"SIC Opinião" - E agora? Confiamos?

sexta-feira, 23 de março de 2012


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC Opinião"!  
E se de repente as novelas da TVI não forem as líderes de audiência? E se, afinal, Goucha e Cristina não forem os campeões da manhã? E se, surpreendentemente, o Telejornal não for o informativo mais visto do País? E se, no fim de contas, andarmos todos enganados há anos? E se tudo aquilo que escrevemos, as estrelas que promovemos e a publicidade que investimos assentou tudo num erro?
Assim de repente, a nova medição de audiências televisivas, que desde ontem passou a ser assegurada pela GfK, pode provocar um terramoto na indústria do audiovisual. E pode fazer ruir como um castelo de cartas todas as verdades que tínhamos como absolutas no mercado. À hora em que a maior parte dos leitores ler esta crónica, já o abalo sísmico terá ocorrido nas redações deste país.
O epicentro ao que tudo indica será na Marechal Gomes da Costa (RTP) e em Queluz de Baixo (TVI), onde a contestação a este novo sistema de medição de audiências subiu de tom nos últimos dias. As dúvidas estão no ar e dificilmente se evaporarão nas próximas semanas. O que se sabe dos ensaios técnicos feitos pela GfK legitimam todas as inquietações. Será este modelo fiável, será o painel representativo das transformações socioeconómicas e demográficas que ocorreram em Portugal? Ou, pelo contrário, foram as audiências que a Marktest nos andou a vender nos últimos anos que estavam deficientemente apuradas?
A verdade pode muito bem nunca vir ao de cima, mas a desconfiança está instalada. E o pior que podia acontecer a este mercado saturado e em crise era a descredibilização da medição do consumo televisivo.
CRÓNICA DE TV, por NUNO AZINHEIRA, em Diário de Noticias  

10 comentários:

  1. Este artigo tem semanas..
    Qual o sentido?dar sentido ao que nao faz sentido?
    Esconder o obvio?
    Que com a nova mediaçao so a sic sai beneficiada..
    Alguem acredita que a rtp passe do oito para o oitenta?
    Se é para por areia nos olhos;nao conseguio;joao.
    Quem for inteligente percebe bem...
    Nota final:
    O diretor da sic devia abandonar a tutela do organismo que gere a gfk e da qual ele é presidente...
    Assim faz se pensar muita coisa

    ResponderEliminar
  2. Há pelo menos uma verdade: a SIC melhorou os seus resultados! Está beneficiada nesta nova forma de medição de audiências! A TVI e sobretudo a RTP vêem os seus resultados audiométricos a baixar!

    A SIC, por seu turno, sobe e bem. O horário nobre está quase conquistado! E isso, já é o suficiente para a média do canal de Carnaxide mude de patamar.

    O day-time não me parece estar tão seguro, mas o 2º lugar parece estar conquistado nas manhãs e nas tardes, e nos blocos informativos da hora de almoço e jantar.

    A minha dúvida é se Luís Marques está a influenciar estes resultados, aí o caso muda de figura.

    A SIC parece estar perto da liderança!!!

    ResponderEliminar
  3. SIC enlouqueceu de vez e vai perder o respeito de muitos espectadores! Segundo o SITE oficial do canal, Downton Abbey irá ser exibida às 2 da manhã ( 1 na hora actual) e o fracasso Dr, white seré exibido no seu horário. Estupidez um noticiário durar 2 horas! Nunca pensei que a SIC empurra-se assim uma grande série em vez de a puxar para mais cedo, foi uma série totalmente estragada pela SIC. Já que os Anjos acabam breve podiam começar a exibir a série nesse horário.

    ResponderEliminar
  4. Em minha opinião, são 2 perguntas que se impõem...mas a resposta parece-me evidente!

    Que pensar de um sistema de medição, que se há 13 anos seria suficiente...hoje não cobre a realidade portuguesa, por falta de meios para medir a evolução da televisão?

    Como diz Jorge Fiel, no seu Jornal de Notícias, de que é sub-director:
    Tal como acontece em Inglaterra, «mais de metade do consumo de televisão não é hoje feito em directo.

    Quer isto dizer, que está seriamente desfocado qualquer retrato de audiências, que não leve em conta a nova realidade do espetador- programador.

    Durente 13 anos, a verdade a que tínhamos direito sobre as audiências televisivas foi-nos fornecida pela Marktest, a partir de amostra CANSADA e CONTAMINADA pelo pecado original de ser constituída com base em entrevistas pelo telefone fixo, o que excluía logo à partida mais de metade dos lares portugueses e grupos sociais tão significativos, como os jovens urbanos e as classes mais pobres.

    A amostra da Marktest estava VELHA, também porque não media o consumo de programas em diferido e não contabilizava os sistemas de receção de televisão por satélite.

    Como a amostra da Marktest estava VELHA e CANSADA e a tecnologia usada não permitia captar as novas formas de consumo, em 2010 a CAEM, que reúne os 3 protagonistas da indústria televisiva, ANUNCIANTES, AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE e MEIOS( RTP, SIC, TVI, ZON e MEO)- achou por bem abrir concurso para medição de audiências, que foi ganho pela GfK.

    A indústria dos Media exige um retrato mais verdadeiro do consumo de televisão, que seja pelo menos quase tão exacto como a dos jornais, onde se conhece com precisão até à unidade a tiragem, a circulação paga, vendas em bloco e vendas em banca de cada título.

    Já sabíamos que as audiências televisivas estavam a fragmentar-se a grande velocidade e que , nos dias de semana os portugueses passam o dobro das horas na InteRnet( 5 horas), do que do ecrã de televisão( 2,5h).

    O novo e mais verdadeiro retrato do consumo de televisão que está a emergir, revela-nos que a caixa que mudou o mundo já não é determinante no sistema de constituição de opinião pública e confirma o fracasso da estratégia da RTP de, apesar do seu duplo financiamento( público- do nosso bolso e privado-dos anunciantes)teimar em apostar na luta pelas audiências, imitando a natureza e conceito dos canais privados e generalistas, em vez de construir uma identidade e personalidae própria»

    Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS

    Por:JORGE FIEL

    Título: UM RETRATO MENOS MENTIROSO

    ResponderEliminar
  5. Acho a crónica do Jornal de Notícias muito esclarecedora, sobre a informação que durante 13 anos a Marktest nos forneceu!

    Na verdade, os painéis da duas entidades medidoras não são iguais, pelo que os números também têm que ter diferenças!

    Se fosse para continuarem os mesmos erros...para quê o novo concurso?

    No painel antigo- o da Marktest- a curva de partida sobrevalorizava os idosos e subvalorizava as camadas jovens.

    Isto é, os espectadores até aos 45 anos eram menos representados e sobre-representados pelos mais velhos.

    O da GfK é mais equilibrado.

    A GfK tem dispositivos que analisam qualquer set top box da TDT- Zon, Meo...

    A Marktest não consegue fazê-lo.

    A GfK falou face a face com os espetadores dos lares das amostras.

    A Marktest ficava-se unicamente pelos lares com telefone fixo!

    Conclusão: O painel da GfK está mais próximo da realidade portuguesa que o da Marktest!

    Uma coisa que me faz confusão: hoje existem muito portugueses que desistiram do telefone fixo, para não ter que pagar a taxa. Ficam-se pelos telemóveis!

    Então eles não tinham direito de expressar as suas preferências televisivas, só porque não tinham telefone fixo?

    Esse CRIME( o de não ter telefone fixo), excluía-o imediatamente de poder indicar as suas preferências como espectador!

    Um espetador pode gostar de um programa...e achar suficiente o seu telemóvel!

    Como é possível?

    PS: Quanto a esse bate bate da audiência zero...é bom ver o seguinte link:

    http:\\economico.sapo.pt\noticias\marktest-registou-53-casos-de-audiência-0-desde-Janeiro

    53 casos da Marktest desde Janeiro com audiência zero?

    Ai a Marktest também tinha problemas tecnológicos?
    Então para quê tanta choradeira? Tantas lágrimas de crocodilo?

    ResponderEliminar
  6. Sobre a RTP, hoje o CM trazia uma notícia, para aumentar o drama: «RTP sem dinheiro para compras».

    Sério?

    - Então onde estão os milhões que o Goveno conduz para lá?

    - E aquele que sai dos nossos bolsinhos ( já tão espremedinhos pela crise), juntamente com a conta da electricidade?


    -E o da publicidade?

    Ah! já sei! Vai pagar ordenados de 20 mil e 30 mil euros mensais... porque a crise é só para alguns!

    ResponderEliminar
  7. pois mariazinha,se a marktest valorizava os idosos e desvalorizava os jovens,a gfk faz o contrario,valoriza os jovens e desvaloriza os idosos!
    alias são esses os argumentos que a rtp contesta..
    se era para ser diferente da marktest ,a gfk tinha que por os dois painéis por igual ou não?
    ou será que só porque um jovem vai comprar mais depressa, um produto que passou num anuncio, que um idoso,este já não tem direito a constar no painel? não é português?
    não paga os seus impostos?
    se a gfk queria ser o mais fiel possível á realidade portuguesa,tinha de por os 2 paneis por igual ou estou enganado?

    para si, fanática pela sic como é,claro que tudo o que venha da gfk é credível,acima de qualquer suspeita,mas se tivessem roubado ha sua sic, metade da audiência, como fizeram com a rtp, você era a primeira a entrar numa choradeira colectiva e sem lágrimas de crocodilo..era bem reais mesmo!
    se bem que você não se preocupa com a rtp,a tvi é que a perturba e como a gfk esta a tirar a liderança a Queluz de baixo nos canais de sinal aberto e a entregar de bandeja ao seu canalzeco...pronto ai esta tudo bem.

    para finalizar, um dado que me parece estranho...nos ensaios a sic foi a única que não contestou nada...
    porque?
    porque possivelmente sabia de ante mão o que por ai vinha...
    o luis marques deve a ter avisado...

    por fim querida, só uma pequena nota para si:
    já que tanto despreza os idosos e acha que eles não deviam contar para as estatísticas,ha uma coisa QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA AINDA!
    É QUE NA VIDA TEMOS 2 COISAS CERTAS..A MORTE E ANTES A VELHICE!
    SABE MINHA QUERIDA,SE NÃO MORRER ANTES, VOCÊ ,TAL COMO EU, VAI SER VELHA...
    NÃO SE ESQUEÇA DISSO.. NÃO RENEGUES HOJE ,O QUE VAIS SER AMANHA!

    ResponderEliminar
  8. MF, a subida da SIC que refere, já estava também a acontecer com a Marktest!

    As novelas da TVI já desciam abaixo dos 30%, «Gosto Disto» sempre no top 5, andava perto de «Doce Tentação», não a deixando sair dos 11% e 12% de rating, apesar de estar na faixa mais forte do horário, «Remédio Santo» fraquejava face a «Rosa Fogo», que tal como aconteceu com «Laços de Sangue» entrou em subida, «Morde & Assopra» vencia os «Morangos»e «Anjo Meu» mostrava pouca força, face a «Insensato Coração» também em subida!

    «Boa Tarde» liderava, o Jornal da Noite chegava a ser o programa mais visto, o 1º Jornal liderava nos fins de semana, «Alta Definição e «Fama Show» ultrapassavam os 30%!
    E até a Júlia mostrava subida para o 2º lugar!

    Isto com a Marktest!

    Se alguém desceu, foi a SIC Notícias, embora continui a liderar! Ou melhor, tal como os outros canais temáticos, passou a ter uma relação diferente, não dentro dos 100% do Cabo, mas dentro dos 100% do universo total de espetadores! Por isso os números diferentes!
    A SIC K subiu, ultrapassando a TVI24!

    A CAEM e a GfK são entidades diferentes! E o Luís Marques não influencia nada as audiências!

    A prova está nos resultados da TVI nos fins de semana!
    Em 2 sabados, a SIC desceu a valores...que nunca teve com a Marktest!
    Também não admirava! Com aquele horário nobre!

    Ainda bem que mudou! A SIC acordou!

    A Marktest e a GfK têm painéis diferentes...é natural que haja diferenças!

    PS: A parceria com a Globo foi muito importante para a ficção da SIC! Assim como a mão da Gabriela, que juntou os melhores profissionais na SIC!

    A Globo e o Guilherme Bokel já gabam a Soraia Chaves, nas suas qualidades de actriz! Parece que tem futuro!

    ResponderEliminar
  9. Esta fanatica fala fala...mas so fala da tvi.
    Mulher acorda para a vida.
    Era tudo igual com a marktest e com a gfk? Era?
    essa do insensato coraçao bater se com o anjo meu no painel da antiga mediadora é para rir;nao?
    A novela da globo fazia audiencias miseraveis..chegou a ir aos 18de share..e vem esta criatura a tentar por tudo igual.
    Na marktest a fosa fogo raramente ia aos nove de rat;estabilizava nos 8;mas na gfk foi logo para os 10.
    Morde e assopra na marktest para ganhar a mariazinha tinha de fazer sempre aquela aldrabice de juntar as medias para a novela da sic ganhar..com a gfk a liderança é dada logo de bandeja à sic e o mais grave;o preço certo que era lider no horario desce gravosamente.
    As series de fim de noite da sic eram segundas nas audiencias..agora fazem resultados fabulosos..
    Engraçado nao deixa de ser estranho..as mediçoes da marktest e da gfk em relaçao ha tvi sao muito identicas...mas em relaçao à sic sao brutais..
    A gfk so fez subir a sic..a marktest favorecia a tvi??entao porque os numeros da gfk em relaçao ha tvi estao proximos da marktest?se a marktest favorecia a tvi os numeros tinham que ser bem altos e nao sao...a gfk da los parecidos.
    O seu fanatismo cega a..

    ResponderEliminar
  10. Maria so falas tu da tvi..e entao a rtp?tambem esta tudo igual com a nova mediadora em relaçao ao canal publico?
    Desceu dos20para os14...a gfk deixou de dar à rtp a hipotese de lutar com a sic o terceiro lugar como acontecia com a marktest.tantas vezes a sic ficou em ⁴lugar.
    O telejornal de lider passou para ultimo..o preco certo de lider para ultimo..a praça que lutava com a julia para o segundo lugar foi para ultimo...as novelas da tarde lideravam o horario foram para segundo e lidera a da sic que era ultima..
    mas ha duvidas que so a sic è a beneficiada com a gfk?

    E quanto a sic noticias ter sido prejudicada..foi mas continua lider e a darem lhe 1ponto..ja a tvi e a rtp informaçao do ponto que tinham anteriormente passaram para decimas...vergonhoso mesmo.
    E a audiencia dada à sic ao fim de semana è para tapar olhos pois viu se que durante a semana a gfk a tem sido muito generosa com carnaxide..
    Tira ao fim de semana mas compensa nos restantes dias..
    Nao tapas os olhos a ninguem filha;a tua sic so subiu porque o luis marques la esta...ponto.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions