Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!"
No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que...
"Crescemos Juntos!"
"A Roda da Sorte" foi o nome dado às adaptações portuguesas do Game Show norte-americano "Wheel of Fortune". A primeira adaptação surgiu na RTP1 em 1990 e durou até 1993, sendo apresentada por Herman José, tinha ainda como assistente Ruth Rita e Cândido Mota como locutor. A versão do formato na SIC, no ano de 2008, foi novamente conduzida por Herman José, mas tendo Vanessa Palma como nova assistente do programa.
O Formato:
"Wheel of Fortune" é um formato norte-americano criado por Merv Griffin nem 1975, que, por ser tão bom já teve imensas adaptações em todo o mundo. É um dos concursos mais famosos do mundo. Em Portugal, "A Roda da Sorte" estreou em 1990 na RTP1 às 18:20 e tinha 45 minutos de duração. O estúdio era muito pequeno, mas era um programa muito bom. Herman conseguia igualar o formato com o seu humor e carisma. Na altura, foi muito bem-sucedido. Durou até 1993, quando foi substituído por outro dos concursos mais famosos do planeta, "O Preço Certo".
Nuno Santos, quando estava à frente da direção de programação da RTP1 mostrava o seu interesse em readaptar o formato, só que nunca aconteceu. Quando Nuno Santos se mudou para a SIC, finalmente conseguiu trazer o formato novamente à antena em 2008. "A Roda da Sorte" era a grande aposta para levantar o horário perdido das 19h na SIC. O formato voltava a ter o mesmo apresentador porque também ele estava na SIC. Quase tudo mudou, a produtora, o cenário, o genérico, a roda, etc… Mas o bom humor, esse, não ficou de fora! Foi exibido na SIC, no horário das 19:15 com duração de 45 minutos aproximadamente.
No entanto, "A Roda da Sorte", estreada a 9 de Setembro de 2008, durou apenas cerca de 1 ano no ar, pois não teve as grandes audiências esperadas. Porém, também não foi considerado um fracasso.
As regras do jogo:
Três concorrentes estavam junto ao apresentador e à roda. Era-lhes apresentado um puzzle "de velocidade" sobre um tema qualquer, onde as letras iam aparecendo. O primeiro a decifrar o puzzle acumulava 100 euros e era o primeiro a ser entrevistado por Herman. A seguir à entrevista, havia outro jogo de velocidade. A 1ª ronda iniciava-se, apresentando-se um puzzle. Cada concorrente rodava a roda e pedia uma letra. Quem descobrisse primeiro o puzzle ganhava. Todas as quatro rondas eram idênticas à primeira. A diferença é que eram adicionados novos 'gomos' à roda. Desde que alguém tivesse mais de 100 euros acumulados, podia comprar uma vogal. Quando um concorrente dizia uma letra que estivesse no puzzle, o local correspondente mudava de cor (de branco para castanho) e cabia a Vanessa Palma "virar a letra". Quando calhava a um participante o gomo "montra", tinha a oportunidade de ir a um local do estúdio onde estavam alguns prémios. Tinha 25 segundos para escolher os prémios disponíveis que quisessem para levarem até às suas casas, só que o valor de todos os prémios selecionados não poderia ultrapassar os 1000 euros. Caso isso acontecesse, a montra ficava como antes: os prémios todos disponíveis, e o concorrente levava “nada” para casa.
A fase final do concurso:
Passava à final o concorrente que tivesse amealhado mais dinheiro ao longo do concurso. Herman José acompanhava-o até outra parte do cenário em que estava uma roda mais pequena com envelopes coloridos. O concorrente rodava a roda e ficava com o envelope que lhe calhasse. Era-lhe proposto outro novo puzzle. Mas aqui, as regras eram um pouco diferentes: a produção "oferecia" três consoantes e uma vogal. De seguida, o finalista dizia três consoantes e uma vogal ao gosto dele. A assistente Vanessa virava as letras, de modo a que se soubesse onde elas estavam. O concorrente tinha 10 segundos para adivinhar o puzzle. Caso isso acontecesse, ganhava o prémio que estava escondido no envelope colorido. Caso não ocorresse, levava para casa o acumulado ao longo do concurso.
"A Roda da Sorte" continha valores desde os 0€ até aos 1000€. Ainda tinha a "bancarrota" (perdia o dinheiro acumulado), o "perder a vez" (em que passava a oportunidade de jogar a outro concorrente, a "montra" e o prémio surpresa (tinha um valor monetário e um prémio material).
Veja abaixo um dos programas de "A Roda da Sorte"
Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "A Roda da Sorte"!
- Apenas uma opinião -
ResponderEliminarÉ sempre bom inovar, mas, a meu ver, o aspecto geral do blog vêm-se degradando cada vez mais. Lembro-me de quando este possuía apenas uma página principal com o texto integral das notícias. Recentemente começo-se a apresentar destaques na página principal com imagens esticadas horizontalmente para caber em molduras rectangulares e ligações a páginas externas. Agora, uma nova distribuição de notícias confusa e uma página que demora ainda mais tempo a carregar.
Tudo isto, claro, não menospreza o excelente trabalho feito no que ao conteúdo do blog diz respeito.