
Pode perder com tempo mas as variáveis são tantas que qualquer previsão é perda de tempo.

O que espera da TV no futuro?
Espero que seja uma televisão que agrade mais o público, que o mesmo tenha a escolha que necessite ao seu alcance.

Como avalia o aparecimento de espaços onde se discute televisão? Enquanto director de programas da SIC alguma vez os visitou?
Sinceramente penso que são de uma gestão impossível devido ao carácter anónimo da Internet. Têm obviamente o seu interesse mas não me seduzem enquanto utilizador.

Novelas Nacionais

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions