quinta-feira, 1 de julho de 2010

Agarrem a parede, por favor!

RESULTADO DE SALVE-SE QUEM PUDER, DE ONTEM
5.3% de rating e 15.8% de share
.
O QUE SE TEM DE FAZER?
A meu ver, o programa de Marco Horácio e Diana Chaves tem de deixar de ser exibido diariamente. O programa tem de passar a ser exibido só aos sábados e com equipas formadas
apenas com famosos (mas famosos mesmo!).
.
O QUÊ PARA O SUBSTITUIR?
Esta é parte mais difícil, mas apostava em reposição de Chamar a Música, de forma a fugir aos Malucos do Riso. Chamar a Música de segunda a quinta, após o Jornal da Noite. Às sextas-feiras, Maré Alta passava a substituir Salve-se Quem Puder e não o Aqui Não Há Quem Viva.
.
Muitos defendem que assim a imagem do canal vai ficar manchada, mas mais manchada do que como está agora, com 19.5% de share num dia normal, não vai ficar.

27 comentários:

  1. Acho bem que a direcção de programas da Sic siga o está aqui escrito e que não se acanhem por tirar o salve-se quem puder do ar durante a semana senão a sic ainda fica em terceiro novamente este ano...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Chamar a Música seria uma boa opção, mas acho que acabaria por cansar, tal como está acontecer com este programa. E depois o Herman era a mais valia do concurso.

    A SIC está de facto a ter um Verão para esquecer. E aqui vê-se a falta de profissionalismo e agilidade da Direcção. Já deviam há mt ter previsto este cansço do programa e trocado logo por outra coisa, mas não. Insistem até que os resultados sejam catastróficos, tal como está acontecer. E enquanto a TVI reina com novelas acima dos 45%(!) a SIC contenta-se com uns míseros 15%. Parabéns, Nuno Santos.

    ResponderEliminar
  3. Grelha de Verão
    18:20-Negócio da China estreava em Agosto
    19:15-Caras e Bocas
    20:00-Jornal da Noite
    21:15-Nao há Crise
    novos episódios estreava em Agosto
    22:15-Aqui Não Há Quem Viva
    23:15-Passione

    ResponderEliminar
  4. Eu optava por Chamar a Música e Não Há Crise, dia sim, dia não. E tb estreava já Negócio da China, para em Setembro não estrear todas de uma vez só.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu acho que o Nuno Santos vai manter a grelha actual...
    O "Salve-se Quem Puder" não devia ter voltado este ano, só talvez para o ano ou daqui a 2 anos...
    "Passione" continua a morrer ao final da noite...
    Também concordo em repor o "Chamar a Música".
    "Salve-se Quem Puder" passaria para sábados e domingos às 21:15.

    ResponderEliminar
  6. Eu sinceramente acho que se é para passar a dar o SQP apenas semanalmente, era preferível tirar da grelha logo.
    O mais certo nas suas exibições ao fim de semana é fazer igual ou pior. As audiências já chegaram a um ponto que já não se justifica a mudança.

    O Nuno Santos só esteve mesmo bem no primeiro semestre em que entrou. Se bem me lembro na altura: passou Duas Caras para o horário das 23h, deu Paraiso Tropical num horário alargado antes, e ainda deu outra novela de época (não me lembro o nome) tudo isto no prime-time. Permitiu uma melhoria significativa. Ainda neste primeiro semestre iniciou a estratégia de uma novela das 18h as 20h (Sete Pecados) que conseguia shares na ordem dos 25/26% (algo completamente remoto agora)

    No momento em questão a SIC precisava de um abanão e teve-o. Depois disso, foi asneira atrás de asneira, com um ou outro sucesso ocasional.

    Acho que a SIC está a precisar de outro abanão. Quanto mais tarde o adiar, mais dificel será recuperar.

    JMR

    ResponderEliminar
  7. JMR, se não estou enganado a grelha dessa época foi a seguinte:
    06:00 SIC Noticias
    07:00 Edição da Manhã
    10:00 Fátima
    13:00 Primeiro Jornal
    14:15 Terra Nostra - reposição
    15:30 Contacto
    18:00 Sete Pecados - estreou
    20:00 Jornal da Noite
    21:30 Malucos do Riso
    22:15 Desejo Proibido - estreou
    23:15 Duas Caras
    00:15 Serie Internacional

    ResponderEliminar
  8. Sim, tem razão. Tinha ideia que o Paraíso Tropical ainda tinha sido da época do Nuno Santos.

    Mas na altura deu resultado. Principalmente as novelas da noite.

    Fui agora ver na marktest e a novela "Sete Pecados" fazia mais valores na ordem dos 22/24%. Mesmo assim muito superiores aos actuais para a média das duas horas.

    JMR

    ResponderEliminar
  9. Foi realmente um abanão... No mesmo dia às 14h estreou a reposição de "Terra Nostra", às 18h estreou "Sete Pecados" e às 22h estreou "Desejo Proibido" a novela de época... "Duas Caras" ao passar para as 23h subiu a audiência... À tarde o "Contacto" também subiu... e "Fátima" liderava as manhãs...

    ResponderEliminar
  10. Os primeiros meses do Nuno Santos na SIC correram-lhe bem. O Penim ia estrear Desejo Proibido às 14h mas o Santos teve a inteligência de pôr uma repetição às 14h e estrear a novela às 22h (algo que não teve com a Armadilha).
    Sete Pecados recuperou o final de tarde dos fraquíssimos resultados do concurso do Fernando Rocha. Mas deram episódios enormes e no final estenderam a novela e já só davam 15 minutos inéditos, nunca vi nada assim.
    O horário nobre subiu bastante, com Duas Caras a fazer bons resultados no final de noite, Desejo Probido estável às 22h e depois com as repetições das séries do Camilo.
    Mas veio o Euro 2008 e a infeliz ideia de pôr Ciranda de Pedra às 22h e foi tudo por água abaixo... até hoje!

    ResponderEliminar
  11. Não me parece de todo uma boa ideia repetir o Chamar a Música. Até porque o programa já foi repetido em horário nobre no final do Verão de 2008 (foi uma má opção na altura, e logo, com maus resultados).
    Ah, e duvido que o sr. Luís Marques permitisse alguma coisa do Herman em horário nobre. LOL

    ResponderEliminar
  12. Bruno disse... "para em Setembro não estrear todas de uma vez só"

    Aposto que só estream duas novelas brasileiras em Setembro.

    _________________________________
    JMR disse... "Fui agora ver na marktest e a novela "Sete Pecados" fazia mais valores na ordem dos 22/24%.

    É verdade mas os últimos episódios fizeram bem mais, tal como a sua estreia.

    ResponderEliminar
  13. É óbvio que seria estrear o Chamar a Música com uma nova série e novo apresentador, se bem que sem o Herman o programa não será o mesmo.

    Agora o Santos tem 2 meses de Verão pela frente e continuar com o saldo negativo de Junho é que nao pode ser. Que estreie novas novelas, programas ou apresentadores, agora assim é que não!

    ResponderEliminar
  14. A SIC só vai respirar quando Luís Marques abandonar o cargo de director-geral.
    LOL Miguel, mas ele tem de separar coisas pessoais de profissionais.

    O problema da SIC é a falta de qualidade de conteúdos. Ainda hoje, não percebi o porquê de Contacto de ficar nas tardes da SIC e muito menos o fim de Fátima. Depois do Verão não devia ser Companhia das Manhãs, mas sim Fátima. E à tarde de regresso o Contacto com Rita e Nuno.

    ResponderEliminar
  15. Miguel acho o seguinte...
    O Regesso do "SIC 10 Horas" com Merche e Nuno
    e Substituir o "Vida Nova" por "Contacto" com Fátima Lopes

    ResponderEliminar
  16. O formato SIC 10horas estava concebido para um apresentador, e se este regressasse seria mais conveniente que voltasse com Fátima Lopes.

    Em relação à audiência de "Sete Pecados", é capaz de ter feito mais o que acentua ainda mais a queda abismal que o horário teve...

    JMR

    ResponderEliminar
  17. Ricardo disse...
    Miguel acho o seguinte...
    O Regesso do "SIC 10 Horas" com Merche e Nuno
    e Substituir o "Vida Nova" por "Contacto" com Fátima Lopes



    TOTAL desacordo!

    Tem de ser visível alguma estabilidade.
    Vida Nova pode ser um SIC 10 Horas, sem mudar o nome.

    Companhia das Manhãs só precisa de Merche e Nuno.

    ResponderEliminar
  18. Agora não faz sentido mudar os nomes, mas sim o conteúdo e cenário e porventura os apresentadores.

    Já tinha referido que tanto o Graciano como a Merche não fazem falta alguma na apresentação e se for, apenas que no Verão. Por mim continuava a Fátima nas tardes, a fazer concorrência à Júlia e ganhando o seu espaço. Já de manhã, apostava na dupla Figueiras/Fernanda Freitas, umas das melhores que passaram na estação e que conseguiriam imprimir maior dinamismo e animação ao programa.

    ResponderEliminar
  19. OK Comcordo comsigo Miguel
    O que acha da proxima novela e que actores irá ter ?

    ResponderEliminar
  20. Bruno, acontece que isso são possibilidades improváveis, a Fernanda Freitas saiu da SIC precisamente por não se identificar com o tipo de programa que fazia, "Às 2 por 3". Queria um programa mais virado para o jornalismo, o que acabou por acontecer na RTP2, onde está até hoje...
    Assim, eu defendo que a SIC tem já apresentadores que chegem sem ir buscar ainda mais a outros canais.

    ResponderEliminar
  21. Fátima como está a fazer frente à Júlia não consegue muito. Ainda por cima agora no Verão, se verificarmos o alinhamento do programa da tarde da tvi vemos que os temas (alguns) estão mais aligeirados.

    Qual foi a grande renovação do Vida Nova? 'Uma grande figura' que acho uma boa ideia, mas não só vai contra o que se espera de um programa mais ligeiro de Verão como o programa já o fazia independentemente de ser rubrica. Agora parece que vai ser diário...

    João, que apresentadores propunha?

    ResponderEliminar
  22. JMR, como tenho vindo a defender aqui, acho que o nome do programa da manhã "Companhia das Manhãs" e do programa da tarde "Vida Nova" devem ser mantidos, de modo a que os espectadores se habituem, pois não seria bom andar sempre a mudar o nome dos programas!
    Eu mudava o cenário do "Companhia das Manhãs".

    Quando Rita sair do programa, pela gravidez, o Francisco também devia sair.
    Entrava a dupla Merche Romero e Nuno Graceano, e ficavam até a Rita voltar, ficando depois a dupla Rita e Nuno Graceano que acho a melhor!

    Quanto ao "Vida Nova" a aposta em Fátima Lopes tem que continuar, para fazer as férias dela eu escolhia Ana Rita Clara.

    ResponderEliminar
  23. A SIC não tem apresentadores que chegue. Tem é muitos e maus. Não tem por exemplo um grande apresentador masculino, que faz mta falta. E de apresentadoras femininas podia melhorar, contratando a Fernanda Freitas. Eu sei que ela queria seguir outro caminho, neste caso mais sério. Mas a Rita Ferro R. é uma apresentadora que veio da informação e consegue incutir outro tipo de conversa às entrevistas que faz, tal como a Fernanda, que ficava mt bem no programa da manhã.

    Eu de contratações só propunha mesmo 4: Fernanda Freitas, Margarida Marante, Luísa Castel Branco e uma figura masculina, Fernando Mendes (pondo-o numa série de humor) ou o Malato, pois não gosto do Jorge Gabriel.

    ResponderEliminar
  24. Bruno, na minha opinião:
    Fernanda Freitas não aceitaria fazer um programa do estilo do que deixou, pois como disse queria seguir outro caminho, e seguiu.
    Margarida Marante, concordo, e ela talvez aceitasse.
    Luísa Castel Branco, concordo, e ela poderia aceitar, era uma opção para apresentar "Momento da Verdade".
    Fernando Mendes não sai da RTP1, pois assinou recentemente um contrato.
    Malato acho que não aceitaria ir para a SIC, ele gosta de estar na RTP1.
    O que ainda poderia aceitar era mesmo o Jorge Gabriel, e este sim era a melhor opção de um grande apresentador masculino para a SIC, e ele poderia aceitar, e já esteve na SIC.

    ResponderEliminar
  25. A SIC precisa só de apresentadores masculinos. Não tem quase nenhum... aliás, não tem nenhum.

    ResponderEliminar
  26. Ela podia ter um papel mais sério no programa, mas acho porém que ela está mt presa na RTP2 e sempre foi uma figura extrovertida e alegre. E deve tb sentir saudades desses tempos, quem sabe.

    O Jorge Gabriel ainda guarda mts ressentimentos da SIC. Pois foi uma má altura para ele, que ficou durante algum tempo sem trabalhar. E foi graças ao contrato com a RTP que conseguiu maior exposição pública e contratos publicitários importantes como o do BCP. Por isso, não acredito que trocasse o lugar certo que tem no canal público por uma oferta que poderia resultar mal na SIC.

    O certo é que a SIC tem de procurar uma figura masculina de peso e mesmo que o Malato goste mt da RTP, ia sentir-se que nem peixe na água em Carnaxide.

    ResponderEliminar
  27. Miguel, concordo em parte. Porque joão Manzarra é um apresentador mas ainda está na categoria de jovem...

    ResponderEliminar