Olá sejam muito bem vindos a mais um “Olhar Atento”, a crónica de sexta-feira aqui no SIC Blog. Tal como vos prometi na semana passada trago novas surpresas e rubricas.
Pérola da semana: No passado sábado a SIC ofereceu-nos um momento televisivo absolutamente fabuloso, falo do programa “Alta Definição” com Clara de Sousa. Eu já era fã da Clara pelo grande profissionalismo com que se apresenta em todos os projectos mas agora estou completamente encantado pela pessoa que Clara de Sousa é. Na entrevista a jornalista demonstra todo o rigor e empenho com que sempre trabalhou na redacção de Carnaxide e afirma que um pivô só pode ser credível e coerente se tiver sob controlo toda a informação sobre o que está a relatar. Como mulher considera-se uma pessoa simples que liga aos pequenos prazeres do quotidiano e demonstra que apesar da mãe ter falecido ainda a sente muito presente no seu dia a dia, o que a conforta. A ex mulher de Penim também diz que não gosta de pessoas falsas e maliciosas e o que mais valoriza nas pessoas é a sinceridade, adora pessoas que “sorriem com o olhos”. Resta-me dar os parabéns a toda a equipa do programa e à Clara porque o resultado final da entrevista foi fenomenal.
Rating da semana: Todos os dias dou uma olhadela pelas audiências dos vários canais, esta semana destaco e analiso o programa “Companhia de Reis”.
Pela manhã o programa teve como apresentadores Sofia Cerveira e José Figueiras e o rating de 1.6 foi desastroso, o share não fugiu muito ao habitual de Companhia das Manhãs cerca de 18%. Este resultado deveu-se na minha perspectiva ao facto do programa ter poucos motivos de interesse e aos apresentadores que são muito apáticos, falta-lhes garra e energia.
Por volta das 14 horas entraram em cena Merche Romero e Nuno Graciano e o programa conseguiu ir cativando os espectadores. Apesar da temática ser a mesma e ter pouco interesse Merche e Graciano conseguiram encher o ecrã e demonstraram mais uma vez uma energia fabulosa e muita animação o que se traduziu em 3.7 de rating e 27% de share.
Recordo que no dia anterior as “Tardes da Júlia” fizeram 3.1 de raring e quase 29% de share vencendo “Vida Nova” e com a “Companhia de Reis” o rating caiu para 2.6 e o share para quase 24%.
Concorrência de peso: Neste espaço sobre televisão achei por bem falar um bocadinho das grandes cartadas da concorrência. Na época festiva que atravessamos a RTP teve uma ideia genial com a qual fiquei absolutamente deliciado, refiro-me aos especiais “Preço Certo e Jogo Duplo” cujos concorrentes foram os habituais protagonistas do programa.
O primeiro dos programas a ser transmitido foi o “Jogo duplo” com Fernando Mendes na apresentação e José Carlos Malato a concorrer. O Mendes a tentar imitar o Malato é de rir, Ana Galvão esplendorosa como sempre, Joana Teles muito divertida e o Malato a tentar vencer o Alexandre mas sem sucesso. Eu só alterava a pessoa que fez o habitual trabalho de Joana Teles, em vez de Miguel Vital acho que teria muita mais graça a Lenka ou a Cristina.
Depois foi a vez de José Carlos Malato apresentar o “Preço Certo” com Fernando Mendes a concorrer. O Malato fez de tudo para se assemelhar ao Mendes, até as piadas sem graça não faltaram, as regras do programa é que o apresentador se esqueceu de estudar e meteu alguma água mas fez-me rir bastante e isso é o que importa.
Em suma considero que o que falta à televisão Portuguesa é inovação e isso não faltou nestes dois programas.
Não perca a próxima crónica, porque aqui as novidades são uma constante.
Sem comentários:
Enviar um comentário