RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - A TV E AS ELEIÇÕES

sábado, 14 de setembro de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, por Nuno Azinheira.

A TV e as eleições

Muito francamente, percebo, e até simpatizo, com a lógica do "unidos venceremos". A decisão, obviamente concertada, de RTP, SIC e TVI sobre a forma como (não) vão cobrir as autárquicas é um sinal, pouco habitual, mas saudável, de que os principais operadores de televisão sabem colocar-se de acordo em matérias essenciais e quando se trata defender o jornalismo. É disso que se trata. 

Não vale a pena fazer, neste particular, uma cruzada contra a Comissão Nacional de Eleições. Ela está apenas a interpretar, de uma forma espartana, é certo, mas a interpretar, a lei eleitoral. Não é, pois, a CNE que está mal, é uma lei bafienta e bolorenta feita para os primórdios da nossa vida democrática e que, quase 40 anos depois, precisa de ser adaptada. 

Sejamos claros: o princípio da Liberdade e da igualdade de oportunidades são valores fundamentais mas é impossível - não é difícil, é impossível - dar o mesmo enfoque, o mesmo tempo, o mesmo espaço mediático a todos os candidatos que, por à face da Lei terem os mesmos requisitos, avançam para as autarquias. A realidade hoje não é mesma de antigamente. Hoje, a realidade político-partidária, com a fragmentação do espetro tradicional e o crescimento exponencial das candidaturas independentes, faz que em muitos dos 308 concelhos haja sete ou oito candidatos em compita. 

E, apesar de todos terem os mesmos direitos à face da lei, nem todos têm o mesmo peso jornalístico. Não, lamento, o jornalismo não é uma mera repartição pública onde se entrega um formulário. O jornalismo tem critérios. E são os jornalistas que os definem, não são os políticos nem os legisladores. Mas esta unidade televisiva tem perigos. Vários. Como amanhã explicarei na segunda parte desta crónica.

Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions