Francisco Penim, antigo director de Programas da SIC, é o novo colunista do Correio da Manhã. A partir de 1 de Junho, o jornalista será responsável pela coluna ‘Director de Bancada’, publicada de segunda a sexta-feira, em que faz uma análise do universo televisivo.
“Há dois temas que vão ser recorrentes: as audiências e os orçamentos de grelha. A minha experiência profissional permite-me falar à vontade sobre estes dois assuntos, que estão sempre ligados”, afirma Francisco Penim, que classifica o mercado televisivo actual como “imaturo”.
“As pessoas querem mais do mesmo e as novelas da TVI são a prova. Por isso, quem quiser combatê-las tem de fazer igual, mas melhor”, explica Penim, que pretende mostrar aos leitores do CM no que consiste, exactamente, o cargo de director de Programas de um canal.
“Os espectadores não têm noção do que é gerir uma grelha e de como esta está condicionada por vários factores, desde o orçamento a contratos comerciais, passando pelo dia da semana em que um programa é exibido, o horário, se está a chover... Tudo isto determina as audiências e o retorno do investimento. Além disso, um orçamento elevado nem sempre é garantia de audiências”, adianta.
Correio da Manhã
fala, fala, fala mas quando esteve lá só uma coisa fez sucesso: Floribella. e foi a 1.ª série porque a 2.ª nem digo nem conto.
ResponderEliminarAgora sim vai-se ficar a saber se Penim são de mal com a sic ou continuam amigos como dantes... eu espero para ver
Familia Superstar se foi era a par da 1ª série de Floribela o melhor dele.
ResponderEliminar