terça-feira, 9 de março de 2010

Discurso Directo


Boa noite. Seja bem-vindo ao Discurso Directo desta semana. Hoje, o Miguel Reis é o entrevistado.

Mulheres Apaixonadas tem conseguido boas audiências. Na maior parte da semana, lidera no horário em que é transmitida. No entanto, a novela está a terminar, estreando na próxima segunda-feira, A Armadilha. O que esperas dos seus resultados?
Eu acho que esta foi uma má escolha tal como já disse. A SIC teria sido mais esperta em fazer a reposição de um êxito como por exemplo, Páginas da Vida. Eu já tinha visto no Youtube alguns episódios mas detestei... Espero que o público goste desta armadilha, pois é este um horário importante que dá força a Vida Nova.


Perfeito Coração tem estado abaixo das audiências, até aqui obtidas. Normalmente na casa dos 22% de share, o que achas que tem prejudicado a perfomance da novela da estação de Carnaxide?
Sem dúvida que o motivo que vou referir não é o grande culpado, mas é cúmplice. Falo do irritante e absurdo passatempo sobre a novela. Ninguém gosta de ser interrompido na visualização de uma novela, ainda por cima para uma coisa destas. Os últimos minutos da novela são depois a pergunta e a resposta. Nesses escassos minutinhos, o público muda logo de canal e a novela deve ser capaz de ficas nos 15% de share.

E-Especial e Fama Show, modificaram os seus cenários. Consideravas fulcral o refresh destes dois magazines?
Não... O que faz falta é maior duração dos magazines. Principalmente o Fama Show, que tem tido apenas 20 minutos por semana...! Isto é ridículo! E a esta pergunta não consigo desenvolver muito, pois o único problema é a curta duração dos magazines de fim-de-semana.


Notícias em 2ª Mão tem tido audiência razoáveis. No entanto, não é um programa que ajude a SIC a subir na sua média diária. O que achas que falta ao horário nobre da estação de Carnaxide, para os resultados melhorarem?
Permite-me discordar. Na maioria das vezes, o programa ficou com uma média acima da da SIC. Não é sem dúvida uma solução, isso não é. O problema da SIC é que faz programas como o pensamento "isto é temporário". E a SIC parece que tem medo de voltar com grande êxitos, tal como o Chuva de Estrelas que por mim já estava no ar. Mas os maus resultados neste horário devem-se também a outros. Se o Nós por Cá tem uma má herança para o Jornal da Noite, o Jornal da Noite será também uma má herança para o HN. Mas vamos ver se isto pega outro rumo...

Companhia das Manhãs viu o seu cenário renovado. Gostas do mesmo?
Não. É o cenário mais pavoroso que alguma vez vi. O outro era espectacular, apenas um pouco mais de cor e ficava perfeito. Aquele parece uma sala de espera de uma clínica privada... E o problema não era o cenário, mas pronto. Eu já sugeri, tanto aqui no Discurso Directo como no próprio SIC Blog, que as manhãs têm de passar a ser de Nuno Graciano e Merche Romero. Mas como a Merche parece que está a querer ficar em Lua Vermelha, colocaria no lugar dela a Iva Domingues.

Termino este Discurso Directo, com a seguinte pergunta: o que achaste de Verdade ou Talvez Não?
Acho que poderia ser uma solução para os sábados. Não é nada de outro mundo mas é agradável. Mas poderia ser sobre mais coisas sem serem apenas mitos. Mas este é um programa barato, divertido e rende audiências razoáveis. Talvez Nuno Santos concorde comigo.

Até para a semana!

3 comentários:

  1. Sobre A Armadilha: não tenho a certeza, mas presumo que um episódio de uma novela inédita sai mais caro à SIC que um episódio de uma repetição. E nem vale a pena comparar com a RTP1, eles compram os episódios à Record a um preço mais baixo do que a Globo. O resultado da estreia não foi grande coisa, e Mulheres Apaixonadas nem apareceu no top.

    "Se o Nós por Cá tem uma má herança para o Jornal da Noite, o Jornal da Noite será também uma má herança para o HN. "

    Sabes bem que actualmente isso não acontece: o Jornal da Noite recupera o share que herda do Nós por Cá com facilidade. Logo, o Jornal está longe de dar um mau lead-in para o HN.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o “Companhia das Manhãs”…

    Não gosto das alterações no estúdio e no cenário, acho que ainda ficou pior! Parece tudo desorganizado e mal feito! O cenário e o estúdio eram bonitos, apenas era necessário um chão claro, por exemplo branco em vez de preto, e o logótipo do programa também estava bem! Para mim piorou tudo… Até um lado do público desapareceu! Só ficou metade…

    O que não desapareceu foi o Francisco Menezes, será que ninguém na SIC vê que ele afunda o programa?
    Que não tem jeito para apresentar um programa, muito menos de 3 horas como este?
    Que não tem cumplicidade nem interacção com os espectadores?
    Que estes não o reconhecem de lado nenhum?
    Que não tem carisma para ser um apresentador?
    Que por vezes intervêm nas conversas e só diz infelicidades?

    Sinceramente não entendo! O programa tem pouca audiência comparado com os 2 concorrentes, e assim não pode continuar! A Rita Ferro Rodrigues, considero boa apresentadora, está a ser penalizada pelos resultados do programa mas principalmente pelo seu par de apresentação… Que não tem perfil para apresentador!

    Solução:
    Neste momento ficar só a Rita Ferro Rodrigues sozinha a apresentar o “Companhia das Manhãs”.

    Se não subir até Julho, em Setembro estrear um novo programa da manhã com Nuno Graciano e Merche Romero ou Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues.

    ResponderEliminar
  3. Nem o "Noticias em segunda mão", nem o "Verdade ou Talvez não" são programas para uma estação que pretende liderar! Esclareçam-me: a sic quer ou não liderar? É que não parece nada. O exemplo mais flagrante disso, é o Nós Por Cá manter-se no ar!

    ResponderEliminar