Atores revelam o que esconde o olhar penetrante de Joana Santos. À protagonista da novela 'Dancin"Days' agradecem a paixão com que representa.
A campainha da escola toca e anuncia o fim de mais um dia de aulas. Joana Santos ainda menina, de mochila às costas, sorri. Chegou, finalmente, a tão aguardada hora de poder ir jogar ao berlinde e brincar aos Power Rangers com os amigos do bairro. Nascida em 16 de novembro de 1985, em Lisboa, foi também "embalada" por uma brincadeira que tropeçou com o palco. Estava longe de sonhar que um dia seria estrela na televisão. Hoje, aos 26 anos, é protagonista na SIC da nova novela Dancin'Days.
Completava o ensino secundário quando foi desafiada pelos colegas de turma a aceitar o primeiro papel: imitar a professora de Português numa peça de teatro escolar. A atuação acontece e Joana Santos ouve, logo ali, os primeiros elogios. Os professores reconhecem-lhe talento e perguntam-lhe: "Joana, já pensaste em ser atriz?" Mas naquela altura Joana Santos, que se encontrava a estudar no agrupamento de Economia, tinha a cabeça muito confusa. Estava longe de imaginar que caminho profissional queria seguir. Arrastava o sonho de criança de ser arquiteta ou, quem sabe, arqueóloga, por culpa do filme Jurassic Park. Tinha no horizonte a hipótese de seguir Gestão de Empresas.
Inicia aos 14 anos os trabalhos como manequim. Desafiada pela diretora da agência de modelos onde está inscrita, Joana Santos concorre a um casting para um papel em televisão. Aos 19 anos é, então, escolhida para integrar o elenco da novela Fala-me de Amor, exibida na TVI. Interpretou Ana Luísa Parreira, uma jovem violada. Este seria o primeiro passo no seu trajeto como atriz. Em 2006 prossegue na TVI, desta vez na produção Ilha dos Amores. Em 2008 muda-se para a SIC, integrando o elenco da série juvenil Rebelde Way, uma adaptação argentina realizada pela SIC. Atílio Riccó, realizador brasileiro e coordenador de Rebelde Way, recorda a prestação de Joana Santos: "Ela sempre foi uma excelente atriz. Estava sempre disposta a fazer melhor", lembra o ator e produtor. Em 2009, na RTP1 participa na série humorística Um Lugar para Viver, no papel de Marie Pereira, e faz ainda uma participação especial na série policial Cidade Despida. Mas é em 2011 que Joana Santos ganha maior popularidade junto dos portugueses. Vê ser-lhe entregue o papel de protagonista na novela Laços de Sangue, exibida na SIC. Ao lado dos atores Diogo Morgado e Diana Chaves, dá vida à vilã Diana Silva. Excelente de tão má que é à frente das câmaras de televisão, conquista a crítica e milhares de telespectadores. Pedro Lopes, autor da novela, lembra o dia em que Joana concorreu ao casting para Laços de Sangue: "Percebemos de imediato que ela era a atriz certa. Despertou-me a sua intuição, inteligência a ler o texto". Dia após dia, Joana Santos distingue-se no plateau: "A Joana é muito focada. Tem a capacidade de perceber a personagem cena após cena. Com ela esquecemo-nos de que está a representar."
Também a consagrada atriz Lia Gama que na trama foi Eunice, mãe da vilã Diana, elogia o profissionalismo de Joana Santos e a honestidade com que enfrenta as câmaras: "Ela é muito talentosa. Tem muita interioridade, está tudo nos olhos dela. Ela imprime muito bem as emoções das personagens." Carla Chambel, uma das responsáveis pela direção de atores da novela Laços de Sangue, enaltece o espírito de sacríficio e de total entrega que Joana Santos dá aos papéis. "Ela é uma pessoa muito disponível, ouve as indicações e é uma pessoa preocupada com a perfeição." Não há quem não lhe elogie a humildade. Jona, como se descreve a própria, tem os pés bem assentes na terra. "Ela não é nada deslumbrada com a fama e o mediatismo. É uma pessoa muito simples e muito divertida", avalia o argumentista Pedro Lopes.
Sem ter frequentado o Conservatório, Joana, que já assumiu ser mais fácil chorar do que rir à frente de uma câmara de televisão, procura ser melhor atriz. E conta Carla Chambel que ela "foge" das palavras elogiosas. "Recebe o elogio quando lhe dizemos que a cena está perfeita e agradece. Mas não é o estilo de atriz que o procura." E, de facto, Joana Santos não procura ser elogiada até porque trava, desde criança, uma dura "batalha" contra si mesma. Não suporta corar. Mais: odeia que lhe digam que está a corar. "Sim, ela cora com muita facilidade (risos)! É engraçado porque a vemos a encarnar personagens tão densas. Corar dá-lhe uma genuidade tão boa... ", conta Carla Chambel.
Fada do lar empenhada e amigável, Joana Santos tinha 22 anos quando saiu de casa. A obrigação de se "desenvencilhar" entre quatro paredes fê-la descobrir outra paixão: a cozinha. Tornou-se especialista em pratos feitos no forno. Um dia, admitiu, gostava de abrir um restaurante.Vive para já um romance à distância. Tem o namorado, Ilya Yamasaki, a trabalhar no Brasil. Herdou do pai o jeito para o desenho e da mãe o sorriso. Mestre na arte de representar, Lia Gama, de 68 anos, está certa de que Joana vai vencer com brio como atriz: "É preciso ter muito amor pela profissão. E a Joana Santos tem. Ela não quer ser vedeta, quer ser atriz."
Fonte: Noticias TV
A Joana Santos arrasa como actriz!
ResponderEliminarClaro que alia o jeitinho especial para a representação, que nasceu com ela, com o facto de estar a ser diplomada pela melhor escola de novelas, a Globo!
A sua participação em duas novelas em parceria com a Globo, «Laços de Sangue» e «Dancin Days»...dão-lhe aquela «souplesse», que todos os actores ambicionam!
Tens razões para sorrir, és melhor atriz de Portugal com potencial de fazer inveja, essas k se dizem atrizes têm k aprender mto contigo, tu és mto natural e genuína, ensina a essa gente como se representa.
ResponderEliminarMinhas Sras. aprendam com Joana Santos.
Aguinaldo Silva já anunciou - pra todas as mídias possíveis - aqui no Brasil que Joana Santos será a protagonista de sua próxima novela (possivelmente em 2014).
ResponderEliminarEla e que merecia o premio revelaçao
ResponderEliminarso 2014 ?! borring
ResponderEliminar