"Caras SIC" hoje com: José Figueiras
Boa Tarde! Seja bem-vindo à estreia da rubrica semanal "Caras SIC".
Nesta nova rubrica do SIC Blog vamos abordar algumas das caras mais carismáticas da estação ao longo dos seus 20 Anos. A personalidade de hoje é José Figueiras.
José Figueiras nasceu a 12 de Janeiro de 1967. Começou por estudar Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica de Lisboa, mas depois passou para a Universidade Nova, onde frequentou o curso de Comunicação Social. Contudo, acabou por fazer o curso de jornalismo na Cenjor, tendo feito então um estágio de seis meses na Radiodifusão Portuguesa e acabou por ficar mais três anos integrado na equipa de informação, a convite de João Paulo Dinis.
Estreou-se na primeira televisão estatal em 1987 onde fez uma curta participação na mini-série "Cacau da Ribeira". Em 1992 passou no casting e entrou para a SIC, onde apresentou o espaço de Meteorologia. A partir daí, nunca mais saiu do canal 3. Nos anos 90, José Figueiras apresentou muitos dos programas de entretenimento da SIC, começando por "A Brincar, a Brincar", programa destinado aos apanhados. Depois apresentou o "Muita Lôco", integrou a equipa de "O Juiz Decide", formato de sucesso nas tardes da SIC.
No ano de 1996 e até 98, foi a cara de "Ai os Homens", formato de muita popularidade na época. Pelo meio ainda esteve em "Bravo Bravíssimo". Seguiram-se projetos como "Paródia Nacional", "Você Decide",
ou "Pepsi Chart", em 1998, onde entrevistava cantores internacionais pop. No ano seguinte, passou a apresentar "Cantigas da Rua", onde anónimos iam interpretar ao vivo temas dos seus ídolos.
Na década de 2000, José deu a cara por um programa emblemático da estação, o "Big Show SIC", e foi ainda coapresentador do realty-show "Acorrentados". Do ano 2002 a 2005 esteve à frente do talk-show das tardes da SIC, "Às Duas por Três", e pelo meio conduziu ainda o formato "O Crime não Compensa".
Mais recentemente, em 2007, substituiu Fernando Rocha no fim da tarde na apresentação de "A Ganhar é Que a Gente se Entende", um concurso onde entre outras coisas se desafiavam os participantes a mexerem em substancias/objetos em troca de dinheiro. "Dia em Grande" e "Ligou Ganhou" foram mais dois formatos nas manhãs da SIC que José Figueiras assumiu, em ambos, os espectadores ligavam e habitavam-se a ganhar prémios. No verão de 2009 foi um dos vários apresentadores rotativos do programa itinerante "SIC ao Vivo", onde teve a oportunidade de percorrer o País e estar em contacto direto com o público.
Em 2010 José Figueiras foi chamado para salvar as tardes da SIC, perante o abandono repentino de Fátima Lopes da condução do talk-show "Vida Nova". Ele assumiu a responsabilidade, e aceitou o desafio. Igualmente em 2010, estreou-se na SIC Noticias com "Cruzeiros", um programa sobre viagens. E desde 2009 até à atualidade encontra-se na SIC Internacional à frente de "Alô Portugal". E pode ser visto na SIC no passatempo "Estrelinha SIC". Para além disto, o apresentador foi durante vários anos a cara das manhãs da SIC, maioritariamente no verão, nas férias de Fátima Lopes.
Mas para além da carreira de apresentador, José Figueiras já integrou na SIC, em participações especiais, vários projetos de ficção como "Médico de Família", em 2001 na série juvenil "Uma Aventura", no ano de 2008 participou em "Aqui Não Há Quem Viva" e na telenovela "Perfeito Coração". Participou na série "Camilo, o Presidente" e em 2012 entra na telenovela "Dancin Days".
José Figueiras é uma cara carismática da SIC, pois é um dos poucos elementos que permance na estação desde o seu inicio, em 1992.
Até para a semana!
Autor: Bruno Silva
O que acharam?
ResponderEliminarAgradecimento ao João Rodrigos pelos arranjos efetuados!
Gostei da rubrica!
ResponderEliminarEstá bem construída e acho uma boa ideia para celebrar os 20 anos da sic...
O sic blog está com rubricas interessantes :)
e gostei da escolha para a inauguração.
ResponderEliminarAusento do ecrã, mas presente nas memórias SIC
O José Figueiras devia ter um programa na SIC.
ResponderEliminarTalvez ao sábado de tarde 18 - 20h, um estilo de variedades...
Devia ser melhor aproveitado, pois ele é acarinhado pelos espectadores...
Obrigado pelo fedback!
ResponderEliminarContinuam a visitar o SIC Blog!
Se ele estivesse no talk-show da tarde com a Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano o Boa Tarde deles seria vencedor...
ResponderEliminar