Este verão promete ser mais quente do que nunca ao domingo à noite...
Os trunfos estão lançados e no primeiro
impacto não poderiam ter dado mais que falar! SIC e TVI estrearam no mesmo dia
dois formatos em condições diferentes.
"Cante se Puder!" é gravado e ocupa apenas metade da noite juntando anónimos e famosos conduzidos por uma dupla de apresentadores Andreia Rodrigues e César Mourão. Já "Dança com as Estrelas" é em direto e ocupa a noite toda de domingo com famosos a dançarem ao ritmo de Cristina Ferreira a solo.
"Cante se Puder!" é gravado e ocupa apenas metade da noite juntando anónimos e famosos conduzidos por uma dupla de apresentadores Andreia Rodrigues e César Mourão. Já "Dança com as Estrelas" é em direto e ocupa a noite toda de domingo com famosos a dançarem ao ritmo de Cristina Ferreira a solo.
Mas com tantas diferenças, as audiências de
um e de outro pouco se diferenciaram! A polémica instalou-se quando surgiram
dois tipos de audiências supostamente da mesma empresa de medição, a GfK.
Ninguém percebia porque num lado o "Dança com as Estrelas" tinha mais
espectadores, e no outro lado o "Cante se Puder!" aparecia como o
programa mais visto do dia. Os intervalos estavam na origem dos diferentes
resultados.
No entanto, e visto que os dois programas ganharam, cada um à sua maneira, SIC e TVI não perderam tempo e utilizaram os
seus argumentos válidos para anunciarem que as suas apostas venceram a noite de
domingo. É verdade, e nem de um empate se trata! Ambas ganharam mesmo, mas por
pontos de vista diferentes.
A SIC afirmou que... Segundo as audiências da GfK, numa análise por classes
sociais, liderou nas principais classes comerciais, em detrimento da classe C,
a mais pobre e menos letrada, a qual parece querer cativar por exemplo com
apostas como "Portugal em Festa" ao domingo à tarde.
O "Cante se Puder!" alcançou shares nos targets comerciais
ABCD 15/54 de 37,3%, e no ABCD 25/54, de 36,3%, posicionando-se na
liderança destas respetivas classes. Deste modo, os espectadores até aos 54
anos, das várias classes sociais (exceto a C) estiveram a ver o "Cante se Puder!" que resultou numa média de 40%
de share.
Esta estreia da SIC, foi, de acordo com a
estação, a melhor estreia aos domingos desde março de 2012!
A TVI afirmou que... Segundo as audiências da Marktest, o programa mais
visto da televisão portuguesa no dia de domingo foi o "Dança com as
Estrelas", com uma audiência média de 1 milhão e 221 mil espectadores,
correspondendo a 37,5% de share.
Ao longo da emissão, foram mais de 3,4
milhões os espectadores que sintonizaram o programa de Cristina Ferreira na
TVI.
A TVI anunciou que a liderança não lhe
escapou nem por um minuto, desde as 21:29 às 00:42, com a SIC a ficar-se por um share de 23,4%
e a RTP1 com 9,1%.
Recorde-se que a medidora oficial de
audiências na televisão portuguesa é a GfK,
e são os dados dela que contam para o mercado publicitário e para a SIC.
Maior e melhor audiência vai mesmo para o desespero e histerismo da TVI, especialmente com tanta tentativa de monopolização em revistas e jornais, auto-promoções e depois ter resultados assim. Isso sim, é o que é mais divertido no meio disto tudo. Pena que a SIC tenha decidido ser cópia (má) aos domingos à tarde e não seja opção e com isso não dê mais uns ataques à TVI. Afinal que queria a SIC tentar ganhar com isso? Este tipo de asneira era mais do que evitável e quem ainda sofre é quem quer algo diferente e apanha com o mesmo em todos os canais generalistas. A SIC é a SIC... e devia pensar nisso...
ResponderEliminarPorque e que a tvi teima em usar a marktest quando de nada lhe serve. E so para cobrir os olhos ao povo..
ResponderEliminarA TVI ganhou em qualquer uma das medidoras... há gráficos que provam isso! A SIC sim provou a sua inveja e mau em perder ao utilizar dados que nem sequer são os oficiais da GFK e que incluem os intervalos da concorrência xD Ahaha Mau era se não ganhasse... O problema é que no verdadeiro confronto directo (sem petas de intervalos nem de farsas da SIC) a TVI lá ganhou mais uma vez, como sempre:
ResponderEliminarSIC - 14.8/30.8%
TVI - 16.2/33.7%
Ups! Hahaha
ResponderEliminarMas qual o interesse de uma medidora que não é oficial?
Com o mesmo direito, poderiam aparecer no mercado mais medidoras marginais! Era giro!
Claro que a confusão não se instalava...pois é considerado apenas o que é oficial, a GfK!