Especial Opinião: Novelas da Globo valem mais

terça-feira, 30 de março de 2010

Boa noite. Seja bem-vindo a este Especial Opinião, onde vou dar o meu parecer, sobre as novelas da Globo, na SIC.
Ontem, segunda-feira, dia 29 de Março, a novela Viver a Vida venceu Sentimentos com mais 1.7% de rating e 4.5% de share. A diferença entre a novela brasileira para Perfeito Coração também foi curta em rating: 0.7 pontos.
Numa altura em que a SIC quer apostar em ficção nacional, (e acho muito bem) a ficção da Globo volta a ser das mais vistas. Actualmente, temos duas novelas portuguesas (Perfeito Coração e Lua Vermelha) e quatro/três (A Armadilha, Caras e Bocas, Paraíso e Viver a Vida). Qualquer uma das novelas da Globo tem mais quota de mercado que uma portuguesa. Ou seja, perante os dados, penso se a SIC não deveria apostar mais em ficção da Globo...

11 comentários:

  1. Miguel, se queres a minha sincera Opinião, eu acho que cada estação tem o sucesso na sua marca de qualidade.

    A TVI tem sucesso na Ficção Nacional porque é a estação Oficial das novelas em Portugal, Há 10 anos que a TVI produz a sua própria Ficção e isso já fidelizou os espectadores com as audiências.

    A Marca da SIC sempre foi a Ficção Brasileira durante anos, logo é normal que a ficção nacional tenha alguma dificuldade em impor-se face à concorrência que nesse campo é melhor, mas a SIC evoluiu muito no que diz respeito às novelas Portuguesas e espero que assim seja, sinceramente também acho que devem continuar a apostar na ficção Brasileira.

    ResponderEliminar
  2. A SIC já aposta na ficção da Globo, não é preciso apostar mais, é preciso é apostar melhor.

    Os horários que tem dado ás novelas são errados, daí por vezes elas não terem bons resultados...

    Apesar da aposta (que acho bem) na ficção nacional, as novelas da Globo são uma marca da SIC.

    Elas são de grande diversidade, de época, com humor, de suspense, acção, etc... E normalmente com qualidade. Contribuindo para a diversificação da grelha.

    Para mim o problema é quem decide os horários das novelas...

    ResponderEliminar
  3. Um exemplo é "Viver a Vida", uma boa novela que normalmente começa ás 23h, agora tem começado quase ás 23e30, mas tem vencido a
    "Sentimentos".

    "Caras e Bocas" devia ter estreado ás 19h, pois a novela é espectacular! Até poderia passar em Horário Nobre!

    "A Armadilha" não é novela para as 14h. E já tem perdido... Eu sempre defendi uma reposição, pois estratégia que ganha não se muda!

    ResponderEliminar
  4. Chamem-me antiquada ou o que quiserem , mas a verdade é que eu ainda não consigo ver novelas portuguesas, já tentei mas acabo sempre por voltar as brasileiras. E como apreciadora destas novelas sinto-me um bocado "traída" quando vejo a sic a apostar tanto nas novelas portuguesas, que têm tanta promoção e horário nobre, e a desvalorizar por completo as brasileiras.
    Parece que nos estão a impor estas novelas. Se eu quisesse ver as novelas portuguesas, via na TVI que são muito mais conceituadas. A sic não respeita os seus espectadores fiéis!! Está sempre a fazer mudanças de programação. Eu pergunto-me se uma novela da globo tivesse a honra de estrear as 21:00, como as portuguesas têm, se não teriam melhores resultados?!
    Joana

    ResponderEliminar
  5. As novelas portuguesas na sic podem ter resultados medíocres e continuam em horário nobre, enquanto as brasileiras nem oportunidade de lá estar têm...

    ResponderEliminar
  6. VAV apenas vence Sentimentos quando a portuguesa começa mais tarde, indo logo para intervalo. Normalmente é à segunda que devido ao reporter tvi a tvi emite Sentimentos apenas às 23 e 30 e VAV aproveita e sobe no intervalo.

    No domingo perdeu, e beneficiou do intervalo, na sexta perder, quinta perdeu...basicamente é quando Sentimentos começa mais tarde e por ser o flop que é!

    Se a tvi tiver uma novela potente às 23 horas as novelas da globo vão pelo cano, caso de Fascinios, Mundo Meu, A Outra e.t.c

    ResponderEliminar
  7. Sim mas o que o senhor do blog e os comentadores tao a dizer é que as novelas da globo quando sao bem aproveitadas fazem mais (e valem) do que as portuguesas....

    Claro que apanha com Sentomentos q é mais fraca mas mesmo perante outra sai-se melhor que por exemplo Perfeito coracao.

    ResponderEliminar
  8. Anonimo...não me parece.

    As brasileiras no horário de PC também apanhavam grandes razias, só mesmo com Sentimentos que é fraca é que faziam mais...

    ResponderEliminar
  9. A direcção do Nuno Santos tem menosprezado as novelas da Globo. Vejam os exemplos:

    1) Em 2008, Sete Pecados conseguiu recuperar o horário do final da tarde. Estreou às 18h e em pouco tempo já ia até às 20h. No entanto, este sucesso não convenceu a direcção de programas e eles começaram a aldrabar o horário até porem um concurso (Roda da Sorte), que foi um flop.

    2) Em 2008, a Favorita estreou às 21h, algo que não se via há algum tempo. Os resultados não foram grande coisa (foi em época de Euro 2008 na TVI) e a novela foi logo despachada para a meia-noite, depois de Ciranda de Pedra (esse grande flop que foi parar às 4 da manhã). Mais tarde, a novela cresce no horário e vence a concorrência. Como seria se tivesse ficado em horário nobre?

    3) A Armadilha às 14h. A estratégia de reposições tinha bons resultados, decerto devia sair mais barata à SIC, mas ainda assim decidem mudar. Esta novela devia ser exibida no final da tarde!

    4) Caras & Bocas a estrear às 18h, quando devia estrear às 19h ou mesmo em horário nobre.

    ResponderEliminar
  10. O que caracteriza a SIC são as novelas brasileiras e os portugueses já estao habituados a isso. Se preferem ver uma novela portuguesa optam pela TVI, se quiserem ver uma brasileira optam pela SIC, como comprovam as audiências (ex: Perfeito Coração vs Meu Amor) e na minha opinião a SIC deixar de optar por transmitir novelas brasileiras era um erro grave.

    ResponderEliminar
  11. Gente não existiu na televisão brasileira uma novela pior do que PASSIONE...Eu fico horrorizada, com tantos talentos, artistas maravilhoso, com um texto pessimo... Meu Deus de onde esse autor tira essas ideias ridiculas, um enrredo uma historia que não convence, vc não consegue nem por um momento se envolver como acontecia em novelas passadas, que vc vive a historia se emociona. Decepcionante!!! tomara que vem uma que seja como PAI HEROI,O ASTRO...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions