Revista do Ano 2011 - "Peso Pesado"

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

“SIC prepara versão portuguesa de The Biggest Loser”.
“The Biggest Loser” – “Peso Pesado” era o programa que a SIC se preparava para produzir depois do sucesso que a versão norte-americana vinha a ter na SIC Mulher. O conceito é o do “Big Brother”, mas neste formato os concorrentes têm um objectivo: perder peso. Têm ginásio, dois personal trainers e acompanhamento médico. Semanalmente, vão todos à balança e aqueles que perderam menos percentagem de massa corporal correm o risco de ser eliminados. O formato nos Estados Unidos já ia na sua décima edição. Os especialistas em obesidade aplaudiram a chegada deste reality show a Portugal. "Acho óptimo. Concordo inteiramente com aquele tipo de abordagem, que é muito individualizada, que faz um acompanhamento médico e com um personal trainer", diz ao DN Ana Rito, que integra o Conselho Científico da Plataforma Contra a Obesidade. A nutricionista entendeu ainda que o programa poderá sensibilizar todos os que sofrem de obesidade e levá-los a procurar ajuda profissional. Em Portugal, segundo dados oficiais, 50% das pessoas em idade adulta têm excesso de peso e 15% são obesas. E a tendência é para aumentar. Por isso, para a especialista, "todas as formas de sensibilização são óptimas". E o programa fala de exercício físico e alimentação saudável, os pilares da luta contra a obesidade. Fazer exercício deve ser tão banal como lavar os dentes, alerta o personal trainer Jorge Ortiz. E tal como não se deve ir ao dentista só quando se tem dores, também não se deve ir ao ginásio apenas em situação de desespero. "Isto não é um remédio, é um estilo de vida", afirma. Por isso, aplaude a chegada de “Peso Pesado”. "É excepcional sobretudo porque o objectivo não é a estética, mas sim a qualidade de vida", sublinha ao nosso jornal.
“Sucesso na SIC Mulher trás Peso Pesado à SIC”
Segundo disse o então Diretor de Programas SIC, Nuno Santos: “Quando comprámos o original para a SIC Mulher, identificámos logo o formato como um bom formato para adaptar. Mas, de facto, fez bons resultados na SIC Mulher, que conseguiu nos últimos dois meses resultados acima da média. Convém ver que este programa tem um tipo de produção diferente de outros. É preciso, por exemplo, dar tempo para que as pessoas percam peso. Vamos ver primeiro como é o original e como é noutras versões para depois fazermos as adaptações que têm a ver com a nossa realidade.

O apresentador terá de ser um bom apresentador, com força e carisma. O peso não é o principal critério. Este programa é altamente emocional, tem um lado de superação que é muito forte, de crença em que é possível mudar de vida. Não digo explorar, mas queremos potenciar esse lado emocional. A televisão em nenhum momento substitui a sociedade ou o indivíduo. Não podemos esperar que os programas resolvam os problemas da sociedade e dos indivíduos, mas podem ter um papel importante”.

“Peso Pesado sem galas em direto
O programa produzido pela Fremantle, iria seguir a versão original e foi inteiramente pré-gravado durante três meses. Os dez pares de concorrentes de “Peso Pesado” já se encontravam na Herdade, em Alcácer do Sal, onde estavam a fazer tudo por tudo para emagrecerem o máximo possível. O programa já estava a ser gravado, pelo que não haveria galas em direto. "Vamos seguir o formato original e serão os próprios concorrentes a decidir quem sai", afirmou Júlia Pinheiro durante a apresentação do programa. O formato era a grande aposta do ano na SIC, e seria apresentado por Júlia Pinheiro. Seria exibido diariamente na SIC onde os espectadores puderam assistir ao dia-a-dia dos "gordos". No fim-de-semana realizaram-se as Galas de Pesagem e a expulsão de um dos concorrentes que perdeu menos peso.
“Peso Pesado é pedagógico apesar de ser reality show”
O "Peso Pesado" é o primeiro reality show com um objetivo "nobre" e uma vertente pedagógica, o que o torna "mais aceitável", mas não deixa de ser um espetáculo baseado na exploração do ser humano, defendem especialistas. Esta foi a dualidade do novo programa da televisão portuguesa, que acompanha vários obesos na senda de perder peso através de dieta e ginástica intensiva. Para Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, se o programa se focar "na necessidade de incrementar a actividade física e ter um plano alimentar correcto e personalizado, então podemos ter um programa com uma vertente pedagógica interessante, que mostra que é possível perder peso sem recorrer a técnicas cirúrgicas". O 'voyeurismo' está sempre associado a estes programas e a nutricionista lamentou o espetáculo em torno de pessoas com obesidade, mas adianta que "se não for mal explorado poderá não ser um problema. Caso contrário, passa da vertente interessante, pedagógica e eventualmente educacional, para o lado de lá". Carlos Oliveira acreditava também que quem concorre não o faz pelo mediatismo, mas para tentar encontrar a solução para o seu problema, pois são pessoas na maioria desempregadas e sem meios económicos. Quanto à figura do "comando", um militar que humilha e castiga os concorrentes, Carlos Oliveira não se mostrou chocado: "é o método militar, usado na recruta, isso dou de barato, desde que atinjam os objetivos e mudem de vida, é o mais importante". A mesma opinião não teve Jorge Gravanita, da direção da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, para quem essa componente era "deplorável". "Sou crítico dos 'reality shows' porque são experiências com seres humanos e que fazem do espectador cúmplice das cenas de humilhação".
“Fábio ganhou o título de Peso Pesado e 50 mil euros”
O jovem do Porto disputou o prémio final do "Peso Pesado" na SIC, com a sua noiva Vanessa, e com João. Antes, Filipe ganhara os 25 mil euros do prémio de casa. O concorrente perdeu 70,5 quilos e está agora com menos 41,25% do seu IMC. Fábio, que perdeu perdeu 51 quilos e 41,13% do seu Índice de Massa Corporal (IMC), venceu à noiva, Vanessa, e a João. A jovem perdeu 43,3 quilos e 33,5% do IMC, enquanto João perdeu 54,3 quilos e 35,475 da sua massa corporal.
“Bárbara Guimarães apresenta Peso Pesado 2”.
A revista TV Guia anunciava a nova apresentadora do "Peso Pesado" na SIC. Depois de tanto segredo à volta da nova cara do programa, anunciou a revista que depois de "Portugal Tem Talento", Bárbara Guimarães regressaria a Carnaxide para substituir Júlia Pinheiro. Bárbara Guimarães comentou seu novo trabalho: Este é um programa que farei com dedicação, empenho, muito trabalho, e, espero, com muita... leveza”.
Posteriormente, já quase no fim da Gala Final do programa, Júlia Pinheiro anunciou que Bárbara Guimarães seria a sua sucessora na próxima edição do formato, com estreia agendada para "dentro de um ou dois meses".
“Peso Pesado 2 estreia em Outubro”
Os castings para o “Peso Pesado 2” estavam concluídos, os concorrentes já estavam escolhidos, as gravações arrancariam a 29 de Agosto e o programa começaria a ser transmitido no primeiro domingo de Outubro, dia 2. Em “Peso Pesado 2”, deixaria de existir duplas e os participantes concorreriam entre si individualmente na Herdade da Boavista.
“Bárbara Guimarães volta em Peso à SIC”
Estreava a segunda edição do concurso “Peso Pesado”, na SIC. Desta vez, cada um por si, os concorrentes tinham já no primeiro episódio que conquistar o seu lugar na Herdade, uma vez que apenas 14 dos 17 candidatos poderiam habilitar-se aos prémios finais de 50 000 e 25 000 euros. No primeiro episódio os novos concorrentes foram lembrados da dureza dos treinos que a primeira série do programa em Portugal teve. Era nesta altura que Bárbara Guimarães iniciava o seu percurso no “Peso Pesado” com pesagens e com a notícia de que 3 aspirantes a vencedores não chegarão a perder peso na Herdade. Para alcançarem o lugar no programa, os concorrentes tiveram de passar por um treino de seleção em que a decisão final sobre quem fica e quem parte caberia aos treinadores Conceição e Rui. É durante este treino que a má condição física dos concorrentes foi mais evidente, sendo que os profissionais de saúde no local entraram em campo. Ainda nesta estreia, as primeiras pesagens foram emotivas. Revelaram-se histórias de vida e os números apresentados surpreendem os próprios concorrentes.
Looks de Bárbara Guimarães em Peso Pesado Foto: Lionel Balteiro-FremantleMedia
“A estreia de Bárbara Guimarães em Peso Pesado 2"
Bárbara Guimarães substitui Júlia Pinheiro na segunda edição de "Peso Pesado". A noite de ontem, domingo, ficou marcada pela estreia televisiva de "Peso Pesado 2". Não só foram dados a conhecer os concorrentes que querem perder peso, como também foi a estreia da nova apresentadora.  Bárbara Guimarães substituiu Júlia Pinheiro na segunda edição do reality show dos "gordinhos". 

Comente esta aposta da SIC no entretenimento!

8 comentários:

  1. Não há muito para dizer.
    A sic estragou um formato.
    Cansou as pessoas e essas esqueceram o programa muito rápido.

    ResponderEliminar
  2. Este foi o programa do ano. Só pelo facto de ter tido duas edições num ano e por ter arrebatado na estreia.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo anónimo, a SIC nesta edição renovou-o deu-lhe a qualidade extra que faltava da primeira edição, e podemos chamar a esta edição um guerreiro que voltou salvo da guerra, pois conseguiu uma audiências constante, embora mais baixa, mas razoável, uma coisa que poderia não acontecer com outro programa.

    ResponderEliminar
  4. o que foi o especial do peso Pesado hoje às 21.20h?

    ResponderEliminar
  5. Acho que foi um ótimo formato, que deu audiências seguras à SIC, em especial a 1ª Edição, que foi líder algumas vezes, e que explodiu na Gala em Direto.

    E para quem fala mal de uma 2ª Edição em Setembro, digam-me: quando o melhor formato que há na SIC para combater Secret Story II? Novelas ao domingo? Músiqinha?

    Por isso, é um bom formato e tem audiências generosas, sempre acima de 900.000 espetadores e com mais de 28% de share!

    Espero que não apostem nele em 2012, para não cansar o formato. Só em 2013, se o Mundo não acabar xDD

    ResponderEliminar
  6. «Peso Pesado 1» teve a maior estreia do ano 2011:
    NENHUMA ESTREIA SE LHE APROXIMOU!
    Foi o programa do ano!

    Estreou no dia 1-5 com 18,4% de rating .

    «SS 2 estreou com 15,1% de rating .
    Muito longe!

    «Portugal Tem Talento» estreou no dia 30-1, com 16,1% de rating.

    ResponderEliminar
  7. Tinha que ser. Esta fanática é mesmo cega...

    ResponderEliminar
  8. Peso Pesado foi um grande programa, estão de parabéns todos que trabalharam nas duas edições para o produzir.
    Notou-se o aumento da qualidade entre a primeira e segunda edição, e espera-se que a terceira aumente ainda mais o nível de qualidade, mas que volta só em 2013 no segundo trimestre, entre Abril ou Maio.
    Parabéns :)

    OFFM

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions