‘Dancin’Days’ e ‘Louco Amor’ disputam primeiro lugar...
A guerra pela liderança de audiências na ficção nacional está ao rubro. SIC e TVI degladiam-se pelo título de telenovela mais vista com os pesos pesados ‘Dancin’ Days’ e ‘Louco Amor’, e, consecutivamente, pela vitória total nas audiências. ‘Doce Tentação’ e ‘Remédio Santo’, da TVI, mantêm resultados estáveis, e ‘O Astro’ e ‘Insensato Coração’, da SIC, parecem consolidar a tendência de reaproximação do público português às novelas brasileiras da Globo.
Há três semanas que ‘Dancin’Days’ (SIC) descolou do lugar que ocupava na tabela de audiências para, surpresa de muitos, e descrença de outros, começar a liderar a preferência do público. Desde 19 de Julho que o remake da SIC vence consecutivamente o original da TVI, tendo perdido apenas por um dia. Apesar da inversão de números nas últimas semanas, ‘Louco Amor’ continua a liderar se analisado o total de episódios emitidos pelas duas novelas.
Estreada a 6 de Maio, a trama da TVI foi vista, até ao início desta semana, por uma média diária de 1 315 900 telespectadores (30,4% de share). Já a novela da SIC, cujo primeiro episódio foi emitido a 4 de Junho, regista uma média de 1 282 000 espectadores (28,8% de share). A continuarem os números das últimas semanas pouco faltará, no entanto, para que também estes resultados sofram uma inversão.
Tozé Martinho, o autor de ‘Louco Amor’, "não acredita" nos números que desenharam a nova realidade. "Há mais de 30 anos que escrevo novelas e represento e não acredito neste resultado". E o autor, que diz "respeitar" quem trabalha na SIC e na Globo, aponta as suas razões: "Já houve novelas da estação que me surpreenderam, mas ‘Dancin’ Days’ é um remake, uma história conhecida do público português que já viu o original ser interpretado por alguns dos melhores actores brasileiros, e com um elenco bem diferente de ‘Louco Amor’, que tem actores topo, de luxo".
Incrédulo, o mais antigo argumentista da televisão portuguesa pede transparência: "Custa-me a acreditar que estes números façam sentido, porque bem há pouco tempo a novela da SIC nem conseguia obter o quarto lugar nas audiências. E se isto não fizer sentido é gravíssimo. O assunto merece uma análise cuidada das entidades competentes", afirma.
Tozé Martinho diz mesmo que o feedback que recebe sobre a reacção do público a estas duas novelas "contraria completamente as audiências" reportadas ao mercado.
Contactado, José Fragoso, director-geral da TVI, não quis falar sobre a aproximação dos resultados da ficção da SIC aos números do canal de Queluz, por entender "não ser oportuno".
Depois de ter arrebatado um Emmy com a novela ‘Laços de Sangue’, Pedro Lopes, o autor do remake da SIC, e ainda director de Conteúdos da SP Televisão, saboreia agora o sucesso dos 160 capítulos que já escreveu. "Quando iniciamos um projecto, o nosso objectivo é ter o máximo de público possível. Fico muito contente com estes resultados. Estreámos com um desempenho muito bom e indo ao encontro das expectativas do público. E, pelos vistos, não defraudámos os telespectadores. Semana após semana conseguimos conquistar mais público".
Sobre esta viragem, Pedro Lopes, de 36 anos, cita os pontos fortes de ‘Dancin’Days’: a história, o elenco, e o ritmo "intenso" da trama cheio de "reviravoltas" e "surpresas" que animam e cativam o público. "É assim que temos agarrado o telespectador". Apesar da liderança cada vez mais constante da novela da SIC, o autor do remake mostra-se cauteloso: "Durante uma série de anos houve um canal que era preferência ao longo do dia, e não só no prime-time, mas dez anos antes tinha sido a SIC. A programação vai-se fazendo diariamente. Há um lado de habituação do público, mas outro lado em que cada vez mais optamos não só pelo canal, mas pelo programa específico que queremos ver".
Luís Marques, director-geral da SIC, olha para as audiências e não tem dúvidas, "os resultados mostram um reconhecimento do público em relação à qualidade da novela". Feliz com o desempenho da ficção de horário nobre, o responsável da estação de Carnaxide considera que este é um resultado "merecido". Porque ‘Dancin’ Days’ é "excelente" e está "bem escrita". "É um remake que consegue ser actual e diferente do original em muitos aspectos. Tem um excelente texto, uma excelente realização e uma boa representação".
Contudo, a liderança de ‘Dancin’Days’ não significa "uma ameaça à hegemonia das novelas da TVI", afirma Luís Marques. E justifica: "Basta dizer que temos uma novela contra três. O facto de estarmos a ganhar num horário tão difícil, que é a primeira linha do horário nobre, é para nós muito importante e muito satisfatório".
Fonte: Correio da Manhã
o que vale é que agora qualquer um pode descredibilizar as audiências...
ResponderEliminarcomo se a novela dele fosse melhor que a da concorrência...
este autor/guionista simplesmente não presta e é responsável por um dos maiores fracassos na TVI ainda no tempo dos sucessos.
negar as evidência é prejudicial para uma estação que pretende manter-se na liderança
Este homem devia ter vergonha de fazer tais declarações. Dizer que a novela da SIC não pode ter tanto sucesso porque é um remake??? E que já foi visto pelo público??? Existem gerações que não viram o original brasileiro... Que ignorancia!!!!
ResponderEliminarTozé, reforma-te! A tua última novela de jeito foi o "Dei-te quase tudo"...
ResponderEliminarSempre acompanhei as novelas da TVI! Mais Dancin' Days é muito melhor que Louco Amor.
ResponderEliminarque dor de coto a deste senhor...
ResponderEliminarAnónimo das 15e08, mas é que apesar de ser um remake, a novela da SIC tem várias coisas diferentes, e a história tem novidades, não é totalmente um remake igual à novela brasileira original... Portanto o Tozé Martinho só mostra que não sabe do que fala!
ResponderEliminarDepois, como se atreve a diminuir o elenco da novela da SIC?! Dizendo que a sua tem atores topo! Tomara ele ter as 3 protagonistas que a SIC conseguiu reunir, elas sim de topo. Além de que todo o elenco Dancin Days foi escolhido a dedo para os papéis e é também de topo...
O Tozé Martinho devia ter vergonha... Ele fez uma cópia de Dancin Days, e agora quer vencer?? o publico não é parvo... só um cego não vê que as histórias são semelhantes! Até o nome é alusivo: Louco Amor = Dancin Days.
ResponderEliminarE agora quer que a sua cópia vença nas audiências? se os espectadores podem ver o original na SIC...
A crescente subida de audiências da novela da SIC é normal e natural para uma novela excelente a todos os níveis... Não entendo o que o homem quer! Se é o mais antigo argumentista deveria ser o 1º a reconhecer a qualidade de Dancin Days...
ResponderEliminarA sua não ganha? Amigo, não se pode ganhar sempre...
Uma pessoa até pasma!
ResponderEliminarA média total de «Louco Amor» apresentada, inclui um mês sem «Dancin Days»!
Que seriedade existe na contagem?
Ela deveria ser feita apenas a partir do confronto direto das 2 novelas, isto é, a partir do dia 4-06, excluindo fins de semana, em que «Dancin Days» não dá!!
O Martinho não acredita nas audiências? Mas se ganhasse acreditava!
Na TVI só acreditam no que convém?
Nunca vi desconfiar das audiências de «ATCNMEE».
Claro que o espetador prefere a jóia, à sua cópia! O Martinho não vê isso?
«Dancin Days» atingiu um patamar excepcional...( ontem, 6ª feira, voltou a ganhar a «Louco Amor», com 13,9% de rating e 32,5% de share, contra os apenas 12,5% de rating e 29,4% de share de «Louco Amor») e é a novela LÍDER!
Concordo João Rodrigo! O Martinho tem que perceber, que não se pode ganhar sempre! Já a sua novela «Sentimentos», foi também um flop! Temos pena, Martinho!
coitado deste senhor .. tem dor de cotovelo .. temos pena xD
ResponderEliminarNa marktest Louco Amor é líder absoluto de audiencias e os resultados são bem diferente, mas para a TVI apenas contam estes:
ResponderEliminarAudiencias de 10/08/2012 (fonte: marktest)
RTP1 (16.6%)
RTP2 (6.6%)
SIC (18.2%)
TVI (25.3%)
Cabo/Outros (33.3%)
1 TVI LOUCO AMOR- 12.6 / 35.5
2 TVI DOCE TENTAÇAO- 10.5 / 36.4
3 SIC DANCIN' DAYS- 9.0 / 25.4
4 TVI JORNAL DAS 8- 8.0 / 26.0
5 RTP1 TELEJORNAL- 7.5 / 25.0
Considero o Tozé Martinho um bom escritor, assim como acho que «Louco Amor» é uma boa telenovela, com um bom elenco. No entanto, estas declarações deixaram-me estupefacto, porque «Dancin' Days» tem uma história forte, já para não falar na inovação da novela, já que o elenco principal não é um trio amoroso, algo que acontece em todas as telenovelas da TVI...
ResponderEliminarMas podem ter a carteza que Tozé Martinho está certo. As audiencias estão a favorecer a novela Dancin Days. Como não podem beneficiar os outros produtos da Sic porque está mais que comprovado quem vence, favorecem um produto novo para não dar muito nas vistas e agarrar os telespectadores. Deviam ter mais respeito pelo Tozé Martinho é um autor português e se não defendemos o que é nosso quem defende? Assim não vamos muito longe só defendemos o que vem de fora por muitos erros que cometamos temos sempre e sempre que defender o que é nosso para podermos evoluir e conseguir patamares que já merecemos há muito tempo. Não estou a defender a TVI estão a defender os nossos autores que também merecem respeito e que as nossas criticas sejam possitivas para que todos possamos evoluir e marcar o nosso territótio. O fanatismo cega as pessoas e deixam de pensar no que se faz neste país e depois claro temos que emigrar pois no proprio país cosomem o que é dos outros e só dão valor ao sucesso dos outros. Assim continuamos a desvalorizarmo-nos constantemente.
ResponderEliminarOh anónimo das 15:15, e o que é que não é nosso??? Por acaso está a querer dizer que Dancin Days não é nosso? Não é português?
ResponderEliminarDancin Days tem um texto português, tem um elenco português, e tem um autor português o Pedro Lopes.
O Tozé Martinho é que devia ter mais respeito pelo colega de profissão Pedro Lopes que está assinar um sucesso completamente moderno e atual... Se ele não se consegue reinventar, a desculpa mais fácil é não acreditar nas audiências... Pois!!!
Curioso é que acreditam nas audiências do Você na TV, Jornal das 8, Doce Tentação, Remédio Santo, A Tua Cara Não Me É Estranha, ou seja em tudo o que ganha... Tenham vergonha!
Anónimo das 23:12, as audiências da Marktest não são oficiais!
ResponderEliminarClaro que a Marktest tem que favorecer quem lhe paga sudiências à parte, isto é, a TVI!
Mas essas audiências encomendadas à parte... para que servem?
Não sendo oficiais, os Anunciantes ignoram-nas! Não contam para a publicidade!
Não servem para nada! Até por que ficou estabelecido que quem continua a medir as audiências, é a GfK!
Concordo plenamente, Anónimo das 17:56!
ResponderEliminarO Anónimo das 15:15 está a ver as coisas de uma maneira esquisita!
«Dancin Days» é um produto totalmente português!
Ser diplomada pela melhor escola de novelas... só lhe trouxe a excelência... que a elevou à categoria de «novela mais vista»!
Mas não deixou de ser portuguesa!
"dancing days é das melhores novelas de sempre!!!!!!!!!!
ResponderEliminarEste senhor devia medir as palavras antes de as dizer.
ResponderEliminarDancin Days é um excelente produto e as audiencias falam por si.
E mais uma coisa senhor toze martinho nao basta uma novela ter actores de topo, mas sim ter uma boa historia para conseguir ter bons resultados.
Pense nisso, para a sua proxima novela, nao se preocupe em reunir os melhores atores, mas sim em fazer uma boa historia, e ja agora sem imitações.
prefiro a novela louco amor ele é lider de audiencis
ResponderEliminaras novelas de tozé martinho são de excelência, pois tem sempre actores de topo e um optimo escritor. as novelas de tozé martinho transmitem sempre algumas mensagens de alerta que por vezes nós não nos percebemos dessa realidade ,tais como a doação de sangue e de orgãos e que também pode haver amor entre pessoas mais velhas e que estas tem vidas e não são inplastos. a tvi produz a novela"louco amor" que é portuguesa actores tecnicos e patrocinios portugues.ao contrario da novela "dancin days"que tem actores não não tao bons na minha perpectiva e não gostei nada da história. e a novela da sic tem actores portugueses mas é patrocinada pela globo que não é portuguesa por isso não é 100% portuguesa.
ResponderEliminarresumindo e concluindo os portugueses não sabem ver o que é bom e que o que è 100% portugues é muito bom e o que não é de cá tão ou do que pior do que nós temos e isto revela que o nosso país está na situação em está devido as pessoas não consumirem os produtos portugueses e acharem que o que do estrangeiro é melhor. e se estas mentalidades não mudarem o nosso paìs nunca vai sair donde está.