CONCEIÇÃO LINO É DESCRITA COMO "A MULHER DOS SETE OFÍCIOS"

sexta-feira, 31 de maio de 2013


É na TV que dá cartas, mas começou na imprensa e fez rádio. Canta, dança e o marido procura papel para ela no cinema. Quem a conhece rejeita que tenha mau feitio... 

Bonita, exuberante e cómica é como a jornalista e colega Paula Moura Pinheiro recorda Conceição Lino nos seus tempos de faculdade. Colegas de turma do curso de Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, Paula conta que a amiga "era das mais populares e uma referência para a turma. Uma estrela e com muito brilho". 

Paula Moura Pinheiro acrescenta que Conceição foi uma aluna que se destacou "pelo rigor, exigência e perfecionismo". Características que transpareciam até nas festas de Carnaval que tomava a seu cargo e fazia na sua própria casa... "Ela preparava tudo, desde a decoração ao lanche, de forma meticulosa". As duas tornaram-se amigas e chegaram a viajar juntas para Nova Iorque, EUA, cidade onde Conceição Lino já tinha ido algumas vezes... "Tinha lá uns tios a viver e percebi que a São era uma habitué do Metropolitan e da Broadway." 

Concluída a faculdade, Conceição Lino e Paula Moura Pinheiro foram para "a escola do Expresso comocopy desk", lembra Paula Moura Pinheiro... "Era um trabalho meticuloso. Nem sequer podíamos deixar passar uma vírgula. Fomos treinadas para ser rigorosas." A experiência na imprensa foi levada por Conceição Lino para a televisão, primeiro para a RTP e depois para a SIC, onde está desde o primeiro dia... "É rigorosa, exigente e profissional, mas lamentavelmente isso às vezes é confundido com mau feitio", atira Paula Moura Pinheiro. 

Na RTP Conceição Lino conheceu o marido...
Enquanto trabalhava no semanário Expresso, Conceição Lino dava os primeiros passos na RTP como assistente de Pedro Varanda de Castro num concurso. 

Por essa altura, Carlos Coelho da Silva acabava de chegar dos Estados Unidos e foi a uma audição para realizador na estação pública... "Conhecemo-nos, tornámo-nos amigos e percebemos que queríamos viver um com o outro", conta o marido de Conceição. Casaram-se e têm duas filhas, Matilde, de 17 anos, e Luísa, de 13... "Tem um controlo normal sobre elas sem ser uma mãe-galinha", diz ele. 

O marido da apresentadora das tardes da SIC, Carlos Coelho da Silva, realizador de filmes como "O Crime do Padre Amaro", "Amália", ou "Uma Aventura na Casa Assombrada", conta que a mulher o conquistou pelos seus dotes culinários... "É excelente cozinheira, muito criativa e rápida. E, apesar de estar sempre muito ocupada com o programa da SIC, consegue ter tempo para brindar a família com receitas novas." 

A criatividade de Conceição Lino estende-se à jardinagem, gostando muito de "embelezar o jardim". Para trás ficaram entretanto as aulas de canto lírico... "Sentia que a descontraia bastante", recorda Carlos Coelho da Silva, que revela que antes de se conhecerem a jornalista "tocava guitarra". 

O talento da apresentadora para cantar sempre foi conhecido entre os amigos... "Além de ter um vozeirão, tem muita graça", elogiam Paula Moura Pinheiro e Clara de Sousa. Esta última, que já dividiu o palco com ela numa festa da SIC, acrescenta... "Ela gosta de cantar e fá-lo muito melhor do que eu. É mais afinada." 

Diogo Infante "soube através de amigos comuns" que Conceição Lino gostava de cantar e em 2007 lançou-lhe o desafio de subir ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa... "Eu tinha aquela rubrica do "Cantores Improváveis" e fiz-lhe o convite, o que inicialmente a deixou muito preocupada", recorda o ator, que acrescenta... "Tive de a acalmar e depois ficou muito entusiasmada. Foi com muito agrado que a plateia a ouviu cantar".

Mais: o marido de Conceição Lino mantém a esperança de a ter num filme realizado por si... "Ainda não encontrei o papel, mas a questão não está encerrada", garante Carlos Coelho da Silva, que nos últimos tempos tem sido o apoio da jornalista por causa da lesão no pé... "Foi um acidente caseiro. Estava a ajudar a filha durante uma festa e caiu nas escadas".

O bom rapaz... Cavaco Silva
Nos primeiros tempos da SIC, Conceição Lino alinhou com Júlia Pinheiro e Paula Moura Pinheiro na apresentação de um programa que fez história na Rádio Comercial chamado "Os Bons Rapazes". 

Por lá passaram Álvaro Cunhal e Carlos Carvalhas, entre outros, mas Cavaco Silva, que à época era primeiro-ministro, deu-lhe uma nega... "Mas convidou-nos para almoçar com ele em S. Bento porque, disse-nos: "queria conhecer as senhoras porque oiço o programa e gosto muito"", contou Paula Moura Pinheiro. 

As três amigas foram almoçar a S. Bento e até ouviram Cavaco Silva dizer-lhes que: "há anos que não tinha um almoço em que se tivesse divertido tanto sem que lhe tivessem pedido nada". Paula Moura Pinheiro remata dizendo que o ex-primeiro-ministro "até adiou uma reunião que tinha a seguir ao almoço e ficou a conversar com três miúdas, que era isso que nós éramos".

De salientar que Conceição Lino, na SIC, já foi jornalista, onde apresentou diferentes tipos de formatos como "Praça Pública", "Jornal da Noite", "Hora Extra", ou "Nós Por Cá". Já foi jurada no talent show "Portugal tem Talento". Depois passou para o entretenimento, onde apresenta atualmente o programa "Boa Tarde" nas tardes da SIC.

Conceição Lino é assim elogiada pelos seus colegas e amigos, e considerada a "Mulher dos sete ofícios".

Fonte: Noticias TV


6 comentários:

  1. bastava ter so um oficio e ser a melhor....

    ResponderEliminar
  2. Outra que já devia ter marchado para fora da SIC.
    As Tardes da SIC tem de mudar
    14:30-Duas Caras
    15:45-Novo Talk Show
    (Leonor Poeiras e Jorge Gabriel
    18:00-Serie

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente maravilhosa, Conceição!

    ResponderEliminar
  4. Gosto dela...e olhem que sou naturalmente selectivo!!!

    ResponderEliminar
  5. Conceição Lino, merece toda a minha admiração, gosto muito de ver o seu programa. Tem uma apresentação muito simpática.

    ResponderEliminar
  6. Conceição Lino simpática,educada e excelente profissional.Gosto muito do modo como apresenta o seu e nosso programa.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions