SIC RESPONDE À POLÉMICA SOBRE AS AUDIÊNCIAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

A SIC diz ser "alheia ao processo que conduziu à mudança do sistema de medição de audiências". Foi a TVI que pediu uma auditoria à Marktest.
Segundo a SIC: "São lamentáveis estas mudanças de opinião e de posição, ao sabor dos resultados diários. Apenas têm servido para descredibilizar o próprio mercado televisivo."
Foi esta a reação da SIC ao anúncio hoje conhecido de que a TVI iria abandonar os dados da GfK, vencedora do concurso para o fornecimento dos dados de audiências de televisão, considerando-os pouco credíveis.
A estação de Carnaxide também "estranha que, antes mesmo da conclusão da auditoria ao sistema da GfK, aprovado, em 12 de março, por todos os membros da CAEM, já tenham sido tomadas medidas paralelas e unilaterais para substituir pela mesma Marktest, que no passado foi considerada, pela TVI, “em total descrédito”, a empresa de medição (GfK), escolhida, após concurso internacional, pelos cinco operadores de televisão, anunciantes e agências de meios".
"A SIC optou, desde o início, por não se pronunciar sobre as questões levantadas ao novo sistema, mesmo quando os resultados de audiência foram penalizadores para a estação e para os seus canais", diz o comunicado. Apesar de considerar ter " total legitimidade para o fazer", já que, com o novo sistema, a SIC Notícias perdeu "a liderança entre os canais temáticos, posição que ocupa, desde que surgiu, há 11 anos". Uma posição justificada "por respeito às decisões adotadas no organismo que representa todo o mercado".
"Apesar de terem aprovado o novo sistema de audiências, a RTP e, agora, a TVI, querem voltar atrás, depois de apresentados os resultados do mês de março", continua a estação de Carnaxide.
A SIC lembra ainda que "é alheia ao processo que conduziu à mudança do sistema de medição de audiências". "Foi a TVI que, em 2010, pediu uma “auditoria urgente” ao sistema da Marktest, que considerou estar em “total descrédito”", lembra. Pedido que, diz, "acabou por conduzir, por decisão da direção de então, a um concurso que designou a GfK como nova empresa de medição de audiências. Isso, apesar das dúvidas manifestadas pela SIC que, em sede própria, defendeu a manutenção da Marktest e solicitou uma avaliação à proposta técnica da GfK". "Efetuada essa avaliação, foi na base das respetivas conclusões que a GfK foi confirmada como vencedora do concurso", lembra.
"A SIC continuará, como sempre, disposta a debater, em sede de autorregulação, as questões e as dúvidas de todos os parceiros".
A CAEM agendou uma reunião para o início da próxima semana para debater o tema das audiências de televisão.
Fonte: Dinheiro Vivo

1 comentários:

  1. De facto!
    A TVI nem sequer espera pela conclusão da auditoria ao sistema da GfK, aprovada a 12 de Março, para tomar as medidas que tomou...porque sabe que a auditoria vai revelar fiabilidade no novo sistema!

    Isso só revela que a TVI sabe no fundo que as coisas estão certas na GfK( até a elogiou)...mas só pretende uma liderança, dê por onde der, não atendendo à maneira como a SIC tem crescido, com condições superiores( a parceria com a Globo)...tal como a criança, que quer um certo brinquedo à força, sem o merecer!!

    Que tristeza!

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