"TOCA A MEXER" NA SIC

terça-feira, 10 de julho de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

Foi esta semana divulgada a grande aposta do ano em termos de entretenimento na SIC. Em Setembro próximo o canal vai ter um grande espetáculo de entretenimento, com a adaptação do formato internacional “Dance Your Ass Off”, que na sua primeira versão em Portugal se vai chamar “Toca a Mexer”.

O programa consiste numa mistura de “Peso Pesado” com “Dança Comigo”, dado que os seus concorrentes vão estar acima do peso, vão dançar, e vão tentar também perder peso. Este programa da SIC vai ter Galas em direto aos Domingos à noite e possivelmente blocos diários, e vai ter de enfrentar a concorrência de “Casa dos Segredos 3” na TVI. A sua apresentação parece estar entregue a uma, das duas grandes apresentadoras da SIC, Júlia Pinheiro ou Bárbara Guimarães.


Na minha opinião, acho que “Toca a Mexer” não é a melhor aposta em termos de programa e de audiências. No ano dos 20 anos da SIC, deveria haver algo diferente e mais inovador, o que não é o caso, pois o conceito do programa está mais que batido e não trás nada de novo em juntar dança com perder peso. A própria SIC teve no ano passado um programa de perda de peso que teve duas edições, o “Peso Pesado”. Depois, considero que esta aposta não terá força de atração de público suficiente para conseguir vencer a “Casa dos Segredos”. 

Acho que pelos motivos que foram apresentados, nomeadamente: “a SIC querer ter um programa com a componente festa”, então porque não recuperar um clássico da estação como foi o programa “Chuva de Estrelas”? Que até hoje os espectadores se lembram e recordam este programa que tanto sucesso fez na SIC no seu início. Basta olhar para as audiências estrondosas que o programa semelhante, “A Tua Cara Não Me É Estranha”, faz todos os Domingos na TVI durante já 7 meses consecutivos…

Mas escolhido o programa, apenas restam as possibilidades na apresentação, que para mim, não deixam dúvidas. A apresentadora de “Toca a Mexer” tem de ser Júlia Pinheiro. Embora eu goste da Bárbara Guimarães, que esteve excelente em “Peso Pesado”, penso que Júlia dará mais força ao programa, e terá uma maior capacidade de mobilização dos espectadores. Também considero que está na altura de Júlia Pinheiro voltar ao Horário Nobre na condução de um grande programa de entretenimento. No entanto, a apresentadora e igualmente Diretora de Conteúdos da SIC, já veio dizer que não será ela a apresentadora de “Toca a Mexer”, lançando as suspeitas ainda mais sobre Bárbara Guimarães. Mas os motivos que Júlia refere, para mim não são válidos. Considera que fazer um programa diariamente e acumular com outro formato semanal é muito desgastante. Ok, até pode ser… Mas Júlia já provou que é capaz! Na TVI acumulou várias vezes o cargo de Diretora e apresentadora de dois programas, por exemplo “As Tardes da Júlia” com “Uma Canção Para Ti”, e na SIC já esteve em “Querida Júlia” ao mesmo tempo que apresentou “Peso Pesado”.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

18 comentários:

  1. Hum, não concordo muito com a sua opinião.

    Isto porque, pessoalmente não conheço o programa em si, apenas vi imagens e textos sobre o mesmo, posso estar também a julgar mal...

    Mas, Peso Pesado teve valores 'satisfatórios' no embate com Secret Story 2, mesmo que não vença, o 'Toca a Mexer' é mais vivo, mais musical, mais divertido, e muito mais interactivo e dinâmico! E além disso se for em directo, pode ter um canal a filmar 24 horas por dia, ao contrário do canal Peso Pesado que apenas repetia sempre os mesmos vídeos durante o dia...

    Concordo com o que a SIC falou, ser um programa mais divertido para os seus 20 anos, com mais festa, isso não podemos negar!

    Mas uma componente muito importante para o programa dar trunfos, é a imagem! Peso Pesado, embora com as cores das equipas, acho que podia ter ainda investido mais na imagem, o Ídolos evoluiu nesse sentido comparando com outras edições, já os talk-shows são um desastre neste aspecto, daí as audiências que têm tido, talvez seja este o motivo.

    Se a SIC usar/trabalhar com as cores que vimos nas imagens da edição original estrangeira, penso que poderá tirar proveito disso, a imagem colocada por exemplo neste tópico acima, da-nos cor, alegria e curiosidade.


    Não sei como a SIC está a pensar tratar o programa, mas caso seja em directo ao Domingo, já nos diários apenas se vai ver resumos diários, pois não vai dar para ver provas ou coisas assim feitas por eles, e acho que o programa também não tem as nomeações, tudo é decidido na gala em directo, penso eu, não sei...

    A Meu ver ficava assim:

    14:10 até 14:30 - Toca a Mexer - resumo dia anterior
    18:30 até 19:00 - Toca a Mexer - primeiras imagens do dia ( manhã e almoço)
    21:10 - 21:45 - Toca a Mexer - resumo diário ( especial destaque tarde/ e fim de tarde, com ligações em directo, onde poderia ter uma espécie de confessionário)

    DOMINGO - 21:30 - 00:45 - Toca a Mexer - Gala

    ResponderEliminar
  2. Pois... O programa não traz nada de novo.
    Mas por um lado apoio, porque ao menos não vamos ter dois formatos semelhantes em televisão como acontece sempre.

    A SIC tem é de escolher 3 ou 4 jurados em condições, os famosos que vão dançar devem ser bastante conhecidos e a apresentação deveria ficar para Júlia Pinheiro e Nuno Graciano! Uma dupla engraçada!
    Que acham??

    BT

    ResponderEliminar
  3. A SIC devia era contratar o Manuel Luís Goucha e pólo a apresentar o Toca a Mexer e em 2013 assumia as tardes e ainda apresentava uma 3 edição de Peso Pesado.Será esse um trufo ou segredo bem guardado da SIC? A Tão aguardada contratação de Manuel Luís Goucha?

    ResponderEliminar
  4. A Júlia não quer apresentar o programa, pois tem medo da Teresa, das audiências e do massacre que a imprensa vai fazer.

    ResponderEliminar
  5. Acho que não fazia sentido haver duas estações com reality shows ao mesmo tempo. Assim continua-se com estes formatos que não me parece mau de todo. Provavelmente nao vai ganhar à concorrência, mas pelo menos pessoas como eu vão poder ver outra coisa que não aquilo que a concorrencia transmite.
    Também estou de acordo quanto ao Chuva de Estrelas...
    Por mim a apresentação devia estar a cargo de Joao Manzarra e Diana Chaves

    ResponderEliminar
  6. Acho que é uma aposta errada...e que não vai atrair o público, por ser baseado em formatos desgastados.
    Penso que "Tempted" ou "24/7 Love Lab" seriam mais atrativos...
    Eu diria que é uma má aposta contra a Casa dos Segredos 3...

    ResponderEliminar
  7. FLOP!
    Acho bem que seja a Barbara a apresentar.
    Vamos ter um hat-trick de FLOPS
    Primeiro PP2, depois Idolos 5 e agora este Reality.
    Não vi PP2, não vejo I5, e pelas audiências muita gente também não.

    ResponderEliminar
  8. Lá estão vocês e o medo que a Júlia tem da Teresa!!! LOL
    A Júlia tem medo que a imprensa fale se perder, e claro que as pessoas associam logo à apresentadora... Mas o formato é o que interessa mais! Além disso, da Teresa não ha que ter medo porque teve menos audiencias no secret story que a Julia,

    Eu não vi o secret story 2 precisamente por causa da Teresa -.-

    ResponderEliminar
  9. havia melhor em que apostar mas a sic para um ano tao especial como diz ser afinal não quer memso trazer algo de novo depois quando forem apostar ja vai ser tarde demais!

    ResponderEliminar
  10. Eu até nem desgosto do formato, e até é um formto que podia fazer sucesso mas não contra a Casa Dos Segredos.

    ResponderEliminar
  11. Sensei, eu não tenho nada contra o programa. Apenas o acho "mais do mesmo" e a SIC precisava de algo novo, diferente, existem muitos outros programas que envolvem a componente "festa" sem ser entre dança e perca de peso!

    Quanto aos diários que refere, discordo totalmente. Penso que este formato não tem potencial para fazer tanto diários por dia. Acho que apenas 1 diário à noite chega e sobra.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 21:25,

    Lá por eu não achar boa esta aposta, isso não quer dizer que a SIC deveria ter um formato semelhante à "Casa dos Segredos". Existem milhares de programas que a SIC poderia escolher...

    ResponderEliminar
  13. A SIC supostamente deveria querer ganhar nas audiências... Mas parece-me que não é esse o seu principal objetivo.

    Acho que quando se escolhe algo, deverá ser a melhor aposta, aquela que tem maior probabilidade de ser vencedora, ainda para mais quando já se conhece qual o programa que a concorrência vai ter...

    Eu não queria que a SIC tivesse um reality-show, mas dentro do modelo do programa que escolheu, existiriam certamente melhores opções... Como referi, uma nova versão do "Chuva de Estrelas" acho que poderia ter mais sucesso do que mais um formato de perda de peso.

    ResponderEliminar
  14. João, a escolha de Chuva de Estrelas não traria nada de novo à televisão, porque o formato está gasto (nao audiometricamente), pois já foi visto até por formatos parecidos como a tua cara nao é estranha...
    a génese da SIC não se pode alterar e assim continua-se uma coisa que já começou com Peso Pesado, faz sentido.
    2013:
    em janeiro poria o 24/Lab ou um reality
    em abril poria o Peso Pesado
    em julho/agosto poria o Wipeout
    em setembro poria o X-Factor

    ResponderEliminar
  15. A SIC se que vencer a TVI tem que se mexer... Olhar o canal televen e apostar nos formatos... Mexam-se... Não esperam para Setembro mudam a SIC Já não esperam pela TVI... Toca a colocar programas no ar.... Mexam-se...Eugénio e Silva

    ResponderEliminar
  16. Apostam no apresentadores que têm nos actores... Colocam mais uma novela portuguesa no ar... Pagam a Patricia para escrever já outra começam a gravar.... Mexam-se... Desejos de Mulher... Rosas e Espinhos... Mexam-se... Eugénio e Silva...

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente, seja qual for o programa de entretedimento que a SIC colocar em Setembro nenhum vai conseguir vencer a "casa dos segredos". Um programa que tem provas dadas a nível de audiência, e que eu acho que é quase imbatível, infelizmente, pois considero que seja um programa de "baixo nível", e neste aspecto toda a gente tem a concordar comigo, pois o programa só mostra do pior que à em Portugal, mas é isso que os telespectadores gostam.
    Quanto ao "Toca a Mexer", acaba por ser um bom programa de entretedimento, desde que bem produzido claro, mas que tem praticamente o destino de um 2º lugar aos domingos à noite. Muitos devem discurdar comigo, mas é a minha opinião. Esperar para ver se tenho ou não razão.
    Quanto à apresentadora, sinceramente não sei, à vários prós e contras seja quem for, mas talvez a Júlia consegui-se agarrar mais público, mas também pode nem conseguir, e se fosse assim, ela por ela, mais valia a Bárbara Guimarães que esteve muito bem na apresentação do "Peso Pesado". De resto não vejo mais nenhuma apresentadora que pode-se conduzir este género de formato, mas quem quiser sugira nomes, que cá estarei para dar a minha opinião.

    ResponderEliminar
  18. «Dance Your Ass Off», parece-me uma boa aposta, que vai vencer «SS», por várias razões:

    1º- È novidade, contra uma 3ª temporada de «SS». O público prefere novidades e não 3ªs temporadas!

    2-Tem uma vertente que atrai o público: a perda de peso.
    «Peso Pesado» estreou com uma audiência, muito superior à de «SS»,( 18,4% de PP contra 15,1% de SS) precisamente por ter essa vertente!

    3- É em directo! Isso é um pormenor importante, que até não existia em «Peso Pesado». Ser em directo interage mais com o público!

    Eu penso que a Júlia vai apresentar o programa, pois não vai deixar créditos em mãos alheias!

    4- Tem o espectáculo das Galas!

    «Toca a Mexer», baseado em «Dance Your Ass Off», vai vencer «SS», é a minha opinião!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions