ARQUIVO DO SIC BLOG:
-
►
2015
(378)
- dezembro (31)
- novembro (30)
- outubro (31)
- setembro (30)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (30)
- maio (31)
- abril (30)
- março (32)
- fevereiro (40)
- janeiro (31)
-
►
2014
(513)
- dezembro (32)
- novembro (29)
- outubro (30)
- setembro (34)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (36)
- maio (63)
- abril (65)
- março (59)
- fevereiro (51)
- janeiro (52)
-
►
2013
(1960)
- dezembro (87)
- novembro (45)
- outubro (57)
- setembro (158)
- agosto (139)
- julho (224)
- junho (221)
- maio (195)
- abril (212)
- março (205)
- fevereiro (203)
- janeiro (214)
-
►
2012
(1922)
- dezembro (151)
- novembro (122)
- outubro (191)
- setembro (129)
- agosto (124)
- julho (138)
- junho (177)
- maio (171)
- abril (208)
- março (193)
- fevereiro (165)
- janeiro (153)
-
▼
2011
(1522)
- dezembro (144)
- novembro (110)
- outubro (116)
- setembro (136)
- agosto (120)
- julho (134)
- junho (117)
- maio (104)
- abril (135)
- março (120)
- fevereiro (122)
- janeiro (164)
SIC com boa média em dia de realeza
Audiências - Sexta, 29 de Abril
As audiências de sexta-feira, 29 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
As audiências de cabo de sexta-feira, 29 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
Rita Ferro Rodrigues já prepara regresso
Com os dois horários do day-time ocupados, coloca-se a dúvida: O que irá Rita Ferro Rodrigues apresentar na antena? Será que irá para a SIC Mulher? Ou um outro projecto na generalista surgirá?
Marina Mota em 'Alta Definição' este sábado
SIC Online renova grafismo
Jogo entre Benfica e Braga alcança 53.6% de share
“A Família Mata” foi de férias…
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
A série portuguesa “A Família Mata” que a SIC exibia actualmente depois do “Jornal da Noite” já deixou de ser transmitida desde ontem, dia em que foi exibido o último episódio da 1ª temporada da série. Isto devido à chegada do programa “Peso Pesado” que vai ter programas diários de 30 a 40 minutos no mesmo horário.
Especulava-se o que a SIC iria fazer com a série, visto que não seria viável ter os dois produtos em grelha. “A Família Mata” foi uma aposta para preencher uma faixa horária que vivia de repetições, e apesar da série não ser um sucesso a nível de audiências, ela consegue valores satisfatórios para Carnaxide ou pelo menos cumpre os mínimos exigidos. Esta série é constituída por episódios individuais, logo a decisão da SIC de a parar de transmitir para entrar o novo programa é na minha opinião o mais acertado. Deste modo, já é visível no ecrã o logótipo de “últimos episódios da 1ª temporada”, o que significa que depois do “Peso Pesado” terminar, que deverá ser no final de Julho, a SIC pode por exemplo durante o mês de Agosto voltar a exibir novos episódios da “Família Mata” pois como aconteceu no ano passado a reposição de “Aqui Não Há Quem Viva” foi muito bem sucedida pelos espectadores durante o verão.
Assim, não vejo qualquer inconveniente na retirada da série, pois vai chegar ao fim a 1ª temporada e depois a estação pode colocar na grelha a estreia da 2ª temporada. Como eu referi, “A Família Mata” é composta por episódios individuais portanto a saída do ar temporariamente não influência nada no conteúdo da série, nem para os espectadores que a acompanham. Como é óbvio seria inviável manter os dois programas na grelha, tanto a nível económico, como de encaixe de horários de transmissão.
Para mim, a grelha de 2ª a 6ª a partir do dia 2 de Maio ficaria assim:
21:35 Peso Pesado - diário
22:30 Laços de Sangue
23:35 Araguaia
COMUNICADO:
Na próxima semana, por motivos pessoais, também a rubrica “Olhar a SIC” irá de férias. Assim, estarei de volta dia 9 de Maio.
Obrigado pela compreensão!
João Rodrigo
'Boa Tarde' lidera a tarde
Bárbara brilhou
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
“Portugal tem Talento” terminou no passado Domingo e marcou o regresso em grande da apresentadora da SIC Bárbara Guimarães. No passado, ela tinha conhecido o sucesso com o excelente programa de entretenimento “Chuva de Estrelas” que ninguém esquece mas ultimamente durante vários anos Bárbara não conseguia brilhar de novo em Carnaxide. A culpa não era da apresentadora, mas sim dos formatos fracos que lhe foram atribuídos.
Exemplos recentes como “Atreve-te a Cantar” ou “M/F Sarilhos em Casa” foram um flop porque os programas eram pouco impactantes nos espectadores e no caso deste último não se adequava nada ao estilo de Bárbara. No caso de “Família Superstar” ainda chegou a conhecer algum sucesso porque o programa era realmente bom. No entanto, foi com “Portugal tem Talento” que Bárbara conseguiu novamente voltar a brilhar enquanto apresentadora, num formato carismático e popular mas glamoroso, ela implementou um estilo descontraído mas sofisticado que lhe valeu de novo o reconhecimento do público e da estação.
Bárbara precisava de algo assim, impactante, que percorreu o País e mobilizou os Portugueses para fazer brilhar de novo a excelente apresentadora de entretenimento que ela é. O programa tem uma fórmula de sucesso, foi bem produzido, teve um bom Júri que soube escolher verdadeiros talentos e minimamente diversificados, e foi constituído por 2 fases, castigs e galas com diferenças óbvias. Se no inicio tive dúvidas em relação aos jurados, hoje digo que a escolha foi perfeita. Poderiam ter sido outros? Poder podiam, porém, nunca saberemos se seriam melhores. Quanto aos concorrentes, houve talentos, muitos e bons, contudo apenas um foi eleito o talento de Portugal com direito a um magnífico prémio de 100.000 euros! Não esquecendo por último também a boa forma física da apresentadora, que para quem foi mãe pela 2ª vez à relativamente pouco tempo, está excelente.
Deste modo, todos estes elementos contribuíram para Bárbara Guimarães brilhar de novo na SIC e voltar a ser reconhecida e acarinhada pelos espectadores, servirá igualmente de impulsionador para a sua carreira na estação, que até agora estava um pouco apagada.
Essencialmente, Bárbara sempre esteve com a SIC, mas nem sempre a SIC esteve com ela. Aqui ficam os meus parabéns à SIC por ter apostado neste programa, e à Bárbara Guimarães pelo seu desempenho.
SIC em 3º, atrás da Cabo e a frente da RTP1
Audiências - Terça, 26 de Abril
As audiências de terça-feira, 26 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
As audiências de cabo de terça-feira, 26 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
“Grande Reportagem” perdeu independência
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
A “Grande Reportagem” é uma marca da informação da SIC aos Domingos à noite depois do “Jornal da Noite”. No entanto, nos últimos tempos este espaço de informação que era muito acompanhado pelos espectadores, tem vindo a sofrer uma diminuição do consumo. A SIC decidiu então, e penso que por este motivo que acabei de referir, integrar a “Grande Reportagem” dentro do “Jornal da Noite” de Domingo, na sua parte final. Já deve ter reparado por isso no fim-de-semana passado que a “Grande Reportagem” perdeu a sua independência e foi transmitida no decorrer do Jornal da Noite”.
A SIC parece assim seguir uma decisão que a TVI também já tomou em relação ao seu “Repórter TVI” que era autónomo e foi igualmente integrado no “Jornal Nacional”. Na minha opinião, por um lado acho mal a SIC tirar a independência de um programa informativo tão prestigiado para a estação e para os espectadores, mas também penso, e olhando para os resultados das últimas “Grandes Reportagens” que se calhar é uma boa solução integrar o programa no Jornal, pois deste modo os espectadores que seguem o “Jornal da Noite” não tem a tentação de quando este termina, mudarem de canal para ver o que se passa do outro lado.
De qualquer forma, penso que autónoma ou integrada, a “Grande Reportagem” deve continuar a fazer companhia aos portugueses aos Domingos à noite na SIC!
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
SIC em segundo lugar, atrás do Cabo
“Ti Ti Ti” em episódios duplos
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
É já a partir de amanhã que a novela das 6 horas da tarde “Ti Ti Ti” ocupará também o horário das 7 horas, deixado vago na passada Quinta-feira pelo fim de “Escrito nas Estrelas”. Deste modo, a SIC fica apenas com uma novela ao fim da tarde a fazer companhia aos seus espectadores. “Ti Ti Ti” é uma excelente novela, com todos os ingredientes para uma boa história de fim de tarde, e tem também alcançado muito bons resultados para a estação, no entanto veremos como se vai comportar agora num horário tão disputado como o das 19:00.
Anteriormente, eu já referi que não concordo com a exibição de episódios duplos de novelas como no caso de “Sete Pecados” e “Caras & Bocas” em que a SIC decidiu emitir diariamente estas duas novelas das 18h às 20h despachando desta forma novelas fantásticas. Porém, desta vez estou de acordo com a decisão da SIC, dado o contexto em que estamos. Com eleições marcadas para o dia 5 de Junho vão ter de haver das 19h às 19:15 os enfadonhos “Tempos de Antena” e das 19:15 às 19:30 ficará o intervalo, daí não seria uma boa ideia estrear agora uma novela ao fim da tarde pois apenas sobram 30 minutos diários das 19:30 às 20h que podem ser perfeitamente ocupados pela actual novela “Ti Ti Ti”.
Mas, na minha opinião penso que esta situação deva ser temporária, e depois das eleições, no dia 6 de Junho, segunda-feira, deveria estrear uma nova novela ao fim da tarde para que “Ti Ti Ti” passe a dar em episódios normais e consiga chegar até Setembro. A novela que eu escolheria é “Morde & Assopra” e estrearia às 19h do dia 6 de Junho, mantendo-se “Ti Ti Ti” no horário das 18h durante o verão. “Morde & Assopra” é uma novela do excelente autor brasileiro Warcyr Carrasco, criador de fantásticas histórias como: “Caras & Bocas”, “Sete Pecados”, “Alma Gémea”, “Chocolate com Pimenta” e “O Cravo e a Rosa”, todas muito bem sucedidas na SIC!
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
'Portugal tem Talento' lidera com 37% de share
E o vencedor é...
Bárbara Guimarães arrasa em 'Portugal tem Talento'!
Descubra esta noite qual será o grande vencedor do programa que transpira talento!
João Baião com mais de 36% de share na SIC
A entrevista íntima ao actual apresentador da RTP (outrora, da SIC) alcançou a liderança com um share de 36.2% e 8 pontos de rating. Em segundo lugar, ficou o programa da TVI, 'Perfil', com menos 13.9% do que o programa da SIC, ou seja, com 22.3% e 4.8 pontos de rating. Já o programa 'TOP+', da RTP1, não conseguiu ultrapassar a barreira dos 19% de share e alcançou 3.6% de rating.
'Portugal tem Talento' termina hoje!
"Portugal tem Talento": Gonçalo e Sofia
Gonçalo e Sofia
Idade: 14 e 22 anos
Localidade: Samora Correia e Costa da Caparica
Telefone:
Talento: Ginastas Acrobatas, números de Forças Combinadas
Ocupação: Gonçalo: Instrutor de Ginásio, Personal Trainer. Sofia Rolão: 9º ano
O Gonçalo Roque (22 anos) e a Sofia Rolão (14 anos) estão juntos há 1 ano e meio. Treinam 6 vezes por semana. O Gonçalo trabalha num ginásio e a Sofia estuda. Já participaram em vários campeonatos e ficaram sempre nas primeiras posições.
SIC lidera sábado com futebol
Audiências - Sábado, 23 de Abril
As audiências de sábado, 23 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
As audiências de cabo de sábado, 23 de Abril de 2011, podem ser consultadas aqui.
"Portugal tem Talento": Ivo Soares
Ivo Soares
Idade: 15 anos
Localidade: Palmela
Telefone:
Talento: Cantar
Ocupação: Estudante de Música (Ensino Articulado)
Toda a sua família do Ivo está ligada às artes. Tenta ultrapassar a sua gaguez desde a sua infância. A participação neste programa é muito importante para a concretização de um sonho.
"Portugal tem Talento": Momentum Crew
Momentum Crew
Idade: Entre 19 a 31 anos
Localidade: Porto
Telefone:
Momentum Crew
Talento: Bboying/Breakdance Artístico (Pois aplicamos a arte do Bboying/Breakdance a temas e situações pouco normais, Baseamos o nosso treino e dança na determinação de um estilo próprio, único e com referências diversas)
Ocupação: Estudamos a arte de Bboying e outras artes diversas que nos possam ajudar a evoluir e inspirar! Vivemos da Dança e para a Dança!
Grupo constituído por 4 elementos que juntaram-se por amor à dança e por irmandade (vivem juntos). O grupo existe há 7 anos, mas já teve vários elementos.
Já participaram em diversos campeonatos por todo o mundo (Coreia do Sul, Luxemburgo, França, entre outros) onde ficaram sempre nos primeiros lugares. Ganharam 3 vezes o campeonato nacional.
Entre as inúmeras actuações que já fizeram destacam a abertura do concerto de Prodigy no Creamfield, e uma participação com Marcelo D2 na queima das fitas de Coimbra.
Prometem apresentar um espectáculo diferente em cada fase. Tiveram de improvisar um pouco a coreografia que apresentaram no Portugal Tem Talento porque um dos elementos foi operado ao joelho (fez de avô).
"Portugal tem Talento": MAD Stunts
MAD Stunts
Idade: 16 aos 34 anos
Localidade: Portimão
Telefone:
Talento: Duplos/coordenadores/coreografos de acção
Ocupação: Duplos de Cinema
Os Mad Stunts são duplos em algumas novelas em cenas de luta. O objectivo deles é divulgar o trabalho que fazem. Estão juntos há um ano. O trabalho deles é coordenar as cenas de acção e de risco dobrando os actores para produções televisivas. São os duplos das novelas da SIC: “Lua Vermelha”, “Laços de Sangue” e “Perfeito Coração”. Decidiram concorrer ao programa para entreter o público. Começaram como uma equipa de espectáculos ao vivo. A ambição deles é serem a equipa número um de duplos em Portugal.
Post de Apostas: 'Portugal tem Talento'
Jornal da Noite - x share
Peso Pesado: Apresentação - x share
Portugal tem Talento: Final - x share
SIC - x share
'Peso Pesado' será apresentado já este domingo!
SIC e TVI ultrapassam Cabo
"Portugal tem Talento": Guilherme Gomes
Guilherme Gomes
Idade: 17 anos
Localidade: Viseu
Telefone:
Talento: O mais correcto seria representação, mas neste caso, declamação de poesia.
Ocupação: Frequento o 12º ano em Ciências e Tecnologias.
O Guilherme descobriu a poesia de Fernando Pessoa no 10º ano e apaixonou-se. Gosta de algum dramaticismo quando declama um poema.
"Portugal tem Talento": Eduardo Marques e Trial Portugal
Eduardo Marques
Idade: 45 anos
Localidade: Torres Vedras
Telefone:
Eduardo Marques
Talento: Cantor
Ocupação: Cantor
O Eduardo trabalha como animador de karaoke e canta ópera. Costuma participar em alguns espectáculos musicais. Gosta do conceito do programa por dar oportunidade a pessoas com mais idade e que cantem outros estilos de música que não o pop/rock. Foi essa a razão que o levou a inscrever-se e viu no programa a oportunidade da sua vida.
Idade: 16 e 17 anosLocalidade: Vila VerdeTelefone:
Talento: acrobacias com bicicletas Ocupação: Artes
Esta dupla, constituída pelo Pedro Araújo e Diogo Pereira, costuma ultrapassar obstáculos em bicicleta.
Sentido Televisivo: Madrugadas
O Cabo, actualmente, vence à SIC de manhã, lidera por vezes à tarde e é rainha absoluta das madrugadas.
Ora, meter um travão a esta subida durante a manhã e a tarde é uma tarefa que implica bastantes mudanças. No entanto, julgo que a SIC pode subir no período das madrugadas, sem grandes esforços. Como? Exibindo, não séries, mas sim alguns programas tais como "Hell’s Kitchen" (em exibição na SIC Radical), "Disaster Date" ou "Next" (ambos da MTV) ou até "Dr Phill", "Ellen" e "Tyra Banks Show" (em exibição na SIC Mulher).
Programas como o "Quando o Telefone Toca" ou o mais recente, também extinto, "Allô Allô" nunca mais devem regressar à antena, pois só contribuem para o degredo do bom nome da televisão portuguesa.
No entanto, julgo que as "Televendas" deveriam permanecer na grelha, mas num horário mais reduzido. Actualmente, este espaço publicitário ocupa duas horas (das 4h às 6h), eu retirava cerca de uma hora, embora este espaço traga receitas financeiras, elas não são muito elevadas e não seria um corte total, visto não se retirarem por completo estes anúncios.
Ou seja, o que eu, ao fim ao cabo (literalmente!), proponho é utilizar alguns programas que são exibidos na TV por Cabo, nas madrugadas da SIC generalista.
"Portugal tem Talento": Gimnocerco
Idade: entre os 12 e 20 anos
Localidade: Porto
Telefone:
Talento: Ginástica Acrobática de Grupo
Ocupação: Estudantes do 3º Ciclo e Secundário
Os Gimnocerco foram campeões nacionais de ginástica acrobática em 2009. É constituído por 19 elementos.
'Escrito nas Estrelas' despede-se com 27.7% de share