.
Esta semana não irei falar exclusivamente da SIC, embora o faça. Vou falar de uma produção que esta exibe, mas que não é sua: Viver a Vida. A novela de Manoel Carlos é, para mim, o melhor produto de ficção que a estação tem no ar durante a semana. A história, que tem um “Q” de real, tem também um “Q” de qualidade, o da GLOBO. É indiscutível que a estação brasileira leva anos de avanço na escrita e produção de qualquer formato, em relação aos portugueses. É também indiscutível que foi esta a ajudar a SIC no seu início, e que será esta a ajudá-la novamente…
O potencial das novelas portuguesas, ainda que tenha melhorado bastante nos últimos anos, não é o mesmo do das novelas brasileiras, ficando ainda aquém. A SIC já teve no ar a novela portuguesa “Podia Acabar o Mundo” e tem actualmente “Perfeito Coração”, podendo-se constatar a evolução na produção e escrita entre as duas, ainda há muito por onde melhorar.
Ora, existindo um elo de ligação entre a SIC e a Globo, antes de avançar com uma novela portuguesa no canal, não seria melhor uns workshops no Brasil? Não é desmérito nenhum aprender sempre mais e não quer dizer que os profissionais portugueses não sabem o que fazem. Simplesmente lhes falta algo…um “Q”de qualquer coisa…
Anselmo Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário