PEDRO ABRUNHOSA CRÍTICA AUSÊNCIA DE MÚSICA PORTUGUESA EM "ÍDOLOS 5"

quinta-feira, 7 de junho de 2012


Em todas as edições do "Ídolos" existem sempre criticas à falta de música portuguesa. Depois de uma primeira Gala em que apenas um concorrente cantou em português, e na 2ª nenhum, Pedro Abrunhosa, em conversa com o site A Televisão falou sobre a ausência de temas nacionais no programa da SIC.

“Estes concorrentes pertencem a uma geração cujos pais já ouviram o discurso de que Portugal desistiu e, portanto, são concorrentes que, eles próprios têm uma, eu não diria ignorância sobre a realidade cultural nacional, para não dizer política e etc, mas cultural, em relação aos escritores, aos compositores, em relação à própria geografia e em relação à música, porque eles são a emergente geração que já provém de um discurso da falência do país.”

Pedro Abrunhosa diz ainda que “noto enquanto músico, em cima do palco, e não estou sozinho nisto, que há uma cada vez maior projeção desta geração em programas de televisão americanos, em conceitos de moda americanos, do que o defendo, isto é altamente preocupante para uma identidade europeia e portuguesa. É isso que está em causa aqui. Não é a música portuguesa que está em causa. Está em causa o sistema em si. Está em causa o sistema de a própria linguagem com que os políticos têm sabido levar um certo discurso derrotista.”


O cantor e jurado é da opinião que “a grande questão está naquilo que está no interior, na linguagem em português. E isso foi dito várias vezes aos concorrentes. Por várias vezes perguntei aos concorrentes para que país eles julgavam que estavam a fazer uma audição, por inúmeras vezes, os concorrentes não sabiam nenhuma canção em português. Como se nós não tivéssemos cancioneiro. Como se não tivéssemos tido um Zeca, um Fausto e um Palma e uns Xutos, e etc. Não sabiam uma única canção”. Pedro refere anida: “E foram concorrer, fazer uma audição para um Ídolos. Mas de que país é que eles são? Se tornarem Ídolos a quem é que eles vão vender discos se eles próprios renegam de onde provêm? Vão ser Ídolos para Nova Iorque directamente?”.

Na opinião de Pedro Abrunhosa esta “é uma questão política, sociológica e cultural. Não tem a ver com o concurso. E nós estamos a combater isso no discurso pedagógico com eles e a tentar, de alguma forma, e como o Manuel diz durante as galas e as audições, quando eles são chamados a cantar em português é que se revelam o verdadeiro cantor que está dentro deles, porque o português é muito mais complicado de defender. Muito mais.”


Fonte: atelevisão

1 comentários:

  1. Primeiro aprendes a cantar e depois vais estagiar como juri. Babaca!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions