“Não há fórmulas para o sucesso de uma novela” diz Pedro Lopes.
O autor da SP Televisão foi premiado com um Emmy por ‘Laços de Sangue’. O segredo, diz, é “estar atento e informado, ler jornais, conhecer pessoas e frequentar muitos cafés”.
‘Laços de Sangue' venceu o Emmy de melhor novela internacional. O que sentiu quando ouviu o anúncio? Foi uma euforia. Tinha uma expectativa enorme com esta nomeação porque o trabalho que fizemos teve o impacto que teve em Portugal, conseguiu agarrar o público. Foi uma novela que fez parte da vida das pessoas ao longo daqueles meses, o que era um fenómeno que estava a desaparecer. Isto fez-me acreditar que, depois da nomeação, também era possível vencer. E em Nova Iorque, ao ter a possibilidade de visionar as outras nomeadas, percebi que seria possível vencermos. Só havia uma situação que jogava contra nós: o facto de uma novela portuguesa ter ganho no ano passado.
Como têm sido estes dias desde que receberam o Emmy? Alguma coisa mudou? Ainda é muito recente. Claro que há uma série de solicitações. O que espero que mude é o impacto que a nossa ficção tem lá fora e que permita que ‘Laços de Sangue' possa ser vista um pouco por todo o mundo, dobrado em várias línguas.
Portanto, o que pretende é a internacionalização da novela... O que pretendo é a internacionalização da nossa ficção em geral.
Pessoalmente, acha que o prémio lhe pode abrir portas a nível internacional?
Não pensei nisso. Gosto do que faço, gosto de estar na SP Televisão, tenho tido oportunidade de fazer coisas que me dão muito prazer e tenho a felicidade de me darem espaço criativo. Sinceramente, ir para Los Angeles [Hollywood] não é uma coisa que me deslumbre. Quero continuar a fazer mais pela nossa ficção.
A novela portuguesa ultrapassou a brasileira? Há algumas novelas portuguesas que serão melhores que as da Globo mas o problema orçamental, está sempre presente. Estamos a falar de ordens de grandeza que não são comparáveis. O problema de Portugal é só ter 10 milhões de habitantes, a audiência é reduzida, as receitas publicitárias são reduzidas o que resulta em orçamentos reduzidos para a ficção. Esse é o nosso principal problema, e temos de o ultrapassar com o nosso esforço.
No entanto, os prémios mostram que os orçamentos não são tudo...
Sim, as soluções criativas podem ser um aliado.
Correio da Manhã
Tal como tenho andado a dizer o que é demais já cheira mal.
ResponderEliminarEstá na hora de olhar para o futuro, Laços de Sangue já passou do prazo e os resultados da semana passada comprovaram isso mesmo, nem a massiva divulgação no blog feita pelo JR que pensava que o especial ia ter resultados bombásticos por ter ganho um EMMY!
ERRADO!
A Sic ontem, mais uma vez em 4º lugar.
O slogan da SIC poderia ser:
"A sic cada vez mais, a televisão menos preferida pelos Portugueses"
Quem lhe disse que eu pensava que o especial iria ter resultados bombásticos? lol
ResponderEliminarQuem lhe disse que eu pensava que o especial iria ter resultados bombásticos? lol
ResponderEliminarEstava à espera que os 2 programas fizessem 14,1 e 12,4?
Não me parece...
Então para quê mais de 10 posts a falar de Laços?!?!?!
Não, confesso que não esperei que fizesse tão pouco. Mas nunca pensei que fizesse um valor acima fora do normal! Até porque não havia motivos, ou poucos, e o que ia dar era uma repetição...
ResponderEliminarOs 10 post que refere a falar de Laços de Sangue, foi isso mesmo, isto é um blog, publica-se noticias e informações da SIC. A novela ganhou um Emmy Internacional, e isto não acontece todos os dias, nem todos os meses, nem todos os anos. Aconteceu, foi realçado esse facto, e foram postadas as diversas reações dos membros do canal e do elenco.
Anónimo das 15:38, admira-me que fale assim do Emmy de «Laços de Sangue»!
ResponderEliminarSerá porque o incomoda «Laços de Sangue» tê-lo ganho?
Quando foi a TVI, o cheiro já era tão forte( de tanto falarem nele)...que até o comboio descarrilou! Os fãs da TVI só falavam de «Meu Amor».
Já reparou que neste ano nenhuma novela da TVI foi sequer nomeada para o Emmy?
Isso mostra a categoria da ficção actual da TVI!
Uma repetição em horário nobre...nunca faz boas audiências! Nem que seja da melhor novela internacional, que foi o caso!
ResponderEliminar