segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Olhar a SIC - ESTREIA

Seja bem-vindo à primeira edição de ‘Olhar a SIC’.

A partir de hoje, em todas as segundas-feiras, terá direito à opinião de João Rodrigo, como também à de todos os comentadores que queiram comentar a rubrica.
Nesta rubrica, eu, Miguel Reis, entrevisto João Rodrigo, todas as segundas-feiras. As entrevistas têm como base vários acontecimentos que ocorreram durante a passada semana. Damos assim início à rubrica:

‘Negócio da China’ estreia dia 13 na SIC. O antigo director de programas do canal de Carnaxide, Francisco Penim, afirmou que a SIC vai exibir a “pior do ano e de sempre da história da Globo” e disse ainda temer o pior. Achas que esta novela tornará um dos únicos horários onde a SIC é líder, em mais um buraco audiométrico?
Não, penso que não. Apesar de "Negócio da China" não ter tido sucesso no Brasil, onde foi exibida à cerca de 2 anos, e de uma grande maioria de opiniões darem como morta a novela mesmo antes de ela estrear na SIC, penso que ela pode surpreender. No que diz respeito ao horário em que será transmitida, as 14h, este é o horário mais adequado para esta produção, pois apesar de contar com 4 actores portugueses no elenco, a história da novela não é das mais interessantes e apelativas. No entanto, não a considero a pior novela da história da Globo.
Neste momento a SIC lidera a faixa das 14h com "A Armadilha" que estará no ar juntamente com "Negócio da China" durante algum tempo, isto pode ajudar "Negócio" a conseguir igualmente bons resultados, a par da curiosidade dos espectadores para verem os portugueses na novela, e em particular Ricardo Pereira que constitui um triângulo amoroso na trama com Grazi Massafera e Fábio Assunção.

Saliento por fim, a boa promoção que a SIC está a fazer a "Negócio da China", pois desperta interesse em ver esta novela.




‘Allô, Allô’ estreou na passada sexta-feira, substituindo o programa Quando o Telefone Toca. O programa, poucas ou nenhumas alterações sofreu, comparativamente, ao antigo programa das madrugadas da SIC. O que achas destes programas call-tv?

Confesso que não sou espectador destes formatos, mas considero que são necessários nas madrugadas das televisões. Falando em particular do caso da SIC que resolveu, e bem, regressar com este formato, acho que ele dá vida às madrugadas e faz companhia a alguns espectadores que gostam destes programas ou que por diversas razões assistem ao call-tv.
Este regresso com poucas alterações, visto que até as apresentadoras são as mesmas, teve no nome a maior e melhor mudança na minha opinião, pois "Allô, Allô" é muito mais criativo e apelativo do que o antigo nome deste formato, que era "Quando o Telefone Toca".


Miguel Sousa Tavares não regressará à SIC com o seu programa ‘Sinais de Fogo’. O jornalista ocupará agora uma rubrica de opinião no ‘Jornal da Noite’, um novo programa sobre grandes temas da justiça, que já tem nome escolhido: "Condenados" e ainda algumas emissões especiais informativas. Foi uma medida bem tomada por parte de Carnaxide?
Sim, sem dúvida que foi uma medida bem tomada. "Sinais de Fogo" não resultou, e não seria agora que ia resultar. Um dos problemas que considero que contribuiu para este facto, foi que Miguel Sousa Tavares não se enquadrou bem naquele estilo de programa que misturava análise da actualidade com uma entrevista. Para mim, o melhor registo de Miguel Sousa Tavares é como comentador no Jornal, tendo alguém a comandá-lo.
Quanto ao novo programa sobre a justiça, "Condenados", tenho algumas dúvidas como ele se vai sair. Se é verdade que Sofia Pinto Coelho também estará no programa, talvez fosse melhor conduzir ela sozinha o formato.

O programa de Nuno Graciano e Sofia Cerveira, ‘Tás Aqui, Tás Apanhado’, está de regresso à SIC e ao que parece trás muitos mais apanhados sem serem jogadores de futebol. Achas que o regresso destes apanhados poderá trazer algumas alegrias à SIC?
Acho que sim, este regresso vai ser uma boa aposta. Pelo que já vi nos programas especiais que deram, "Tás Aqui, Tás Apanhado" promete voltar "a apanhar" os portugueses como fez nesses especiais. Os episódios de apanhados estão bem feitos, e o próprio programa está bem elaborado na sua constituição. Depois, a dupla escolhida para os apresentar foi acertada, que com um estilo próprio e vestidos de preto, Nuno Graciano e Sofia Cerveira encaixam muito bem, tanto no formato como na empatia um com o outro.
Resta aguardar para saber qual o dia e hora escolhidos para começarem os "Apanhados" na SIC.


A TV Guia desfez qualquer esperança de que o programa das manhãs da SIC sofresse alterações a nível de apresentadores. Francisco Menezes e Vanessa Oliveira vão conduzir o programa durante a ausência de Rita Ferro Rodrigues. O que esperas desta dupla, em termos audiométricos? Seria positivo para a estação mudar por completo as suas manhãs?

Eu diria que seria muito positivo a SIC mudar quase por completo as manhãs. Digo quase, porque eu só deixava o nome do programa "Companhia das Manhãs". Acho que é impensável, com os valores registados, não fazer nada na entrada de uma nova grelha com vista a tentar melhorar as coisas. Sempre disse que Francisco Menezes foi um erro, e não devia estar ali.

Quanto à dupla Francisco/Vanessa não espero nada de especial, pois os problemas do apresentador, do próprio programa, dos conteúdos, do cenário... Vão continuar lá, e não vai ser Vanessa Oliveira que vai por si só, mudar as coisas.

Rita Ferro Rodrigues vai de licença de maternidade... Vem aí Hernâni Carvalho com assuntos criminais para a manhã...
Na minha opinião, Francisco Meneses saía e o programa era reformulado e melhorado nos seus conteúdos. Com um novo cenário apropriado para as manhãs voltava uma "Companhia das Manhãs" com mais vida e alegria, apresentado por Nuno Graciano e Vanessa Oliveira, até Rita Ferro Rodrigues estar em condições de voltar ao programa.
Ao não fazer nada, manter o Francisco e só substituir Rita, a SIC dá claros sinais de que não quer vencer nas manhãs. Pelo menos deveria fazer algo para tentar vencer e inverter a actual situação que se vive nas manhãs que já foram gloriosas em Carnaxide.


O que vou ver na SIC, esta semana: A Armadilha - Últimos episódios!
O que não vou ver na SIC, esta semana: Salve-se Quem Puder, está gasto!


O melhor da SIC, na semana que passou: Caras e Bocas, é uma excelente novela!
O pior da SIC, na semana que passou: Passione, não me convence nada!





23 comentários:

  1. Miguel entrevista João Rodrigo???Cá pra mim o João Rodrigo é o próprio Miguel! As opiniões são as mesmas... E mesmo que o João Rodrigo exista quem é que está interessado em ouvir as opiniões de alguêm que ninguém sabe quem é?O Menezes é mau e o Graciano é que é bom:engana-se caro Miguel João Rodrigo, são ambos péssimos e têm tanto jeito para apresentadores como você deve ter para serralheiro mecânico!
    Quanto a Tás Aqui Tás Apanhado (só o nome do programa já é suficientemente mau) até doi a alma ver a bonita e simpática Sofia Cerveira ao lado do arrogante,convencido e desajeitado Nuno Graciano.Uma apresentadora que faz parelha com alguém como o Ricardo Pereira num programa bem feito como o Episódio Especial não pode misturar-se com um incompetente num programa de apanhados extremamente agressivo, sem ideias e sem graça.
    Sobre Negócio da China, de facto a estação está a fazer uma excelente promoção e creio que a novela será uma mais valia para a sic.
    Allô Allô ou Quando o Telefone Toca são mais do mesmo: Lixo Televisivo e deprimente com apresentadoras pobrezinhas...
    E finalmente sobre Sinais de Fogo estou em sintonia com o Miguel João Rodrigo pois o Sousa Tavares só resulta como comentador do jornal da noite.A sic ofereceu-lhe um contrato dourado de 3 anos e com isso enfiou mais um barrete!

    ResponderEliminar
  2. Purificador de Fanáticos6 de setembro de 2010 às 18:30

    Todos sabemos quem és anónimo....sempre a mesma dor de cotovelo, sempre a mesma inveja. Trata-te!

    ResponderEliminar
  3. diverti-me com o anonimo la de cima e tambem acho que o nuno graciano tal como o francisco menezes e a rita ferro rodrigues não servem os interesses da sic ou de qualquer canal de televisao como apresentadores a mudança tem que ser radical com uma dupla experiente momentos de humor e temas mais dinamicos e de manha que se começa o dia e com o companhia das manhas a sic começa muito mal e prejudica o resto da jornada.
    miguel sousa tavares foi um erro crasso o tipo e muito antipatico e os apanhados e mais dinheiro atirado a rua.
    e eu tambem gostava de saber quem e o joao rodrigo.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se sabem, mas o primeiro e o terceiro anónino são os mesmos!!

    ResponderEliminar
  5. Os mesmos são, seguramente, o Miguel e o João Rodrigues! Dois grandes amigos e apoiantes do irritante Nuno Graciano...

    ResponderEliminar
  6. curiosamente o que nao gostas é aquilo quye dá maus resultados á sic, a mim JOAO RODRIGO nao me convences tu !

    pq temos de levar com a aopiniao dele, ele é alggum especialista em tv ?

    ResponderEliminar
  7. CÁ PRA MIM O MIGUEL,O JOÃO RODRIGUES E O NUNO GRACIANO SÃO A MESMA PESSOA!

    ResponderEliminar
  8. Sem querer ferir susceptibilidades realmente parece que o Miguel é a única pessoa que acha que o Nuno graciano deve continuar eternamente a dar a cara pela sic apesar da ineficácia do seu trabalho estar, há já demasiado tempo, à vista de todos.Mas o Menezes também não é solução e quanto à Rita idem idem aspas.É preciso mudar tudo e todos urgentemente, para bem da estação.
    E quanto à apreciação do João Rodrigues (eu acredito que ele seja outra pessoa que não o Miguel)exceptuando as opiniões sobre Companhia das Manhãs e Tás aqui Tás Apanhado ele parece ter razão.
    Para terminar uma palavra sobre o Penim:quem é que ainda liga ao que o principal responsável pela actual situação da SIC diz ou escreve? O homom cometeu erros atrás de erros mas apesar disso continua a dizer disparates atrás de disparates. Ele é que é "o pior do ano e de sempre" mas da SIC.

    ResponderEliminar
  9. Não pões as audiências?

    ResponderEliminar
  10. Realmente,coitado do Penim.Ainda acha que alguém dá crédito ao que ele diz.Pobre ex-diretor da sic que agora escreve no jornal da tvi a troco de 500 euros mensais.Ele e a sua amiga Teresa Guilherme arruinaram a sic durante o tempo em que lá estiveram.
    Quando o Penim (de quem ninguém tem pena) verificar o share da estreia de Negócio da China vai ter que engolir mais um sapo.O que vale é que ele já está habituado a engolir batráquios!

    ResponderEliminar
  11. Realmente falta as audiencias!
    Se quiserem posso dar o titulo!
    Que tal : "SIC perde liderança pelo segundo fim de semana consecutivo"
    Parece-me bem!

    ResponderEliminar
  12. PELO QUE TENHO VISTO DE NEGÓCIO DA CHINA NAS PROMOÇÕES DA SIC E NO YOUTUBE A NOVELA APARENTA SER MUITO MAIS INTERESSANTE DO QUE POR EXEMPLO LAÇOS DE SANGUE CUJAS PROMOÇÕES SÃO INSONSAS E POUCO APELATIVAS.NÃO CREIO QUE OS NOVELEIROS TROQUEM AS NOVELAS DA TVI POR LAÇOS DE SANGUE, ENQUANTO QUE NEGÓCIO DA CHINA - APESAR DE ATACADA POR TODOS OS LADOS AINDA ANTES DE IR PARA O AR - REÚNE INGREDIENTES QUE PROMETEM AGARRAR O ESPECTADOR À TELEVISÃO:UMA HISTÓRIA MOVIMENTADA E ACTORES PORTUGUESES TALENTOSOS E MUITO QUERIDOS DO PÚBLICO NACIONAL.
    EM RELAÇÃO AO MIGUEL SOUSA TAVARES ACREDITO QUE O SEU NOVO PROGRAMA SOBRE O ESTADO DA JUSTIÇA POSSA RESULTAR POIS CASO CONTRÁRIO A SUA CONTRATAÇÃO TERÁ SIDO UM FLOP E NO QUE DIZ RESPEITO ÀS MANHÃS É URGENTE MUDAR, SOB RISCO DE REPETIR MAIS UM ANO DE FRACAS AUDIÊNCIAS E CONSEQUENTES PREJUÍZOS FINANCEIROS PARA A ESTAÇÃO.

    ResponderEliminar
  13. este post / entrevista foi exatamente o que? pfffffffffffffffffffffffffffffff

    ResponderEliminar
  14. temo que se a partir do proximo dia 13 a sic não conseguir elevar as fasquia das suas audiências possamos assistir a mais uma temporada de desgraça com vampiros canastrões,laços mal dados,apanhados idiotas,manhãs cinzentas e chuvosas,tardes demasiado jornalísticas e noites de arrepiar,e dessa forma voltaremos a ter mau tempo no canal.

    ResponderEliminar
  15. Caro Pedro Costa não se escreve "voça", escreve-se "vossa". Aprenda a escrever antes de postar inutilidades.

    ResponderEliminar
  16. anónimo tem toda a razao! foi um erro que escevi a pressa...

    ResponderEliminar
  17. Caros Anónimos:

    Eu João Rodrigo sou um colaborador do SIC Blog, já tive a rubrica "Notas Soltas", e agora tenho esta "Olhar a SIC".
    Se não estão interessados nas minhas opiniões, não as leiam, pois existem muitas mais coisas sobre tv e a SIC.

    Não tenho que provar nada a ninguém, nem dizer quem sou a desconhecidos que não tem coragem para se identificar nas observações que fazem...

    Sei quem é o dono do Blog, o Miguel, e ele também sabe quem eu sou! É isso que interessa.

    Por fim, tenho esta rubrica no Blog porque gosto dos assuntos relativos à televisão, e em particular da SIC, e de transmitir as minhas opiniões acerca dos assuntos.

    A quem gostar de saber as minhas opiniões, pode continuar a acompanhar o "Olhar a SIC".

    ResponderEliminar
  18. Desculpe mas tem esta rubrica n porque gosta de televisao ou de transmitir opinioes. isso todos gostamos. tem porque lhe deram essa oportunidade. falta saber porque a si. e nao a outro qualquer.

    ResponderEliminar
  19. vá lá meninas, não sejam ciumentas... qual é o interesse de escrever coisas aqui? se calhar acham que alguém importante da sic vai lê-las e que depois vocês vão ter uma carreira de críticas televisivas!vocês são umas sonhadoras e devem viver em lálá land.além disso eu cá desconfio que o verdadeiro nome do miguel joão rodrigo é graciano ou então temos aqui uma grande história de amor, quiçá um mênage de se lhe tirar o chapéu...

    ResponderEliminar
  20. Meu caro João Rodrigo

    Se você acha que não tem nada que dizer quem é, a desconhecidos, isso quer dizer que você também é um desconhecido e consequentemente um anónimo; a diferença é que você é um anónimo que assina com um nome fictício! É João Rodrigo como poderia ser Zézé Tomate, Alcides Ribeirinho ou António Pavão.

    Cumprimentos ao Nuno Graciano

    ResponderEliminar
  21. LoL, isto sinceramente nem merece comentários...

    estive vários meses com o "Notas Soltas" e agora quando estreia "Olhar a SIC" é que vem duvidar de mim...

    É claro que eu tenho esta rubrica porque me deram oportunidade de a ter, até posso dizer que esta me foi proposta pelo autor do SIC Blog.

    porquê eu, e não outro?
    Anónimo, pode entrar em contacto com o SIC Blog e se lhe for dada a oportunidade que eu tenho, também pode ter uma rubrica, se o SIC Blog assim entender.

    Mais explicações ou justificações remeto para o autor deste blog, que mais do que ninguém pode esclarecer os visitantes do SIC Blog.

    ResponderEliminar
  22. oh joão rodrigo vai-te catar pá és uma bicha pindérica

    ResponderEliminar
  23. joao, continue o bom trabalho... eu gostei e corroboro tudo o que escreveu...continuação

    ResponderEliminar