Especial Opinião: Ficção

sábado, 3 de abril de 2010

Boa noite. São 22:00 e está no ar mais um 'Especial Opinião'. Quero a sua participação, mas que seja uma mais-valia ao debate e que respeite a opinião dos outros comentadores.
O tema de hoje é ficção. Na SIC (e na RTP1), conseguimos ver as melhores novelas do Brasil, que por muitos, são consideradas as melhores novelas do mundo. A ficção portuguesa (falo em novelas), com o passar do tempo foi se tornando forte, mas a qualidade, a meu ver, está a milhas da brasileira. Na minha opinião, os brasileiros conseguem fazer com que acreditemos mesmo na história e nas portuguesas (mesmo nas da SIC), não tenho essa sensação. Os brasileiros têm um talento enorme para fazer novelas, e não digo que os portugueses não tenham talento, mas que está muito inferior à qualidade brasileira, isso está.
É da mesma opinião?

9 comentários:

  1. Respeitando a tua Opinião claro, as novelas portuguesas são superiores às Brasileiras, mas de longe, até as da SIC, Perfeito Coração acompanhei uma vez e gostei muito mais do que uma Brasileira, eu não gosto mesmo de novelas brasileiras, não os acho com um talento superior a representar.

    Foram os primeiros a chegar a este mercado e ?, tanto que na minha Opinião já foram ultrapassados pelos portugueses ao tempo, sabem que o sotaque traz beneficios às ficções Brasileiras, penso que já nos ocorreu a todos que o sotaque dos brasileiros parece que torna as cenas dramáticas mais "animadas" e crediveis, mas a representar a meu ver os portugueses estão muito melhores, aliás ainda eles nem tinham começado a fazer novelas e já os portugueses representavam nas Velhas Revistas à Portuguesa.

    Esta é a minha Opinião claro.

    ResponderEliminar
  2. A meu ver, as telenovelas brasileiras continuam a ser superiores às portuguesas. Sem sombra de dúvidas que as produções nacionais estão num bom caminho e têm conseguido elevar o coeficiente de qualidade. Isso também se deve ao facto de termos bons actores e bons argumentistas. Todavia,produções como "Viver a Vida" são, inegavelmente superiores a "Meu Amor", por exemplo.
    Apesar de tudo, compreende-se o sucesso das telenovelas nacionais, uma vez que estão mais adaptadas à realidade portuguesa. ;)

    ResponderEliminar
  3. 100% de acordo com o post. As brasileiras são muito melhores, na minha opinião.
    Clara

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao que a pessoa do tvi blog não concordo, principalmente quando diz que os actores portugueses são melhores que os brasileiros. Os actores da nova geração portuguesa vieram quase todos das agências de modelos, eles cá primeiro fazem as novelas e depois é que fazem o curso para serem actores...
    Clara

    ResponderEliminar
  5. nao gosto de novelas.
    Séries é que é, uma grande história, episodios suficientes e nada de um ano a repetir sempre o mesmo.
    Mas concidero as frasileiras de longe melhores

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo plenamente com o post. As novelas brasileiras são muito melhores. Não se pode comparar sequer. Os cenários são melhores, muito mais ricos e apelativos. Os actores são também superiores e apesar de serem repetidos não estão sempre presentes em todas as novelas. Na TVI até se confunde as novelas por serem sempre as mesmas pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Eu não vejo novelas .
    Acho que via «GABRIELA CRAVO E CANELA E O CASARÃO»,ISTO HÁ UNS 29
    AT´RAS,DE PORTUGUESAS,VI MEIA DÚZIA DE EPISÓDIOS,DE 2 OU3,E BASTOU-ME PARA SEMPRE.
    Só vejo o telejornal da rtp1,sinais de fogo,e alguns programas de Fátima Campos Ferreira,e algumas
    entrevistas de Judite de Sousa.

    ResponderEliminar
  8. Os textos das novelas brasileiras (tanto a nível do enredo como dos diálogos) são geralmente melhores que as portuguesas. Não temos em Portugal ninguém ao nível de um Manoel Carlos, por exemplo, nas novelas. Mas há autores e autores, e claro que no Brasil também há uns melhores que outros (alguns da Record são piores que alguns portugueses).
    No que toca à representação, há de facto bons actores da "nova geração", mas acho que se continua a dar pouco valor a actores com formação, em detrimento de modelos (embora alguns tenham provado que, com a experiência, se tornaram bons actores).

    ResponderEliminar
  9. Portugal tem potencialidade para fazer tão bem ou melhor que os brasileiros. O mal é que não existe competitividade. A Plural sabe que a TVI só a requisitará para as novelas, a Casa da Criação tem a escrita de pelos menos duas certa, e até mesmo a SP Televisão está a dominar o mercado, no que toca a SIC e TVI.
    Acho que chegou o momento de apostarmos em novas histórias, novos autores, argumentistas de qualidade e actores qu saibam minimamente o que estão a fazer e que tenham o mínimo talento para a "coisa".
    É isso que neste momento distingue o Brasil de Portugal. Enquanto o Aguinaldo Silva viu a sua última ideia original ser reprovada duas vezes pela Globo (coitado do senhor, que até considerou a hipótese de a fazer em terras lusitanas), se fosse o Tozé Martinho, a sua ideia nunca seria rejeitada, nem que a história fosse como Sentimentos, que não ata ne desata.

    Dêem possibilidade talentosos para exercer o seu talento, e em breve seremos melhores que qualquer outros.

    (Nota: Para mim, a ficção americana supera imenso a brasileira. Compraremos "Irmãos e Irmãs" com "Viver a Vida" e veremos que a primeira em tudo ganha à segunda.)

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions