Num país de brandos costumes como Portugal, muito se tem falado das imagens passadas nos diários de 'Casa dos Segredos 3' e em 'Gabriela'. Serão, afinal, um atentado ao pudor? No Regulador já deram entrada 36 queixas. À NTV, responsáveis da TVI e da SIC defendem os seus produtos...
Quase dois meses depois da estreia de ambos os formatos, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já recebeu 36 participações que visam o reality show Casa dos Segredos 3 e a telenovela brasileira Gabriela. Se no primeiro caso há diversos tipos de queixas, no segundo todas as participações estão ligadas às cenas ousadas da novela... "A Entidade Reguladora para a Comunicação Social regista a entrada de quatro participações contra a telenovela Gabriela, exibida pela SIC. Estas participações referem-se a questões como a apresentação de imagens e linguagem de teor alegadamente inapropriado para o horário da sua transmissão".
Já sobre o reality show da TVI, as queixas são mais dispersas... "A ERC regista, até à presente data, a entrada de 32 participações visando o programa Casa dos Segredos 3, transmitido na TVI. Estas participações referem-se a questões como alegados insultos e ameaças à integridade física de alguns concorrentes, publicidade enganosa, linguagem e imagens de teor inapropriado, alegado consumo de estupefacientes e falta de imparcialidade na condução do programa".
Confrontado com estas queixas, Bruno Santos, diretor de Conteúdos e Formatos da TVI, admite que é algo com que já contava... "Este é um tipo de formato polémico, mas fazemos tudo para que isso não aconteça, apesar de sabermos sempre que vão existir. Se até o Jornal das 8 recebe queixas". Ainda assim, o responsável é da opinião de que... "muitas das vezes as queixas que a ERC recebe são de movimentos de pessoas que fazem abaixo-assinados entre várias e que depois dez ou mais pessoas enviam como se fossem várias queixas separadas, mas são as mesmas queixas", e ressalva: "A Casa dos Segredos cumpre a lei. Não emite conteúdos que possam infringir a lei."
Luís Marques, diretor-geral da SIC, não tem conhecimento de nenhuma queixa contra "Gabriela", mas admite que "é natural que se fale disso". No entanto, salienta... "Por conter cenas mais ousadas, é evidente que não é para um público das 21.30, é mais das 22.20, por aí. E as imagens não são suficientemente chocantes. Aquilo é uma obra artística. E não me parece que seja assim tão chocante que justifique outro horário", defende o responsável, acrescentando... "A novela é um clássico e é diferente da Casa dos Segredos. É uma obra gravada, é ficção, não podemos ter um controlo, enquanto a Casa dos Segredos se passa em tempo real. E a mim choca-me algumas coisas que se passam na Casa dos Segredos."
Luís Marques não concorda que o sucesso de "Gabriela" esteja relacionado com as cenas mais ousadas... "Não tem qualquer influência, a Gabriela é um clássico, é um grande produto de televisão, tem níveis de procedimentos artísticos altíssimos, a Globo não se poupou a grandes investimentos, e isso é notório no produto final".
"A "Casa dos Segredos" foi líder na segunda-feira e não foi por esse tipo de conteúdo mais ousado"
O crescimento entre 100 e 200 mil espectadores nas últimas semanas coincidiu com a primeira vitória do Diário da noite, apresentado por Leonor Poeiras, que, na passada segunda-feira, e pela primeira vez em cinco semanas, ultrapassou a sua concorrente direta, a novela "Dancin' Days", da SIC. Uma situação que merece um comentário por parte do diretor de Formatos e Conteúdos da TVI... "A Casa dos Segredos foi líder na segunda-feira e não foi por esse tipo de conteúdo mais ousado. Foi um momento bonito, um reencontro de amor", frisa Bruno Santos, referindo-se à missão da concorrente de Tatiana, que regressou, durante a emissão, para os braços do namorado, Rúben, depois de um dia de afastamento. "Batemos Dancin' Days e não foi por cenas ousadas no nosso produto. Não há nada mais novelesco do que isso".
Luís Marques, não mostra receios com a vitória de "Casa dos Segredos" sob "Dancin' Days" e frisa... "Se há algo que não é segredo é como é que se pode fazer audiências com a Casa dos Segredos. Mas Dancin' Days está a ter um grande desempenho. É natural que à medida que a narrativa [do realityshow da TVI] se vai desenvolvendo, que vão sendo introduzidos ingredientes mais picantes, que o programa suba, é um programa em direto."
Bruno Santos da TVI confessa... "Nós apostamos, sobretudo, em duas grandes temáticas: no romance e no humor e esses são os pilares da Casa dos Segredos. E visam sobretudo promover o romance", desdramatizando as acusações de que as festas em que há álcool à disposição dos concorrentes sejam aqueles em que há mais excessos e, consequentemente, cenas mais ousadas... "Os excessos que aconteceram na Casa nem sempre foram com álcool. No caso do jogo do bate-pé, foi uma situação específica, em que não havia álcool. E não fazemos festas todos os dias", afirma o responsável, referindo-se às críticas que foram feitas às imagens difundidas há uma semana, em que os concorrentes foram convidados a divertir-se num jogo em que muitos deles acabaram por ficar em trajes menores. Imagens que passaram no diário de horário nobre da TVI.
Já sobre as muito comentadas cenas de sexo do casal Rúben/Tatiana, Bruno Santos refere que há um cuidado redobrado, e que nunca há certezas sobre o que se passa debaixo dos edredões... "Este ano tivemos uma conversa prévia para a edição das cenas. E não passámos as cenas da Tatiana e do Rúben debaixo dos edredões no bloco das 21h30, só no Extra, da Iva Domingues, depois da meia-noite, e com bolinha vermelha no canto. Tivemos esse cuidado. E uma pessoa a fazer striptease, em que não mostra nenhuma parte íntima, não me faz confusão. Se os telespectadores ligarem para a concorrência, as imagens são mil vezes pior", acusa.
0 comentários:
Enviar um comentário