TVI QUER AUDITORIA AO NOVO PAINEL DE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS

quarta-feira, 20 de março de 2013


Segundo o Diário Económico, a TVI propõe que Price avalie audiências das televisões. Correcções sugeridas pela consultora ainda em curso. Comissão da CAEM reuniu ontem.

A TVI tem dúvidas sobre a medição das audiências em televisão pela GfK e quer que uma auditora valide o painel. Em concreto a PriceWaterhouseCoopers (PWC), que já fez uma auditoria às medições de audiência da GfK e que sugeriu correcções...

"A TVI, para bem do painel, do mercado, da transparência de todas estas questões, defende que que seja feita uma validação pela Price, que foi a empresa que fez uma auditoria e detectou estas anomalias que depois foram alvos das correcções e ajustes", disse Luís Cunha Velho, director-geral da TVI... Que prosseguiu .. "Isso permite transparência, independência e uma validação de todas as alterações e correcções que foram identificadas no início."

A GfK é a responsável pela medição das audiências de televisão, a par com a Markest, desde Março de 2012, tendo sido escolhida através de um concurso lançado pela Comissão de Análise e Estudos do Meio (CAEM), debaixo dos protestos da TVI e da RTP. A SIC, a APAN e a CAEM, liderada por Luís Marques, da SIC, defendem a GfK. Portugal Telecom (PT) e ZON, que são simultaneamente distribuidores de conteúdos e anunciantes, mantiveram-se afastados da guerra.

Apesar da TVI continuar a ser líder nas duas medidoras, o director-geral da TVI adianta que "a diferença na GfK face à Marktest é de três pontos em Março acima da concorrência e de 1.2% no acumulado do ano".

As dúvidas no rigor do painel são sobretudo a nível das idades, nos mais jovens e nos mais idosos e também na dimensão do agregado familiar... "No último relatório há sobredimensionamento nas idades mais jovens e subdimensionamento nas pessoas de mais idade", defende Luís Cunha Velho, referindo que estes são apenas os casos mais gritantes.

No seguimento da primeira auditoria feita pela PWC, a GfK avançou com alguns reajustes ao painel mas a TVI garante que "não foi feita uma renovação. Nestes últimos 12 meses o novo painel tem feito sucessivas correcções que ainda não estão sinalizadas, desde o agregado familiar à distribuição geofráfica." 

Luís Cunha Velho acredita mesmo que o atual painel não é representativo da população portuguesa. A realização de alguns ajustamentos foi, de resto, pedida por membros da CAEM, que representa as televisões, os anunciantes e as agências de meios.

O conselho técnico consultivo (CTC) da CAEM deverá abordar novamente a questão mas o director-geral da TVI recorda que este organismo tem apenas funções consultivas e que "não terá condições para decidir porque não tem ferramentas que permitam tirar qualquer conclusão". Por isso mesmo, a TVI já enviou uma carta à CAEM a manifestar a sua posição, conclui o director da estação.


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