"Enquanto estiver na antena, não posso ser diretora de programas"

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


A Júlia acumula o programa com a direção de Formatação de Conteúdos. O trabalho de gabinete dá-lhe prazer?
Muito prazer. Infelizmente, não tenho tanto tempo para pensar como gostaria. Mas tenho de ir à antena todos os dias. É o meu ginásio.

Tem vício de apresentar?
Não é vício. Vou à antena porque todos os dias tenho de me testar, todos os dias tenho de manter os meus sentidos alerta, porque tenho de fortalecer a minha capacidade de comunicação. Enquanto puder, não quero sair do ecrã. Não tenho vício de ecrã, mas gosto muito do que faço. Mas quando acabo o meu programa, tenho de pensar em mais coisas e, sobretudo, tenho os pés assentes na terra. Sei que este trabalho de apresentadora há um dia que acaba. Sou mulher, as mulheres querem-se jovens e bonitas. São muito poucas as que ficam em antena anos a fio.

Sente essa síndrome de futebolista?
Sinto, sinto. E acho que todos nós sentimos. Como sou uma rapariga precavida, tenho passado nos últimos anos, lentamente, para a retaguarda dos programas, para o trabalho de gabinete.

E porque é que, sendo assim, não quer ser diretora de programas, como aparentemente já teve hipótese, quer na TVI, depois da saída de Moniz, e aqui na SIC, depois da saída de Nuno Santos?
(pausa) Porque ser apresentadora de programas implica uma tarefa absolutamente a tempo inteiro, sem nenhuma concessão horária, a não ser as tarefas da direção de programas. Ora, enquanto estiver na antena, não posso ser diretora de programas.

É diretora de Formatação de Conteúdos...
Não é a mesma coisa. A direção de conteúdos tem que ver com a escolha, com a formatação, com o desenvolvimento de projetos, tem que ver com a relação com uma das áreas da empresa, mas funciono com um director-geral. Eu funciono com o Luís Marques. Sempre que posso estar em défice, tenho um diretor que respalda, me ajuda, e que tem tido a imensa gentileza de, quando falho, estar disponível para me ajudar. Eu sou muito séria nos meus compromissos: não poderia ser diretora de programas mantendo um programa no ar. De forma alguma.

Admite vir a ser diretora de programas aos 60 anos, já que acha que não estará no ar nessa altura?
Quem sabe, quem sabe...

Sente-se preparada para o cargo?
Acho que sim, mas não é uma aspiração minha. O exercício do poder absoluto numa estação não é aquilo que me fascina. Eu gosto mesmo é de me sentar aqui consigo e o Nuno diz: "Vamos fazer um programa sobre óculos" (e pega nos óculos vermelhos). E eu dou dois murros em cima da mesa e digo: "Óculos, mas quem é que precisa de óculos?" E você diz: "Óculos, sim senhor, porque as pessoas têm olhos!" E estamos aqui cinco horas à volta da mesa a discutir uma ideia. É disto que eu gosto. É o desenvolvimento da ideia, é concetualização, é formatação, é a concretização. Isso é que me dá a alegria da minha vida. A coisa de ir discutir com os acionistas os orçamentos, as contas... isso não, valha-nos Deus.

10 comentários:

  1. Arre que ou é burridade ou é despesismo desta SIC.
    Mas o que esta senhora tem feito de especial para isto tudo. Sabe-se alguma coisa que ela é essencial na televisão???

    E esta tentativa desesperada e fútil de lavagem da sua identidade desde que esteve de férias, já deu entrevistas a tudo o que mexe na imprensa e jornais, já ninguém fala dos 40m€ que esta senhora foi receber para a SIC. O que é que ela já fez de especial para a SIC, ainda estou para ver o que ela vai levar de novo para a SIC, ainda não se viu nada. Só repetições. E ainda vêm aí mais repetições durante todo este ano.


    Mas será que só eu é que vejo isto?

    abraços

    ResponderEliminar
  2. A Júlia é a melhor apresentadora da televisão portuguesa. Foi das poucas, que já apresentou quase todo o tipo de formatos (Informação, reality shows, talk shows, concursos, magazines, entre outros). Para além da Júlia, a Cristina Ferreira é também das melhores e vai ser ela daqui a uns anos uma das apresentadoras mais dispotadas da televisão. Leonor Poeiras, Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues, Conceição Lino são também excelentes profissionais da TV.

    ResponderEliminar
  3. és só mesmo tu que vês isso, eu não vejo ao sábado na SIC as repetições de programas que foram emitidos no último domingo em horário nobre noutros canais... na SIC não existem três horas de repetições de manhã de cães que eu já vi como noutros canais, enfim: a SIC tem menos repetições que os seus concorrentes...

    ResponderEliminar
  4. É mesmo, tem toda a razão o anónimo das 10:44.
    QJ e BT - programas normais, que sucederam a melhores programas que a SIC já teve nesses horários, só um burro é que não vê isso.
    Dr. White - já existiu programa semelhante.
    Até à verdade - já existiu programa semelhante.
    Gosto disso - cópia do saudoso Isto só video com já uns bons 10 a 15 anos....
    Rosa fogo - flop que já estava decidido antes dela vir pá SIC, este flop continua na linha das novelas SIC, maldade sem olhar a meios nem a fins durante toda a trama da novela para se obter aquilo que se quer, isto também existe nas outras, mas na SIC isto já é abuso.
    remake de Dancing Days - o nome diz tudo - remake...
    Ídolos - já vai na 5a edição... na SIC
    Boutique SIC - flop que diz que a SIC desiste deste horário.

    Novidades deste tempo todo que a Júlia está na SIC
    Ganha num minuto - Marco Horácio num bom formato que faz rir as pessoas em que o prémio la fora é de 100mil€ e cá é de 20mil€, contudo o formato esgota-se nele próprio, passadas 3 a 4 semanas dps da estreia, como já se evidencia nas audiências.
    Cartas da Maya o dilema - novidade da SIC que tem tido bons resultados, dá dinheiro à SIC, e ajuda nas audiências da QJ, porem sem estrela, sem conteúdo e sem brilho.

    É o que eu vejo, é pena o Dr. Balsemão não o ver.

    ResponderEliminar
  5. O anónimo das 10:44 não sabe o que diz é provavelmente mais um fanático da TVI.
    A Júlia Pinheiro é amelhor proque já apresentou todo o tipo de programas. Era ela quem lançava sempre todos os programas da TVI os talk shows, os reality shows, as tardes da tvi e pensou as manhãs.... onde apresnetou o DFiário da Manhã.Há uma no decidiu voltar á SIC e os fanáticos da TVI em vez de lhe agradecerem começaram a odiá-la com dor de cotovelo porque não continuou no seu canalzinho. Enfim VIVA A SIC VIVA A JÚLIA!!!!

    ResponderEliminar
  6. Vocês digam-me somente um outro programa que deve o seu sucesso à Júlia Pinheiro, um só programa, a não ser as tardes da Júlia na TVI, que de certa maneira inovou nos talk shows das tv´s.
    Para dizerem outro programa será preciso recuar até ao nostálgico Noite da má língua na SIC, que deve a sua fama não à Júlia Pinheiro mas ao famoso leque de comentadores.

    Mais uma vez não se esqueçam, SIC alcoholics que esta Júlinha já abandonou a SIC aquando da enxurrada de saída das estrelas SIC para a RTP. Isto será ou não será desconsoante da sua actual atitude de salvadora nacional da SIC???

    Não se esqueçam que antes da vinda da Júlinha pá TVI, já a TVI era nº1 das tv´s em Portugal e ela apresentava na RTP1 os Gregos e Troianos, que acabou porque esta Júlinha recusou descer o seu chorudo ordenado quando isto da crise da RTP começou. Aí ela fugiu pá TVI. A TVI já era lider com ela e sem ela.



    Diga-se em suma que atitudes desta senhora, só importam para afundar ainda mais a SIC. O que ela quer é tacho e chegar a directora de programas, quando ninguém lhe reconhece qualidade para isso, já vai na sua quarta busca desse titulo, SIC pela 2a vez.
    DESESPERO A QUANTO OBRIGAS...

    É mesmo bonito agora ver esta senhora afirmar:

    "Não posso ser directora de programas, enquanto estiver no ecrã" "Teria morrido de tristeza se tivesse ficado na TVi"
    "Gostaria de ter Goucha e Cristina na SIC"
    "jamais me passaria pela cabeça dizer que sou melhor ou pior do que A ou B"

    DESESPERO A QUANTO OBRIGAS...

    Obrigados

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 18:00 está calado!!!

    ResponderEliminar
  8. quando é que a julia se cala ??

    ResponderEliminar
  9. A falta que o José Eduardo Moniz e o Emídio Rangel fazem ás televisões Portuguesas. Esses sim conseguiram inovar e daí liderar o mercado televisivo.

    Agora já não se vê novas ideias, novos conteúdos...

    É pena que as direcções de programas estejam tão mal atribuídas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 18:00 use a cabeça:

    Quando a Júlia saíu da TVI, no mês de Janeiro de 2011, a TVI ainda era líder...embora em queda!

    A Júlia( e a Gabriela Sobral) saíram da TVI para a SIC.

    Que aconteceu depois?

    A TVI liderou pela última vez no mês de Junho, com 25,1%. O Cabo teve nesse mês 24,1%, a SIC teve 23,7% e a RTP 22,4%. O que significa que apenas manteve a liderança durante 6 meses, já pertíssimo da concorrência...sem aquelas 2 profissionais!

    A partir de Julho...nunca mais a TVI soube o que era liderar um mês, perdendo de longe a liderança para o Cabo, liderança essa que continua em Janeiro, pelo 7º mês consecutivo.
    Isso não lhe diz nada?

    A Gabriela Sobral foi o braço direito do Moniz, quando ele levou a TvI à liderança, em 2005! Sabe como se faz!

    O ano de 2012 vai ser difícil para a TVI! Veja ontem: o Cabo ganhou. E a SIC cresce. Num dia de semana, sem futebol...a décimas da TVI. Bastou falhar o «VNTV»!

    Temos que ser objectivos!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions