RUBRICA: "OLHAR A SIC" - "SALVE JORGE" É A MINHA ESCOLHA

quinta-feira, 6 de junho de 2013


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

"Salve Jorge é a minha escolha para substituir Avenida Brasil"

A SIC anunciou que iria exibir a telenovela brasileira "Salve Jorge", que entretanto já terminou no Brasil. No entanto, os responsáveis da SIC parecem estar agora indecisos entre escolher "Salve Jorge" ou "Amor à Vida" (a sucessora de "Salve Jorge" no Brasil) para substituir "Avenida Brasil" no Horário Nobre.

Do lado negativo desta indecisão estará o título que "Salve Jorge" adquiriu no Brasil como a "novela das 9 com pior audiência". Pelo lado positivo estará o autor, é que enquanto "Salve Jorge" é de Glória Perez, (a mesma autora de novelas como "O Clone", "América", ou "Caminho das Índias") "Amor à Vida" é do famoso e bem sucedido em Portugal, Walcyr Carrasco, (autor de "O Cravo e a Rosa", "Chocolate com Pimenta", "Alma Gémea", "Sete Pecados", "Caras e Bocas", ou "Morde e Assopra") ele que faz a sua primeira "novela das 9" na TV Globo, que, no entanto, é uma história bem diferente das suas anteriores produções, dada a subida de horário do autor na Globo.


"Salve Jorge" aborda assuntos como o tráfico de pessoas e a fé pela figura de São Jorge, além de ter sido ambientada em diversos cenários como o Morro do Alemão, no Brasil, a região da Capadócia, e a cidade de Istambul, na Turquia.

"Amor à Vida" gira em torno dos irmãos Paloma e Félix que começam uma disputa pela direção de um hospital que receberam de herança do seu pai. Félix, como meio de repreender a irmã, irá sequestrar a sua filha recém-nascida e abandona-a numa caixa de lixo. Após perder a sua esposa e filho, durante o parto, Bruno encontrará o bebê e irá adotá-lo, registando-a com seu nome, com a ajuda da sua eterna admiradora e da mãe, a enfermeira.


Apesar de "Salve Jorge" não ter sido um sucesso no Brasil, eu considero que ela é uma boa telenovela e merece ser transmitida em Horário Nobre na SIC, por abordar um tema importante e perigoso como é o tráfico de pessoas e por demonstrar como atuam as redes de tráfico. Mostra também cenários internacionais como a Turquia.

Já "Amor à Vida" pode esperar uns meses, e ser a sucessora de "Salve Jorge" na SIC. Penso que vai ser quase de certeza bem sucedida, tal como foram todas as novelas do autor em Portugal.

Acho que a SIC não deve ter medo de arriscar em "Salve Jorge", pois as novelas de Glória Perez tem uma temática diferente e cativante, mostrando outras culturas para além da brasileira. Em "O Clone" Marrocos, em "América" os Estados Unidos, e em "Caminho das Índias" a Índia.

Também penso que "Salve Jorge" não se adequa às 19h, como plano B, tal como a SIC fez com a telenovela "Fina Estampa", pois são novelas completamente diferentes. "Salve Jorge" tem uma história mais densa e pesada.

"Salve Jorge" deveria arrancar um mês antes de "Avenida Brasil" terminar, dando colada a "Dancin Days", ficando o Horário Nobre da SIC assim...

21:30 Dancin Days
22:10 Salve Jorge
23:00 Avenida Brasil (último mês)
23:55 Páginas da Vida (R)

Autor: João Rodrigo

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


12 comentários:

  1. Por mim, Salve Jorge poderia ser descartada... eu pessoalmente não gosto das novelas da autora. No entanto concordo que as mesmas sempre formam bem sucedidas (de certa forma e tendo em conta as circunstâncias em que foram exibidas) na SIC.

    Eu jogava pelo seguro e faria:

    21h30. Ambição
    22h30. Amor à Vida
    23h30. Salve Jorge

    ResponderEliminar
  2. Penso que a SIC deve voltar a ter 2 produções inéditas brasileiras
    21:15-Ambição
    22:20-Amor à Vida
    23:20-Salve Jorge

    Fica a minha opinião

    ResponderEliminar
  3. Nem uma nem outra. Não estão à altura de Avenida Brasil. Assim, sendo comecem já a gravar uma segunda produção nacional.
    Ou então: adeus horário nobre

    ResponderEliminar
  4. Porque é tem de ser "novelas das 9"?
    A SIC pode exibir Cordel Encantado, A vida da Gente, Amor Eterno Amor, Lado a Lado, Flor do Caribe, Sangue Bom...

    todas podem ser a eleita.

    Por teu um elenco parecido, mas uma história diferente e por ser a mais antiga... cordel encantado é o meu voto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai está concordo consigo
      Por exemplo:

      22:00-Cordel Encantado
      23:00-Lado a Lado

      A SIC se conseguisse
      14:30-Boa Tarde!
      18:00-Flor de Caribe
      19:00-Cheias de Charme (Amor Eterno Amor)

      Eliminar
  5. Caro Anónimo 6 DE JUNHO DE 2013 ÀS 21:39

    Quais são os seus argumentos para dizer que nem "Salve Jorge" nem "Amor à Vida" dever ser exibidas pela SIC? Gostaria que justificasse a sua opinião...

    É que "Amor à Vida" vai ser exibida de certeza na SIC. A única que pode estar em dúvida é mesmo "Salve Jorge".

    ResponderEliminar
  6. As minhas escolhas são "Amor à Vida" ou o remake "Saramandaia", esta última estreia no dia 24 de Junho no Brasil 3 substitui "Grabriela" no horários das novelas das 11 da noite no Brasil.

    ResponderEliminar
  7. Faça Amor, Não Faça Guerra6 de junho de 2013 às 23:52

    Pelo que tem sido publicado aqui no blog, a opção eu prefiro foi a última apontada pela Júlia Pinheiro, em que "Salve Jorge" iria substituir "Cheias de Charme" e "Amor à Vida" iria substituir "Avenida Brasil".
    Agora, o que eu gostava mesmo que substituísse "Avenida Brasil" era "Cordel Encantado". Para o horário das 19, não sei, mas alternativas não faltam.
    Em relação à substituição de "Páginas de Vida", como, em princípio, é para manter uma repetição, novelas boas também não faltam.
    No caso de "Saramandaia", penso que esta novela deve ser passada no outono/inverno, por uma razão simples. Como esta novela vai ter muitos efeitos especiais, vai estar muito ligada ao domínio do fantástico, ela decerto será vista principalmente pelos jovens (por jovens quero dizer pré-adolescentes/adolescentes... até aos estudantes universitários). O mesmo público que o dos filmes "Harry Potter", "Senhor dos Anéis"... aliás, a Globo contratou para a equipa que iria tratar dos efeitos especiais dessa novela uns senhores que fizeram parte da equipa desse efeitos nos filmes do "Harry Potter". E esse público na primavera/verão sai à noite para confraternizar, estar com os amigos.

    ResponderEliminar
  8. Cordel Encantado é um ótima novela pra substituir cheias de charme
    a novela foi exibida em 2011, uma novela perfeita!

    Amor à Vida substituir Avenida brasil
    Muito Drama, os portugueses adoram!

    Salve Jorge na minha opinião é uma novela ruim, toda errada, a autora se perdeu.

    ResponderEliminar
  9. amor a vida de longe...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions