Para Bárbara Guimarães, o início de aulas "era uma verdadeira festa" |
Bárbara Guimarães classifica-se como uma aluna aplicada e com vontade de aprender mais um bocadinho. Era assim a apresentadora da SIC nos tempos que frequentou a escola em Carnaxide, onde na altura morava. Por isso, para ela, o "início do ano era sempre uma aventura. "Era uma verdadeira festa. Adorava ir comprar os livros e os cadernos com a minha mãe. Depois, gostava de os forrar com papel de fantasia", recorda Bárbara Guimarães, lembrando ainda os desenhos que "fazia nos cadernos, aqueles Sebenta, para os decorar". "Na minha altura não havia as colecções da Hello Kitty que existem agora", brinca.
Nunca copiou, não por achar que era certo ou errado, mas porque gostava de se pôr à prova. E, de todos os professores e professoras que lhe ensinaram a ler e a escrever, há uma que não esquece. "Era a professora de português, a professora Madga, com quem ainda hoje falo. Lembro-me que ela fazia dos livros uma grande aventura, o que abriu os meus horizontes e incentivou o gosto pela leitura. Era daquelas professoras que queria sempre que lêssemos a obra e não os resumos", disse.
Mesmo aplicada e curiosa, Bárbara Guimarães também tinha as "suas manias e loucuras". A apresentadora confessa-o, a professora Magda confirma-o. "Ela era muito interventiva. Foi das alunas que mais me marcou pela simpatia e pela sensualidade, mas também pela irreverência. A Bárbara dava luta. Queria sempre saber porque é que era assim e não de outra maneira. São alunos como ela que fazem com que tudo isto, com que o ensino, faça algum sentido. Ela levou um pedacinho de mim e eu tenho um pedacinho dela", disse a professora, de 53 anos.
DN adaptado
0 comentários:
Enviar um comentário