Este é um espaço onde eu já critiquei, quer pela positiva, quer pela negativa, várias medidas da direcção da SIC, programas e pessoas que nela trabalham. Desta vez, quero demonstrar o meu descontentamento, não só com o canal de Carnaxide, mas também com todo o panorama televisivo português.
Depois estas três horas de talk-shows, regressam as notícias, com cada jornal durando cerca de 1 hora. Após este bloco noticioso, as três TV’s voltam a apresentar o mesmo género televisivo, desta feita novelas. E como existe falta de variedade durante cinco horas seguidas, nada melhor do que continuar a dar ar a essa ausência de diversidade, emitindo mais talk-shows, tal como os da manhã, sem qualquer originalidade. E apesar de nos outros horários não serem completamente iguais, a coisa também na varia, sendo oferecidos produtos, tais como novelas e alguns reality-shows.
A explicação para a bruta queda das generalistas e o forte aumento dos canais temáticos, não tem toda a sua razão na falta de originalidade das primeiras, mas acredito que é a principal.
Seja a RTP, seja a SIC, seja a TVI, não querem gastar muito dinheiro na diversificação das suas grelhas, preferindo baixar a sua posição no mercado, mas se este degredo continuar, vai chegar o dia em que quase ninguém lhes prestará atenção…
E para o ano ainda vai piorar com 24/7 LAB!
ResponderEliminarA SIC também vai aderir ao lixo televisivo...
Não é por acaso que a Sic tem andado abaixo dos 20%.
Deves estar a falar da querida julia, que deve ser só que vês!! Porque o VTV normalmente tem temas muito interessantes, didaticos e divertidos, para não falar que tem inovado em algumas coisas... claro que por vezes uma ou outra coisa que nao interessa, agora não ponhas tudo no memso saco se não vês todos com a mesma regularidade e atenção.
ResponderEliminarO Querida Julia está mais pequeno do que os outros... E o Boa Tarde acaba por ter mais diversidade com espaços saúde, sexualidade, cozinha, conversa... não sei mas é diferente (apesar de longuíssimo)
ResponderEliminarConcordo plenamente...
ResponderEliminarAcho que a SIC deve manter os talk-shows, mas reduzi-los a duas horas cada, e por sua vez produzir programas que possam cativar, sendo ou não originais.
Nas manhãs, para mim, o QJ bastava começar às 11:00, às 10:10 as Cartas da Maya - O Dilema, e às 9:35 o Jornal Rosa, mas o QJ teria que sofrer alguns ajustes, tentar se aproximar mais do público.
Concordo em manter uma novela após o almoço, mas que fosse se possível uma reposição da Globo que tenha sido acarinhada pelos portugueses.
O BT começaria às 15:00 e terminaria às 17:00, sendo que entre as 17 e as 17:45 colocava uma grelha diversificada, com um programa relacionado com a saúde, outro de receitas, outro sobre a Cultura Portuguesa nas diversas localidades, podia repor uma série portuguesa ou alguma que tivesse em gaveta, entre tantos programas que se podem criar...
Às 17:45 repescava o Nós por Cá até cerca das 18:30, sendo de seguida exibido um episódio de New Wave (que poderia ser uma boa aposta neste horário) e terminava com uma novela de fim de tarde com carácter humoristica, ao género que tem vindo ocorrer.
Nunca se pode fugir muito da actual grelha, ou da que eu sugeri, pois tem que se ter em atenção qual é o público alvo nestes horários, que passa sobretudo por idosos e donas de casa, que querem algo que lhes faça companhia ao longo do dia.
Anónimo das 23:15. Repito "qualquer um deles, uns mais outros menos". Vejo com mais frequência o Você na TV do que o Querida Júlia, para deixar claro. Pode ter alguns conteúdos mais interessantes, mas a meu ver, não existe nenhum talk-show bastante satisfatório, em Portugal.
ResponderEliminarÉ preciso ser-se muito fanático para pôr o Você na TV! no mesmo saco. É o único programa das manhãs que não faria mal nenhum ser ainda mais alongado. Tem uma equipa excelente. Os apresentadores são mais do que meros apresentadores. Para além de uma animada companhia, são humoristas, amigos, dos telespectadores, partilhando parte das suas vidas no Facebook. Ninguém faz nada como eles.
ResponderEliminarE a Sô Dona Doutora Júlia que precisa de dizer umas barbaridades para ainda se sentir famosa. pode continuar a lançar bitaites para o ar e a iludir-se cada vez mais como uma criancinha, que nunca chegará aos calcanhares da dupla maravlha.
Por isso, devido ao «degredo televisivo», existe o meu querido CABO, para nos presentear com a sua diversidade, fugindo do tal degredo!
ResponderEliminarPor alguma razão o CABO começou a subir a uma velocidade louca, liderando pelo 6º mês consecutivo!
É que trepou de tal maneira, que tem vindo a alcançar a liderança, reduzindo cada vez mais a curta distância que o separa da liderança anual!
O CABO é o único que merece liderar! Se não o conseguir na média anual... é por uma diferença insignificante...mas o ano de 2012 será seu!
A TVI vai ter um ano de 2012 difícil( o «SS» deixou então de existir - por perceber que uma 3ª temporada não resistiria, sendo um verdadeiro flop, Miguel Gil disse que não iria haver 3ª temporada!)...e as novelas, o seu único ponto de apoio de antigamente... já não o são hoje!
Como exemplo, os «Morangos»! Caíram bem fundo, muitas vezes abaixo dos 20%...ou pouco acima! Ontem «Morde & Assopra» já os arrasou...fazendo-os cair para o 3º lugar!
A SIC vai voltar a insistir em força na ficção, na sua parceria com a Globo! Isso vai continuar a ser mau, para a ficção da TVI, pois o público vai continuar a perceber que existe uma nova maneira de fazer ficção!!
Na minha opinião...2012 será o ano do CABO, por excelência!
Reparo que o Anónimo das 22:17, já está muito preocupado com o programa da SIC, 24\7 LAB\!
ResponderEliminarSerá que o Anónimo já está a prever mais um rotundo sucesso, como aconteceu com o «Peso Pesado 1»?
Um programa novo, com características voyeuristas( não acredito que caia na prostituição, como o «SS»)...parece que é já um quebra-cabeças para o Anónimo!
O programa pode ser um rotundo sucesso! Até acredito que sim! Que o Anónimo tem razão para preocupações!
Ai 2012!