Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
Hoje faço uma análise a uma outra rubrica que li por estes dias no blog “A Minha TV” sobre o programa de Verão da SIC “Chamar a Música”…
“Pechisbeque a fingir de lantejoula”
“Ver Chamar a Música na SIC é uma experiência descoroçoante. Equivale a ser convidado para uma espécie de festa privada onde os convidados de honra são sempre figuras nobres da estação de Carnaxide, “famosos” das novelas e dos talk-shows, numa tentativa de construção/confirmação de um star-system caseirinho, “à portuguesa”, que se alimenta em circuito fechado de si próprio e se canibaliza “ad infinitum”. E a perceber às tantas que só fomos convidados para ver como esta gente se continua a divertir em público como se nada fosse, que não estamos a fazer lá nada que não seja validar uma festa privada que, em rigor, não precisa de nós para nada.
Que os portugueses gostam destas coisas é inegável – basta lembrar-nos das galas de Natal da TVI ou dos resultados bastante estáveis de audiência que Chamar a Música tem tido, suficientes para propulsionar a SIC para a liderança das noites de domingo entre as generalistas. Mas não deixa de ser horrível que um canal de televisão – qualquer canal de televisão, mas sobretudo a SIC — aposte nesta mediocridade falsamente sofisticada, pechisbeque a fingir de lantejoula, em nome desse graal chamado “audiência”.
Pois bem, cada um tem a sua opinião, e apesar de recentemente também Luís Jardim ter vindo a público criticar o programa da SIC, em favorecimento do programa em que participa na TVI, a verdade é que “Chamar a Música” tem merecido a preferência dos espectadores, e consequentemente soma vitórias atrás de vitórias nas noites de Domingo. A tal festa privada a que os espectadores são convidados a assistir, não passa de isso mesmo, e a isto chama-se puro entretenimento. É certo que o programa não é inovador, nem acrescenta nada de mais à televisão e aos espectadores. Porém, ele parece ser a receita ideal “light” para as noites de Verão ao fim-de-semana. Deste modo, ver como aquela gente toda se diverte, é exactamente o que o público gosta e quer ver.
Quanto ao ser “horrível” a aposta da SIC “nesta mediocridade falsamente sofisticada, pechisbeque a fingir de lantejoula” em nome da audiência, talvez seja porque a televisão está cada vez mais a um nível abaixo, e a concorrência revela-se cada vez mais medíocre, dentro dessa mesma mediocridade. Mas o público é soberano, e dentro do mau, ainda sabe bem optar pelo melhor. De qualquer modo, não concordo que a aposta da SIC seja medíocre, pelo contrário penso que a SIC apresenta um bom produto, com um bom apresentador competente e divertido, mostrando as suas caras e divertindo os espectadores, os resultados até agora comprovam isto mesmo. Apesar das várias criticas negativas que tem recebido, a verdade é que foi uma opção acertada a escolha de “Chamar a Música”.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
É errado que os Portugueses prefiram sempre o entretenimento À Cultura mas sempre sabe bem às estações quando isso acontece.
ResponderEliminarChamar a Música, Secret Story é tudo farinha do mesmo saco. Programas de entrenimento que não ensinam nada de especial. Infelizmente é disse que o povo gosta: Palhaçada na TV. E as estações em vez de remediarem isso, apostam mais ainda nesse tipo de programas porque palhaçada tras audiência
Luís,
ResponderEliminarconcordo consigo...
Uma prova disso é o programa "Peso Pesado", que apesar de entreter, transmite alguns ensinamentos.
Por isso é que os responsáveis da produtora Fremantle aplaudiram o sucesso do programa no nosso país, e afirmaram que é possível realizar um reality show "pedagógico" com sucesso em Portugal, ao contrário do que muitos pensavam...
Mas todos sabemos que possivelmente o programa irá levar do Secret Story. Eu não acho que seja uma vantagem enorme como foi com o ídolos. Uns 2 pontos a mais...
ResponderEliminarIsso não está em questão, aqui.
ResponderEliminarMas tal como o "Ídolos", penso que "Peso Pesado" é a melhor aposta da SIC neste momento.
Concordo com o João Rodrigo, "Peso Pesado" neste momento é um óptimo programa para fazer "guerra" contra a outra estação forte em audiências, uma vez que mostra um verdadeiro esforço dos concorrentes para perder peso, e claro, ensina. "Secret Story" é apenas para ver gente de uma casa a tentar esconder segredo.
ResponderEliminarQuanto ao "Chamar a Música" acho que tem sido um bom programa e é normal que os telespectadores optem por uma coisa mais divertida, com um programa divertido pelo menos podem esquecer por momentos os 'problemas financeiros'.
O "Secret Story" também tem haver com a vida!! Vejam o que mudou com o IVO!! O "Peso Pesado" pode ensinar, mas vende demasiado a imagem das pessoas lá de dentro (já para não dizer que está um bocado mal feito em comparação com o de América)!!
ResponderEliminarNós os portugueses não somos americanos, e a SIC não é um canal americano, assim que faz as coisas à maneira portuguesa, os canais em Espanha quando fazem um formato igual a um americanos fazem o formato exactamente igual, e posso dizer que sai ridículo!! é melhor fazer as coisas 'à nossa maneira'. O "Secret Story" pode ter a ver com a vida, mas que vende mais a imagem da gente que está lá dentro isso vende, os concorrentes nesse programa apenas têm que saber guardar um segredo!
ResponderEliminarMas como tudo nem toda a gente tem a mesma opinião, mas a minha opinião é esta!!
não não vende!! O "Secret Story" é feito para isso, enquanto que "Peso Pesado" é para perder peso e ao mesmo tempo a SIC vende demasiado a imagem deles, já para não dizer que o próprio programa vive das emoções das pessoas o que acho um bocado desumano!! Ou seja, se não houvesse histórias do tipo "perdi a minha filha porque sou gorda e rebolei para cima dela", ninguém ia ver o programa porque não tinha nada interessante e não me venham com o factor de emagrecer porque hoje em dia as pessoas querem é ver "Secret's Story's" na TV....
ResponderEliminarquer ganhe o pp2 quer ganhe o ss2 o importante para mim é que no final de peso pesado a vida de umas quantas pessoas melhora , ficam mais saudáveis podendo até servir de exemplo a nossa sociedade viciada em sofá e fast food !
ResponderEliminarConcordo com o anónimo de 7 de Setembro de 2011 17:53
ResponderEliminarSabes ver as coisas!
Segundo alguns entendidos na matéria, «Peso Pesado» e um êxito, porque vai de encontro aos anseios de uma sociedade, onde 60% da população tem problemas de obesidade.
ResponderEliminarQuem são os culpados dessa calamidade, que rouba a saúde a tanta gente?
O sedentarismo( provocado até pelo exagerado consumo da televisão e computador, que rouba o tempo para o desporto), a falta de tempo para uma alimentação cuidada, recorrendo ao fast food...
Normalmente as pessoas aliam as dietas à fome, nada agradáveis!
No programa «Peso Pesado» as pessoas acabam por aprender que para manterem um peso saudável, não precisam de passar fome!
E que o exercicio faz falta, como complemento do tratamento.
São esses ensinamentos que atraem os espectadores, que sentem como a imagem é importante na sociedade!
Olhar para a Vanessa, ou o Fábio, ou o João, ou o Rodrigo, quamdo entraram no programa e vê-los depois... é a verdadeira conquista do programa.
Entraram com uma auto-estima em baixo... e uma saúde muito precária...e saíram vitoriosos na sua nova imagem.
E isso torna-se um estímulo para os espectadores que têm o mesmo problema!
É um programa pedagógico!
Pelo contrário, onde está a pedagogia do «SS»?
Um programa cheio de frivolidade!
Concordo, o SS não tem qualquer pedagogia, só se ensinar as pessoas a como mentir e inventarem histórias pois essa é a única forma de esconderem o seu segredo. Já o PP faz algo de realmente útil, influência as pessoas de forma positiva, dá ensinamentos preciosos. Se me perguntarem se o programa está perfeito eu respondo que não, mas é certamente deste tipo de programas que a Tv precisa, e não de SS.
ResponderEliminar