Boa tarde,
Hoje vou falar sobre a telenovela líder de audiências em Portugal: "Dancin' Days".
A novela é resultante da parceria SIC - TV GLOBO, uma adaptação do original do autor brasileiro Gilberto Braga na GLOBO, e foi escrita em 2012 pelo argumentista português Pedro Lopes, o mesmo autor das telenovelas "Perfeito Coração" e "Laços de Sangue" para a SIC, a última vencedora de um Emmy Internacional.
Analiso assim os "Prós e os Contras" deste programa da SIC...
- "Dancin' Days" está, na minha opinião, muito bem feita.
- Pedro Lopes fez um bom trabalho na adaptação da novela original.
- A história é forte e bem representada: os atores são muito bons: Joana Santos, Soraia Chaves, Joana Ribeiro, Albano Jerónimo, Margarida Carpinteiro, Vitória Guerra, Custódia Gallego, Rita Lello, Ana Guiomar, Débora Monteiro, Pedro Diogo, Cristina Homem de Mello e Sandra Faleiro são os que, na minha opinião, têm feito um excelente trabalho, com destaque também merecidamente para outros atores. As interpretações estão muito bem conseguidas.
- A banda sonora da telenovela é muito boa e adequada a cada momento da história. Só acho que a música "Ai se eu te pego" não fica bem enquadrada na novela.
- Os temas de droga e homossexualidade estão muito bem retratados e ajudam a sociedade a aprender e a saber compreender as situações.
- Os núcleos da novela estão muito bem feitos. O núcleo de "Teresa" e "Lurdes" está muito bem conseguido.
- Os cenários de "Dancin Days" estão igualmente bem construídos, o que faz com que às vezes até nos questionemos se são ou não reais.
Contras:
- "Dancin' Days" tem, na minha opinião, poucos defeitos...
- A constante publicidade ao Dolce Vita Tejo e a outros produtos inseridos na trama, chegam a cansar os telespectadores, até porque muitas vezes, o produto em causa, chega a interromper a novela com alguns segundos de publicidade, fazendo assim um pequeno intervalo.
- O genérico da novela é muito pobre, ainda que a música seja boa... As personagens principais a fazerem poses com várias roupas diferentes não se adequa à novela. Acho que deviam ter feito um genérico com dança, algo parecido com o original brasileiro.
Nota Final:
Numa escala de 0 a 20, dou 17 a "Dancin Days".
E você, concorda com a minha opinião? Comente!
Esqueceram-se de mencionar nos argumentos contra a questão da extensão da novela até aos 300 e poucos capítulos, o que torna a história pouco linear e sem qualquer agilidade.
ResponderEliminarRica rubrica! Que tal um pouco mais de formalidade?! Isto parece um rascunho dos tópicos a tratar num texto!
ResponderEliminarCaro Anónimo 22 DE ABRIL DE 2013 ÀS 15:54,
ResponderEliminarO modelo da rubrica é este, dizer em tópicos os aspetos positivos e negativos de cada programa analisado pelo Diogo Santos.
Para rubricas formais e de texto já existem outras aqui no SIC Blog.
Continue a acompanhar-nos.
Devo dizer que estou em total desacordo com os "contras".
ResponderEliminarNos aspetos negativos de "Dancin Days" não considero que a inserção da pouca publicidade seja um problema, muito menos o centro comercial que serve de cenário exterior à novela.
Obviamente seria melhor se não houvesse nenhuma publicidade dentro da novela, mas ela é precisa para ajudar a pagar ou diminuir os custos do produto, e em tempo de crise ainda mais.
Quanto ao genérico, pobre?! É dos melhores genéricos que já vi em telenovelas portuguesas, na minha opinião claro. As personagens no genérico não se adequam à novela? Não vejo porquê!
São as 3 protagonistas, e cada parte do genérico ilustra um lado da história... Acho que não era preciso terem feito um genérico igual ao original com dança, até porque iria ficar bastante parecido com o de "Avenida Brasil", que então este é que podem, à primeira vista, dizer que não se adequa à novela, mas no fundo tem uma razão de ser...
Boa Tarde a todos.
ResponderEliminarSim, este é o modelo da rubrica: tópicos dos prós e contras.
Acho que o genérico é muito pobre, sim. As personagens a fazerem poses, de um lado para o outro... Não é de todo, na minha opinião, o melhor genérico das telenovelas portuguesas. O de "Rosa Fogo", por exemplo, era muito melhor, e aí sim, retratava a história.
Mas claro, é a minha opinião.
Por favor, em vez fazerem comentários a falar sobre a rubrica em si, façam comentários com a vossa opinião sobre o que é retratado na rubrica.
Obrigado.
Tambem acho o Generico Pobre, a musica e linda mais não combino muito com a novela.
ResponderEliminarSei Lá. Acho que o Portugal necessita do Hans Donner. ( Criador de Aberturas/Genericos da Globo)
ResponderEliminarNovela Muito Bem Feito. estou acompanhando daqui do Brasil.
ResponderEliminarSinto Saudades dos anos 70, no Shopping Tinha o DANCIN' DAYS ai a gente pagava 5 Cruzeiros para ir dançar.
Era Legal :)
As pessoas confundem "simples" com "pobre".
ResponderEliminarO genérico de "Dancin Days" é simples, tem classe, é diferente, não é mais do mesmo.
Eu achei o genérico da "Rosa Fogo" uma foleirada, piroso com aquele rosa a explodir no fim.
E para quem fala sem saber, vejam primeiro os créditos no fecho da novela, para verem que o genérico foi feito pela TV Globo...
Concordo em absoluto João Rodrigo!
ResponderEliminarai meu Deus, só reclamações, façam melhor!
ResponderEliminar