Seja bem-vindo a mais uma edição do Sentido Televisivo, por Miguel Reis.
O período das manhãs e das tardes da televisão generalista portuguesa, são, praticamente iguais. Quer durante a semana como ao fim-de-semana.Já desde há alguns anos que as televisões generalistas durante os dias de semana, insistem numa grelha quase sem diferenças nenhumas, sendo a aposta assim: Jornal de três horas, talk-show, jornal de uma hora, novela, talk-show. Ao fim-de-semana, a monotonia repete-se com a emissão de alguns magazines, filmes (muitos e os mesmos filmes!) e de vez em quando uma série ou outra.
Numa altura em que a TV por Cabo ganha cada vez mais importância no panorama audiométrico da televisão portuguesa, penso que está na hora de mudar, realmente. Isto se as generalistas estiverem interessadas em recuperar o terreno que lhes foi “roubado”. Também é verdade que nesta altura atravessamos uma crise financeira muito grande, o que dificulta o trabalho das direcções dos canais. No entanto, apenas dificulta, pois não é impossível fazer programas de qualidade com pouco dinheiro! Vejamos o exemplo de Alta Definição: consegue alcançar resultados altamente competitivos com a concorrência do seu horário e ainda é mais visto do que alguns programas emitidos durante o final de tarde e a noite.
Quem não está farto de assistir aos “enche-chouriços” dos talk-shows nacionais? Eu estou, e a avaliar pelos dados realizados pela Marktest, não sou o único! O confronto de talk-shows durante a tarde, é uma prova de que alguma coisa tem de mudar! Se analisar-mos os três talk-shows (Portugal no Coração, Boa Tarde e A Tarde é Sua) chegamos à conclusão de que o que difere de programa para programa são apenas as caras que os apresentam, o nome de algumas rubricas e dos passatempos virtuais (sobre os quais já demonstrei o meu descontentamento, numa outra edição desta rubrica).
Mais tarde ou mais cedo, os senhores superiores da nossa televisão vão ter de colocar na cabeça de que se não inovarem (tarefa essa que não e fácil, mas não é impossível, tal como já referi) a TV por Cabo muito mais facilmente levará as generalistas à falência. Isto devido à falta de coragem para apostar em coisas novas.
Imaginem lá as grelhas dos canais generalistas completamente diversificadas, como por exemplo, três programas das 10h-13h... Agora acordem, porque dificilmente essas programações existiram (mas não impossível...).
Miguel não leves a mal mas em vez de dar a entender que queres uma grelha diversificada, devias sugeri-la e dar sugestões. Tu e muitas pessoas que o defendem essa ideia.
ResponderEliminarA Tão falada grelha diversificada não é garantia de audiência. Quanto mais programas se apostar na grelha, pior será porque aí é maior o risco de haver programas com baixos resultados. Quando dizem grelhas diversificadas, o que me vem à cabeça é a RTP2 e RTP. Agora vejam os resultados desses 2 canais em audiências...
Eu acho que as nossas privadas deviam era ter uma gestão diferente de horários. Elas já tem tudo: Talent-shows, novelas, informativos, concursos, desenhos animados, séries... O que falta é a originalidade para fazer esses produtos que é cada vez menos.
Se foi o que quiseste dar a entender, então desculpa.
Quando eu falo em diversidade nesta edição, falo, por exemplo, sobre a falta de diversidade no entretenimento. Não estou a questionar a falta de programas de géneros diferentes, tais como, culturais, informativos, etc. Sei que o termo "diversidade" normalmente é utilizado para o segundo exemplo que dei, no entanto, neste texto não foi a minha "intenção".
ResponderEliminarPorque não apostar em três programas para a amanhã num só? Ok, eu sei a resposta, fica mais barato um só. Mas imaginemos uma manhã mais ou menos assim:
10:00 - um formato concebido para abordar-se o mundo dos famosos
10:30 - Talk-show estilo Tyra Banks Show ou com o mesmo ritmo (sem enche chouriços)
11:45 - Talk-show com convidados famosos, estilo Ellen.
Não dei sugestões mais concretas, pois as minhas ideias para os conteúdos de cada ainda não foram refletidas aprofundadamente. Mas quem sabe se nas próximas edições até não deixo uma. ;)
eu gostei Miguel. fica de facto a tua ideia que eu apoio a 100%...é tudo muito igual, agora até às 14h a concorrência decidiu apostar numa novela, logo temos nas generalistas a mesma programaçao. isto é so um exemplo mas com imaginação e algo novo, talvez algo mude...
ResponderEliminarO que falta na televisão portuguesa é criatividade, não devemos ter um programa ao estilo da Ellen, ou da Oprah e companhia, mas sim de sermos nós próprios a criar.
ResponderEliminarNa ficção estamos bem, mas há temas que faltam abordar.
No entretenimento, em vez de comprarem programas, porque não podem criar?? Será assim tão difícil??
Quantos programas originais querem?? o que não falta são ideias.
Os directores que se sentem confortavelmente e ponham a cabeça a funcionar, bem precisam.
MG
Concordo Miguel.
ResponderEliminarÉ preciso mais diversidade e inovação nos programas, nos conteúdos e nos horários da programação, pois querem todos ter o mesmo à mesma hora!
Eu sujiro
ResponderEliminar07:00-Edição da Manhã
(Renovado)
09:00-Vingança
10:15-Alta Definição
10:55-Serie:Investigação Criminal
11:45-Serie:Cenas do Casamento
(Novos Sekets)
12:15-Verdade? ou Talvez Não
(com Merche Romero)
13:00-Primeiro Jornal
14:10-Talk Show
-Júlia Pinheiro
-Conceição Lino
-José Figueiras
17:15-Serie:A Família Mata
18:15-Morde e Assopra
19:15-Cordel Encantado
20:00-Jornal da Noite
21:00-Rosa Fogo
22:10-Laços de Sangue
(Recta Final)
23:00-Programa de Crimes
com Rita Ferro Rodrigues
00:00-Araguaia
01:00-Serie
02:00-Lua Vermelha
03:25-Floribela
Oh anónimo desta programação, gostaria muito que se identificasse para me poder rir de si e esperar que nunca chegue à direcção de programas.
ResponderEliminarPorque com uma grelha assim ia deixar um canal claramente destacado (pela negativa, é certo)...
Miguel, eu concordo plenamente no príncipio da diversidade de programas e horários. Mas a grelha que sugeriste é muito má. 'Tyras', 'Oprahs' e 'Ellens' temos na SIC Mulher, são programas com a mesma categoria e que não se enquadram EM CONJUNTO na grelha de uma televisao generalista como a SIC.
ResponderEliminaré preciso inovar, mas também há que ter em conta a guerra com as audiências!
Sugiro:
07h-9h: Edição da Manhã (João Moleira, Marta Atalaya, Andreia Vale, alternando por semanas). Os rostos de informação também cansam!
9h-10h: Documentários diversos (introdução de cultura diária e nao so ao fim.de.semana).
10h-13h: Talk-show 1ª Parte
13h-14h: Primeiro Jornal (Dupla Bento Rodrigues e Fernanda de Oliveira Ribeiro)
14h-17h: Talk-show 2ª Parte
No talk-show que fosse gostaria que houvesse uma rotatividade de apresentadores, ao estilo 5PM, mas em duplas.
2ª Feira: José Figueiras e Merche Romero
3ª Feira: Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues
4ª Feira: Pedro Granger e Júlia Pinheiro
5ª Feira: João Manzarra e Conceição Lino
6ª Feira: Daniel Oliveira e Ana Marques
Substitutos: Vanessa Oliveira, Rita Andrade, Ana Rita Clara, Raquel Strada...
17h-18h: Concurso Televisivo (Solitary, QQSM..)
18h-19h: Novela Brasileira
19h-20h: Nos Por Ca (sem Conceição)
20h-21h15: Jornal da Noite (Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa ou Pedro Mourinho e Ruela)
21h30-22h15: PP2
22h15-23h15: Rosa Fogo
23h15-00h00: Gato Fedorento Directo (utópico, eu sei)
A partir daí, séries, filmes e reposição de novelas... Que acham?
eu gosto da grelha que o anonimo de 20 de agosto as 13:56 sugeriu...
ResponderEliminarnao gosto muito de tantos apresentadores nessa rotatividade pelas tardes.e alguns nomes tambem nao sei se resultariam...alem disso axo que a tua ideia e tipo verao total da rtp1...eles tao sempre a rodar...mas nao é ma ideia.