Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
Foi nesta segunda-feira de manhã que Francisco Menezes publicou no seu Facebook que esta é a sua última semana à frente do “Companhia das Manhãs”.
Aparentemente sem serem ainda conhecidas as razões de tal facto, é de estranhar a sua saída agora, quando falta cerca de um mês para o programa acabar. Deste modo, o que levou Francisco a sair? O fim anunciado do programa? Ele não se adaptou ao formato? Ou a SIC decidiu reparar o erro? A minha opinião sobre Francisco no “Companhia” já foi aqui expressa, considero-o um bom humorista, um entertainer com provas dadas. Porém, foi um erro ter sido escolhido para apresentar o programa das manhãs da SIC ao lado de Rita Ferro Rodrigues durante 3 horas em directo. Foi sempre um peixe fora de água, não se enquadrou no formato, não teve postura para fazer o que se exigia num programa de day-time, nunca conseguiu criar empatia com os espectadores que por vezes nem sabem quem ele é. A dupla com Rita não funcionou, e com Vanessa não foi melhor. Talvez a culpa não seja dele, que até terá dado o seu melhor, mas de quem o escolheu.
Esta sexta-feira termina parte de um período negro da história das manhãs da SIC, que só ficará completo quando “Companhia das Manhãs” sair do ar.
Segunda-feira haverá surpresas no programa que começa às 10h… Quais serão?
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua opinião!
Concordo com tudo o que foi aqui dito.
ResponderEliminarAlém do mais, a Vanessa adequa-se perfeitamente e se fizesse uma dupla com o Nuno Graciano Ou José Figueiras seria perfeito.
Concordo contigo, João.
ResponderEliminarE quero frisar que neste blog, apesar de toda a equipa nunca ter apreciado o talento (ou falta dele) do Francisco neste talk-show, todos lhe respeitá-mos, assim como respeitá-mos toda a produção do programa "Companhia das Manhãs".
Tal como disseste, João, "Esta sexta-feira termina parte de um período negro da história das manhãs da SIC, que só ficará completo quando “Companhia das Manhãs” sair do ar.".
Miguel,
ResponderEliminarobviamente que também eu respeito, apesar de não gostar e de criticar... Isto que fique claro.
Por vezes, as pessoas podem confundir critica com faltar ao respeito, e uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Já o disse e repito, o Francisco foi um erro no "Companhia das Manhãs", mas isto não significa que ele não tem competência para nada. Como eu disse, tem qualidades humorísticas para formatos como "Levanta-te e Ri" por exemplo, mas nunca para o actual programa que apresenta.
Luis,
provavelmente, será Nuno Graciano a juntar-se novamente à Vanessa Oliveira até o programa acabar. E eu concordo!
Sim, eu sei, João.
ResponderEliminarSó estava a relembrar os nossos visitantes de que tanto eu, como tu, como o Carlos e o Filipe sempre fomos bem-educados para com todos, inclusive aqueles que não foram merecedores da nossa nota positiva pelo seu trabalho desempenhado na estação de Carnaxide.
:)
Tenho pena que a SIC tenha reparado este erro tão tarde!! Era evidente que Francisco Menezes não tinha o talento necessário para ser apresentador de "companhia das manhãs".
ResponderEliminarNão conseguia agarrar os momentos de histórias dificeis, nem conseguia ter graça nas suas piadas.
Grande lição a retirar: No mercado Televisivo não há lugar a amadores. Só se consegue boas audiências com programas sólidos e profissionais de excelência.
Creio que a direcção de programas da SIC demorou demasiado tempo a reagir, e neste mercado, cada dia que passa significa uma grande perda de audiências para a concorrência.
Ficou bem claro durante a semana que Nuno Graciano assumiu a apresentação do programa que, o problema dos resultados de audiências estava no apresentador, no caso em Francisco Menezes.
Creio ser lógica a substituição por parte de Nuno Graciano, para que sejam conseguidos resultados dignos de audiência até à chegada do programa de Julia Pinheiro.
Concordo totalmente consigo, Mario.
ResponderEliminareu discordo, acho que ele se esforçou ao máximo, e penso que ao principio sim ele era um peixe fora de água, mas penso que agora ele já se safa muito bem, e lembro-me também de ao principio ele não participava em cenas sérias como a cronica policial e assim, agora participa e acho que ele é muito profissional.
ResponderEliminarEu vejo o companhia das manhãs por causa do Francisco, nunca gostei da Rita Ferro Rodrigues e não acho que a Vanessa Oliveira apresente o programa melhor do que ele... ela sim parece um pouco 'peixe fora de água' porque é um tipo de programa ao qual não está habituada (e em directo). É com muita pena minha que o Francisco sai do programa... é da maneira que deixo de ver TV de manhã, porque a concorrência não tem nada melhor!
ResponderEliminarTenho imensa pena... O Francisco é um caso raro na TV! Sim, nota-se a sua autenticidade e enormem espontaneidade! Por isso é diferente de todos os outros! E claro essa do Nuno Graciano não me convence: nessa semana com o caso Carlos Castro e a emissão especial da Júlia Pinheiro tinhas as audiências a seu favor...
ResponderEliminarA Sic tem deixado fugir os seus talentos criando instalibidade constante na programação!
Concordo com a Andreia, acho que a piquena não tem jeito nenhum para a coisa, já Ele adorva ve-lo!
ResponderEliminarUm pequeno comentário, que se divide em 2:
ResponderEliminar- para o comentador Miguel, uma correcção ortográfica: não se escreve "respeitá-mos", mas respeitámos (escrever bem não faz mal a ninguém)
- o apresentador Francisco Menezes é das pessoas mais instruídas, culta e inteligentes que já passou pelas manhãs da SIC (basta ver e ouvir o humor inteligente que faz), por isso se calhar é que ninguém o apreciou; neste país prefere-se a brejeirice
Pois ... estou em desacordo com tudo, ou quase, o que aqui é dito. Fr. Men., a estar desajustado é por ser bom de mais! Tenho pena que a SIC pense que, para donas de casa e reformados, Nuno Graciano - e outros como ele toldados pela futilidades desta vida - basta! Mas eu acho que é pouco! Acho que esta política de audiência fácil trás, em si, o germen do fim da própria TV ... que se está a tornar insuportávelmente enfadonha para quem valoriza a sanidade mental ... e há muitos reformados e donas de casa assim! Tragam os zés castelos branco, as pombas brancas e outros pequenos/grandes monstros da pequenez mental e alimentem o que de pior todos temos um pouco ... estarão a dar mais uma bom empurrão à cultura, à inteligência, à democracia, aos valores... tudo em nome da venda da lantejoula fátua e da luz enganadora da fama. Tudo em nome do lucro rápido... E a médio prazo? Será que o Dr. Balsemão não quer deixar o seu império aos herdeiros? ... pelos vistos não! Este é só um exemplo do fraco serviço das televisões nestes tempos menos nobres para gente (pensam alguns) menos exigente. Discordo veementemente.
ResponderEliminarTambém tenho muita pena de ver sair o Francisco. Acho, sim, que no início esteve pouco à vontade, mas depois de ultrapassado esse período, ganhou confiança e foi crescendo. Lamento também que o programa tenha os dias contados. Gosto muito dele, precisamente por ser assim mais leve e despreocupado do que os dos outros canais. Parece-me que o que o vai substituir deve entrar na mesma onda dos da concorência...é pena! O facto de ser diferente era um ponto a favor do Companhia das Manhãs... De qualquer forma, espero voltar a ver o Francisco, talvez num late night show.
ResponderEliminarTenho imensa pena da saida do Franscisco , acho que é um excelente profissional , teve naturalmente que se adaptar a um novo formato mas foi notório o esforço dele e a evolução tambem.Parabens Francisco e mais oportunidades virão até bem melhores do que esta.
ResponderEliminarTenho pena que o Francisco saia do programa, até porque é o único programa que é visivel nas manhas da nossa pobre televisão portuguesa. Concordo quando dizem que a Vanessa Oliveira é um peixe fora de água, não tem perfil nenhuma para a coisa. Quanto ao Francisco, não concordo que tenha sido a melhor escolha, mas acho que era o único que inda levava a coisa pá frente.
ResponderEliminarJá no que toca ao fim do programa, só tenho uma coisa a dizer: graças a Deus que inventaram Cabovisões e Meos e Zones, etc, para nos livrar da brejice de uns canais e na inércia de outros.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarParabéns Francisco Menezes pelo Bom trabalho, nós não tinhamos todas as manhãs um actor a apresentar um programa da vida real, tinhamos um Homem, que muitas vezes tinha dificuldade em comentar histórias tão trágicas e que deixam todos sem palavras. Sempre sincero e destravado. Temos saudades da Rita Ferro Rodrigues, e claro o Nuno Graciano quando é "ele" e não se põe a inventar, o programa corre muito bem. Quando ele tenta Ser quem não é, não gosto muito. A Vanessa é muito nova, não se adequa a este formato, mas é uma querida.
ResponderEliminarJá a Merche, bom não faz ideia do que é uma entrevista e tão pouco tem consciência que o programa não gira à sua volta, mas sim dos convidados, para a Merche "ela" é o centro do Mundo. Eu não consigo ouvi-la mais do que 5 minutos.
Vou ter saudades do Francisco, sem dúvida.
Quando Júlia Pinheiro começar a apresentar o programa, mudo o canal. Que é o que a Sic merece há já muito tempo, pela falta de respeito que tem pelos telespectadores.
Poucas as vezes tive oportunidade para ver o programa, mas quando o via apenas ele me fazia estar atento com a suas palhaçadas:)
ResponderEliminarTalvez o que esta em causa é o tipo de telespectadores...
Tenho muita pena que o Francisco Menezes tenha saído, não tenho nada contra os actuais apresentadores mas, na minha opinião, que apenas vale o que vale, tinham muito a aprender com o Francisco, versatil, genuino, educado,culto....
ResponderEliminarDesejo que esta experiencia não lhe tenha causado danos no carácter e que esteja a fazer algo que o realize.
INFELIZMENTE A SIC OPTOU PELA DECISAO MAIS FÁCIL, RESCINDIR COM F.M.! EU TMB ACHO QUE NO INICIO ELE ESTAVA UM POUCO INSEGURO QUE ATÉ ACHO NORMAL, MAS AGORA ELE ERA REALMENTE O CORAÇAO DO PROGRAMA. ACTUALMENTE COM O N.G. O PROGRAMA PARECE O MERCADO DA RIBEIRA, ISTO PARA NAO FALAR DA "ESPANHOLA". A VANESSA TMB NAO É MELHOR, A NAO SER QUE SEJA PELA SUA BELEZA "EXTERIOR", MAS ENFIM O NUNO SANTOS JA Á MUITO QUE ANDA A TOMAR DECISOES ERRADAS, TANTO NO APOIO Á SAÍDA E ENTRADA DE PROFISSIONAIS DA TELEVISAO.
ResponderEliminarMAS TAMBEM SEI QUE O F.M. NAO TERÁ DIFICULDADE EM SE AFIRMAR EM QQ OUTRO PROGRAMA OU NOVO PROJECTO,PELO MENOS PARA EVITAR SER UM "TAPA BURACOS" COMO N.GRACIANO OU J.FIGUEIRAS, DESEJO-LHE MUITA SORTE !
Nao concordo com nada do que foi dito sobre o companhia das manha..eu adorava o programa senti muita pena de ter saido do ar..acho o francisco um otimo apresentador..e a rita entao nem se fala e a apresentadora mais simpatica da sic..aho que o nuno é que nao leva muito geito para apresentador pois nao entendo nada do que ele fala..
ResponderEliminartenho imesa pena de nao ver o francisco na teleinha sem contar que ele canta muitoooo e tem uma voz maraviloha bjos francisco sou sua fã.
O Verdadeiro problema, não é Francisco Menezes, nem qualquer outro Profissional (gostava de ver quem aqui critica, no lugar deles, pra verem o quanto estão errados), mas sim, algumas partes do formato do Programa, tais como haver uma "árvore das Patacas", "Ovos de ouro" e etc, que vive em função do ganho nas chamadas dos telespectadores, ficando um coisa meio Irreal/Fantasia
ResponderEliminar