Laços que foram de Sangue

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
Durante meses esteve nos ecrãs da SIC, mas chega esta semana ao fim a novela portuguesa da SIC que conquistou os portugueses com o slogan "a novela da nossa gente". No inicio, ela foi vista como a maior e também mais arriscada aposta que a SIC alguma vez havia realizado. Foram muitas as vozes a criticarem a história, o elenco e a própria SIC por se aliar à gigante TV Globo para fazer novelas melhores. “Laços de Sangue” foi a primeira telenovela portuguesa resultante duma parceria entre a SIC e a TV Globo. Estreou a 13 de Setembro de 2010, às 21h45 e foi escrita por Pedro Lopes, (autor que anteriormente assinou “Perfeito Coração”). “Laços de Sangue” contou com a supervisão de texto de Aguinaldo Silva. (conceituado autor de “Senhora do Destino” e “Duas Caras” da TV Globo). “Laços de Sangue” contou a história de duas irmãs que foram separadas na infância e se tornam inimigas depois de adultas. A novela foi protagonizada por Diana Chaves, que interpretou Inês e por Diogo Morgado que foi João.  Teve como vilões Joana Santos, uma jovem atriz escolhida pelos responsáveis da Globo que viveu Marta Nogueira/Diana e que teve um excelente desempenho e Carlos Vieira que foi Ricardo.
Tudo se iniciou há 25 anos atrás, quando duas irmãs foram levadas na correnteza de um rio. O pai de ambas salvou a mais velha, Inês (Diana Chaves), mas, acabou por falecer quando tentava resgatar a outra filha, cujo corpo nunca chegou a aparecer. A mãe, que estava grávida de um rapaz, assistiu a toda a tragédia. Na atualidade, Inês é uma jovem de personalidade forte, bondosa e está sempre pronta a ajudar os outros. Licenciada em Gestão Hoteleira é proprietária do restaurante M, em sociedade com a mãe. No entanto, algo a atormenta, uma vez que se sente culpada pelo falecimento da irmã. O seu grande amor é João (Diogo Morgado), um médico. A felicidade do casal foi abalada, não só com o AVC que o avô de João sofre, mas também porque durante o jantar de oficialização do noivado, na sequência de um assalto, a irmã do rapaz, grávida do primeiro filho, foi mortalmente alvejada por um assaltante.
A menina que todos julgavam desaparecida e que é irmã de Inês (Diana Chaves) é Marta, que após ser adotada por uma nova família chama-se Diana (Joana Santos). O choque do acidente fez com que perdesse a memória e, no seu pensamento, existiu um constante desconforto. Diana é uma mulher bonita e com sede de dinheiro e de poder, desprezando o ambiente em que vive. Quando descobriu toda a verdade, a jovem rapariga recuperou as suas memórias e foi procurar a sua família biológica, em especial Inês, que considerou ser a culpada pelo que lhe sucedeu no passado. A partir daqui, o seu grande objectivo foi só um: vingança. Diana tentou destruir a irmã e reconquistar a vida que nunca chegou a viver, passando por bens materiais, até ao namorado de Inês, João (Diogo Morgado). Ao seu lado teve Ricardo (Carlos Vieira), com quem se envolveu amorosamente.
Mas “Laços de Sangue” também fez rir muito, com o casal “Coutinho” interpretado fabulosamente pelos atores Custódia Gallego como Gi Coutinho e João Ricardo na pele de Armando Coutinho, eles formaram uma dupla imbatível em televisão e mostraram que uma novela pode e deve ter humor em horário nobre. Também Marisa, vivida por Dânia Neto e Sheila por Débora Ghira, protagonizaram momentos hilariantes e deram um movimento especial à trama com as suas zangas em pleno mercado da ribeira.
“Laços de Sangue” foi uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea, abordou vários problemas, como o desemprego, o vício do jogo, o alcoolismo, a luta contra o cancro e a ambição desmedida. Mas aonde o amor continuou a ter papel central na vida de qualquer um. Uma novela de mulheres fortes, que, contra todas as adversidades, decidiram arregaçar as mangas e lutar pelo sonho em que acreditam. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira em Lisboa, a história teve ainda cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazónia.
Pela primeira vez na sua história a SIC e a TV Globo assinam um acordo de co-produção na área da ficção. A parceria inclui o envolvimento das duas empresas em todas as etapas de criação e produção de novelas, incluindo roteiro, planeamento e definição de elementos artísticos. Cada episódio de "Laços de Sangue" foi orçamentado em 200.000€. Foi até agora, a produção mais cara de sempre da SIC. Em termos de audiência, “Laços de Sangue” estreou na SIC com 9,5% de número de espetadores e 23,4% de share, elevando desde logo os índices de audiência da estação. A novela manteve índices regulares nas primeiras semanas de exibição, e no seu primeiro mês de exibição "Laços de Sangue" conquistou 7.6% de número de espetadores e 23.9% de share. “Laços de Sangue” contribuiu positivamente para a audiência do canal ao apresentar uma audiência superior em quase 3 vezes à média registada pelo canal. Ficará também na história como a primeira novela da SIC a “lutar” de igual para igual com as novelas da TVI, chegando mesmo a destroná-las nas audiências, tornando-se no maior fenómeno da SIC até agora em termos de ficção.
Uma crítica negativa vai, na minha opinião, para Diana Chaves que não me convenceu enquanto protagonista da novela, a interpretar a personagem Inês. Mas também igualmente e principalmente o seu papel foi carente de algo. A personagem Inês foi sempre apática, nunca reagiu a nada, nem para defender a sua mãe, nunca deu uma tareia na vilã como eu gostava de ver, nunca se exaltou. Penso que faltou mais vida, mais sangue a esta Inês. No entanto, considero que Diana Chaves sai da novela muito melhor do que quando entrou, disso não tenho dúvidas, a sua evolução foi notória.
Os “Laços de Sangue” acabam no próximo Domingo à noite, não perca, na SIC

12 comentários:

  1. Grande novela...mas Perfeito Coração foi mais especial, pelo menos para mim.

    Tens razão quanto à Diana, nas primeiras cenas no Rio parecia que ela não sabia o que estava lá a fazer, mas agora já tem um outro desempenho, um outro modo de encarar a personagem.

    Parabéns a Ana Guiomar, a Estrelinha Bombom foi um estrondo de gargalhadas da minha parte...

    ResponderEliminar
  2. Sabem alguma coisa sobre a novela que vai substituir "Alma Gémea"? é que já deve estar no final. Eu adoraria que fosse a fantática novela "A Próxima Vítima" porque queria muito ver esta novela. E o Blog-SIC o que acha?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,
    que eu tenha conhecimento, ainda não existe nenhuma informação sobre isso. Mas sim, "Alma Gémea" aproxima-se do fim.

    Eu repunha: O clone ou Senhora do Destino ou Força de um Desejo.

    ResponderEliminar
  4. Para quem quiser voltar a ver a telenovela "A Próxima Vítima" na SIC já existe uma página visite e clique em gosto:
    https://www.facebook.com/pages/Queremos-A-Pr%C3%B3xima-V%C3%ADtima-de-volta-%C3%A1-SIC/240469509334122?ref=ts&sk=wall

    ResponderEliminar
  5. Digam-me só uma coisa, quantas vezes ao longo de toda a novela, a tal da Diana apontou uma pistola à tal da Inês? o.O

    Finalmente acaba, mais de um ano de novela é excessivo.
    Uma novela com mais de 6 meses já é um abuso.

    Isto é que foi encher chouriços e render o peixe...

    Lembro-me do Diogo Morgado, numa apresentação da novela à imprensa, ter dito algo do género: "Esta é uma novela com personagens que não são totalmente más nem totalmente boazinhas" Lol Viu-se pela panhonha da protagonista e pela rebelde sem causa da antagonista que já nem sabia bem pq se vingava.

    My review: 2 Estrelas (2 out of 5)

    ResponderEliminar
  6. Perfeito Coração era pior, porque eu ja adivinha os diálogos que eram repetitivos.
    Laços de Sangue foi bom mas quem nao me convenceu foi a personagem Adelaide e a Francisca. A Inês para mim nem esteve mal

    ResponderEliminar
  7. João Rodrigo és um exagerado!

    Não achas que exageras um bocado quando dizes que a Gi e o Armando formaram uma dupla imbatível e que estiveram fabulosos? Tudo bem em dizeres que eles estiveram bastante bem, mas não precisas de exagerar.

    Também exageraste quando dizes que Laços de Sangue se bateu de igual para igual com a TVI. Isso não é verdade, porque Laços de Sangue levou muita coça contra Espírito Indomável e Mar de Paixão. Contra Anjo Meu a coisa já correu melhor, mas numa novela conta tudo para a média e não apenas os últimos meses.

    Não devias ser tão exagerado e olhares a SIC como ela na verdade. Mas se estes exageros te deixam tão feliz, força continua.

    ResponderEliminar
  8. Sou exagerado... Na sua opinião.

    Laços de Sangue bateu-se de igual. Curiosamente ou não, esqueceu-se de dizer que a novela da SIC afundou uma novela da TVI, Sedução, que teve de ser chutada para a meia-noite, sendo substituída por uma novela que já se aproximava do fim, Mar de Paixão, que estava já no último horário da noite. E mesmo esta perdeu muitas vezes para a novela da SIC.
    Contra Anjo Meu, (que era tida como a novela bomba da TVI por ser a 1ª novela de época) voltou a ganhar e mostrou que a ficção da SIC pode ter tanta ou mais audiência que a ficção da TVI.

    Eu olho a SIC como ela é na verdade. Assim, não retiro uma virgula do que disse na minha rubrica. Passe bem. Continuação.

    ResponderEliminar
  9. Uma boa novela, sem dúvida, mas de facto estendê-la foi um erro. Teria sido preferível ter acabado mais cedo, tinha-se evitado algum "engonhanço" no argumento. Mas podemos dizer que foi um sucesso e que não se portou nada mal face às novelas da TVI.

    Em relação à substituta de "Alma Gémea", eu gostaria de rever "Clone" ou "Porto dos Milagres". Mas bom bom seria "Pedra sobre Pedra" :)

    ResponderEliminar
  10. João Rodrigo porquê que não falas das derrotas de Laços de Sangue contra Espírito Indomável? Sabes quantas vezes é que Laços de Sangue ganhou a Espírito Indomável? Deves saber, mas mesmo assim eu digo-te: NENHUMA. Se achas que isso é bater de igual para igual.

    E Laços de Sangue não ganhou contra Anjo Meu como tu dizes. Anjo Meu ganhou mais vezes que Laços de Sangue.

    E Mar de Paixão não perdeu assim muitas vezes como dizes. Só perdeu duas vezes. E se quiseres ver que eu não estou a mentir podes ir conta-las.

    Contra Sedução, tens razão, mas também estamos a falar do maior flop de sempre da ficção da TVI

    ResponderEliminar
  11. Oh anónimo, já ias era pregar para outra freguesia...sem dúvida que Laços de Sangue foi muito melhor que qualquer novela produzida pela tvi, seja ela qual for, isto não tem a ver com audiências, mas sim qualidade, pois o problema é que as pessoas acomodaram-se à tvi, mas isto vai mudar...mais cedo que muitos esperam...e não é com casas dos segredos, perdidos não se sabe onde, as pessoas ande-se cansar e preferir a qualidade à falta dela...

    ResponderEliminar
  12. I LOVE THAT SHIT todas as novelas dão mais de 6 meses caso não saibas.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions