Crónica de Nuno Azinheira

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um intervalo em má hora, na TVI
'Sentimentos' liderava, mas um incompetente intervalo fez as audiências virarem por completo. Ganhou 'Viver a Vida'.
A TVI cometeu segunda-feira um erro de palmatória, daqueles que José Eduardo Moniz não cometeria se ainda estivesse lá. Eram 23.44. A estação tinha no ar a novela Sentimentos, que ia liderando a audiência, em competição directa com o Prós e Contras na RTP1 e Viver a Vida na SIC.
O episódio de Viver a Vida, já se sabia, era especialíssimo, com o acidente de viação que vai deixar Luciana (Aline Moraes) tetraplégica e mudar todo o rumo da história de Manoel Carlos. A SIC promoveu competentemente o episódio, anunciando-o de diversas formas. Os jornais e as revistas deram páginas inteiras a este assunto.
E o que fez a TVI às 23.44? Um intervalo. Um intervalo de quase 15 minutos, que matou o programa que tinha no ar e que deu a liderança de bandeja à SIC. E precisamente no momento em que o autocarro que transportava Luciana se virava em Petra, local do acidente fatídico. Resultado: Sentimentos, que começou com 37% de quota de mercado, acabou com 25. Em contraponto, a novela brasileira da SIC, que iniciara o capítulo com 17%, duplicou para os 34 pontos percentuais.
Um erro de palmatória pouco habitual na TVI, acostumada a queimar os breaks dos adversários, a surprimir intervalos e a fazer de tudo na batalha da concorrência. Independentemente do custo comercial destas manobras de contraprogramação, uma coisa é certa: com Moniz ao leme, Nuno Santos não teria tido esta pequena alegria.

5 comentários:

  1. Para alem dos dados serem falsos...

    Na segunda feira a tvi em Sentimentos teve 30 de share e VAV teve 25, só se estiveres a falar da 2ª parte, mas no total podes ver no top ganhou a novela da tvi com 30 de share.

    Para alem disso, não é burrice, as televisões têm de ter um intervalo de 15m a cada uma hora e VAV tem o intervalo às 23 horas e depois tem hora e meia directa, o Cunha Velho prefere começar a novela colada do que dar intervalo e a novela dar depois sempre seguida.

    Se a novela dá seguida, antes da meia noite tem de ter intervalo de 15m para publicidade senão a tvi perde dinheiro.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Miguel. Tu é que sabes, mas eu já publiquei esta crónica. Fará sentido estarmos os dois a postar a mesma coisa?
    Como é sabido eu peguei nas crónicas do DN há muito mais tempo, no entanto, não está lá a dizer - exclusivo Televisão-Opinião.
    Só não faz sentido tu postares uma crónica que eu já publiquei. Porque não vais antes às crónicas do Francisco Penim, ao Correio da Manhã? Assim, já não há risco de repetição.
    É só uma sugestão.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa.
    Acho que já percebi.
    Como vi de segunda a sexta às 23:00, pensei que ias postar agora as cronicas sempre a essa hora.
    Mas já percebi que se refere ao horário de Viver a Vida.
    Sendo assim, peço desculpa pelo equívoco.
    Já percebo porque colocaste a crónica.

    ResponderEliminar
  4. DS, eu só pbliquei esta crónica pk a achei interessante sobre Viver a Vida. Longe de mim copiar alguém! Esta crónica foi publicada só esta vez... Ok no problem ;)

    Emanuel... Os dados são reais. Foi durante os 15 minutos que Viver a Vida chegou a esse patamar... (A CRÓNICA É DE NUNO AZINHEIRA E NÃO MINHA).

    Se queres debater esse assunto aqui podes fazê-lo e ainda podes debater com o próprio crónico do DN. Pedes o mail dele ao DN e depois debates este assunto.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Miguel, os dados são reais mas ele só fala então da 2ª parte.

    No total venceu a novela da tvi, 30, 25.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions