"Dei uma lufada de ar fresco naquilo (Vida Nova)"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Há anos que José Figueiras substitui ausências de apresentadores na SIC. Mas depois de o ter feito em 'Vida Nova', aquando da saída de Fátima Lopes para a TVI, esperava um voto de confiança, que não chegou. Mostra-se triste e sublinha que tinha "estatuto para continuar". O comunicador tem planos com a mulher para ir viver fora de Portugal.


Na recta final do Vida Nova, afirmou que esperava que desta vez fosse para ficar. Mas não aconteceu. Por isso, como se sente?
Vou ser sincero, claro que fiquei magoado. A expressão é esta! Reconheço que tenho público à tarde e que tenho estatuto para continuar no day time.

Então porque é que os directores lhe retiram dos lugares após substituição?
Não sei.

Tem anticorpos na SIC?
Não vejo em quê. Aliás, o que eu faço à noite na SIC Internacional é exactamente o que faço à tarde. Mas isso é uma questão de legitimidade da direcção.

Alegaram as baixas audiências para que o José saísse?
Não.

Foi alvo de falatório por ter de falar sobre soutiens numa rubrica do programa que estava pensada para a Fátima, mas que não foi alterada à última hora.
Por questões de logística, não se podia ter desmarcado esse conteúdo, e eu fui o primeiro a dizer que devíamos tratar esta matéria com um olhar masculino. Adorei fazer, e muita gente comentou que tinha estado perfeito. Durante dois meses e meio, podíamos ter mudado alguns conteúdos, mas nem sempre era possível, porque o formato do programa era naquele registo. Nos meses em que estive já tivemos coisas mais ligeiras e não com as pessoas e as suas doenças.

Alegrou o formato?
Sim, sem dúvida, e o feedback foi esse. Não é desrespeito nenhum, mas dei uma lufada de ar fresco naquilo. Ao fazê-lo, isso tem que ver um pouco com a minha maneira de estar, estávamos no Verão, numa onda mais para cima, e gostava que não me pusessem com a conversa do desgraçadinho. E acho que o meu público ficou triste de me ver sair... já lá vão dois meses.

Passou esta informação à direcção de programas?
Passei.

E a reacção?
Falei com o Nuno Santos, e obviamente que gostava de ter continuado à tarde... mesmo sabendo que o horário precisa também de um rosto feminino. Como as manhãs também precisam. Eu achei que tinha lugar à tarde, quer seja com a Conceição...

Durante duas semanas esteve a apresentar o Vida Nova e no site continuava o rosto de Fátima. Foi um desrespeito?
Nem reparei, mas tinha a noção de que estava a cumprir uma missão e, no último programa, até escrevi no meu Facebook: "Missão cumprida, chegou ao fim dois meses e meio de Vida Nova. Gostei... e ficou enterrado." Não vou dizer que não ter ficado me deixou em estado de choque... fui percebendo ao longo das minhas tardes...

Ainda estava nas tardes quando se soube de Conceição Lino. Ninguém o avisou?
Estava eu de férias, e o Nuno Santos [director de Programas da SIC] ligou-me a avisar-me, para que eu não soubesse pelas revistas, que a partir do dia 13 ia ser a Conceição Lino. Ele disse-me: "A ver se acabamos um bocadinho com esta ideia de que és o bombeiro da SIC porque tenho projectos para ti."

Como reagiu?
Sou realista e apercebi-me de que ia cumprir o meu trabalho. Quando me disseram por telefone quem é que iria apresentar o novo programa, disse para a minha mulher: "Tudo bem! Já sabia, vai outra pessoa fazer o programa à tarde."

A sua mulher não lhe pediu que deixasse a televisão?
Não. Ela é a pessoa que está para ficar para o resto da minha vida e tem uma filosofia diferente. Eu também tenho outros planos, não que-ro fazer televisão para o resto da minha vida... Se calhar mudar de estilo, passar a reforma noutro sítio.

Mas ainda lhe faltam muitos anos para isso...
Não nos vamos amarrar a isto para sempre. Quando começarmos a sentir que somos verbo de encher, vamos embora. Temos ideia para ir viver para um país...

"Verbo de encher" é uma expressão forte. Já se sentiu assim?
Não... Conheço o meu valor e o meu público, o meu consumidor, sabe quem eu sou.

Já fez tantas substituições, porque é que nunca disse "não"?
Já disse alguns.

Qual foi o último?
O último até foi por uma questão de falta de tempo, por umas questões logísticas. Queriam que eu fosse substituir Liliana Campos, em Etnias, da SIC Internacional.

Mas já o disse sem ser por questões de agenda?
Não é preciso dizer isso com ar de quem quebra e parte a loiça. Este foi um "não"!

Entrevista do Diario de Notícias

16 comentários:

  1. Realmente sou obrigado a revoltar-me!

    Gosto do José Figueiras, e ele tem talento, simpatia, profissionalismo e capacidade para estar no day time, e a SIC tem no ar de manhã o Francisco Menezes?????????

    Isto é só de quem quer perder! Ter uma pessoa com maiores capacidades parada, e ter uma menos boa apresentar todos os dias!!! É ridiculo, é lamentável mesmo.

    José Figueiras não merece tanta desconsideração, um apresentador que esteve sempre ao lado da sua estação, sempre a dar a cara quando é preciso, sempre pronto para salvar a SIC... E depois é arrumado na prateleira??? Não se entende uma coisa destas!

    ResponderEliminar
  2. Xau José, da SIC...

    Controla-te, Miguel.

    ResponderEliminar
  3. A SIC tem na prateleira José Figueiras,Nuno Eiro,Nuno Graciano,Merche e Ana Marques
    Porque?
    Manhãs
    -Merche e Nuno Graciano
    Tardes
    -Ana Marques e José Figueiras
    Fins-de-Semana
    Podia haver um programa de jogos com o Nuno Eiro
    Diariamente em horario nobre podia haver um programa com a Rita Ferro Rodigues.

    É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Oh Ricardo, você já não tem graça, por favor feche essa matraca e deixe de emitir as suas opiniões de atrasado mental!
    O Nuno Eiró,o Nuno Graciano,a Merche Romero e a Rita Ferro Rodrigues são responsáveis pelos maiores fracassos da sic,o povo não gosta deles, assim como não gosta do Francisco Menezes e da Bárbara Guimarães.
    Eles são todos péssimos profissionais e não fariam televisão em mais nenhum lugar do mundo,nem no Bangladesh!
    Apesar do Figueiras não ser um bom apresentador ele é muito melhor do que qualquer um dos que menciono acima e muita gente aprecia a simpatia e o low profile do Zé.
    Aproveito para felicitar a coragem do homem que aponta algumas verdades e se ele pudesse falar tudo aquilo que ele sabe a casa (SIC) vinha abaixo...apesar de,abaixo de cão já estar ela há que tempos!

    ResponderEliminar
  5. Pois temos penas mas eu vou dar sempre as minhas opiniões quer goste ou nao

    ResponderEliminar
  6. O FIGUEIRAS TEM CARRADAS DE RAZÃO.
    COMO É QUE A SIC CONTINUA A INSISTIR EM NULIDADES COMO O GRACIANO, O MENEZES, A MERCHE, A FERRO RODRIGUES E A CONCEIÇÃO LINO QUE NINGUÉM, MAS MESMO NINGUÉM QUER VER NA TELEVISÃO, E O DEIXAM A ELE DE FORA?
    ATENÇÃO, O FIGUEIRAS NÃO É NENHUMA ESTRELA TELEVISIVA MAS PELO MENOS AS PESSOAS SIMPATIZAM COM ELE AO CONTRÁRIO DO MENEZES E DO GRACIANO QUE SÃO COMPLETAMENTE IGNORADOS PELO PÚBLICO.
    AINDA HOJE VOLTARAM A INSISTIR NESSE NUNO GRACIANO E NESSA MULHER CHEIA DE TATUAGENS ORDINÁRIAS PARA MAIS UM DESASTRE "ESPECIAL" QUE JÁ SE PROVOU SER UM AUTÊNTICO FRACASSO COM SHARES NA ORDEM DOS 18%!!!
    MAS O FIGUEIRAS FICOU EM CASA;DEVEM ACHAR QUE ESSE HOMEM CARECA, REPELENTE E AGRESSIVO É MELHOR DO QUE ELE!
    E PARA ALÉM DISSO, ESSES "ESPECIAIS" CHATOS E DESPROPOSITADOS SÓ PREJUDICAM O DESEMPENHO DE NEGÓCIO DA CHINA E DE CARAS & BOCAS QUE, NÃO SENDO TRANSMITIDAS, VÃO PERDENDO A FIDELIZAÇÃO DOS ESPECTADORES.
    ENQUANTO ESSE IDIOTA DO NUNO SANTOS ESTIVER À FRENTE DOS DESTINOS DA SIC VAMOS CONTINUAR A ASSISTIR A ESTAS DESGRAÇAS QUE NINGUÉM COMPREENDE COMO SÃO TOLERADAS PELO BALSEMÃO E RESTANTES ACCIONISTAS DA IMPRESA.
    QUANTO AO FIGUEIRAS, FORÇA ZÉ, DIZ TODA A VERDADE E DENUNCIA A PODRIDÃO QUE GRASSA NESSA CASA.

    YOU CAN TAG ME AS TINTIM

    ResponderEliminar
  7. Grande Zé estamos contigo não tenhas medo tu sabes que aqui na sic tens o apoio da maioria daqueles que se preocupam, daqueles que se insurgem contra todas as injustiças, todos os erros, todos os disparates e todos os arranjinhos a que assitimos diariamente para que os amigos dos amigos sejam mantidos no ar...
    o santos tem que ir embora porque já ninguém aguenta a soberba, a prepotência e a incompetência dele.
    Estamos fartos dele e da Rita, do arrogante e irritante castelodo, do ordinário do Graciano, e de todos aqueles que pertencem à "máfia" que nos amordaça!
    Força Zé, não tenhas medo de quem nada vele...

    ResponderEliminar
  8. A sic prefere ter um apresentador que faz piadas deste tipo. Graciano vira-se para A miuda das madrugadas(não sei o nome) e diz: "então miuda diz-me lá hoje vais dar duas não é? Diz-me uma coisa das duas por dia muitas vezes" Esta conversa vem ao acaso poque a miuda em questao estar a encher chouriços a apresentar o carro e depois a noite vai encher mais chouriços com aquilo dos telefones. A sic prefere ter pessoa sem classe nenhuma brejeiras e com piadas ordinarias do que ter o ze figueiras que sempre que é preciso lá esta ele para tapar buracos... é muito triste e uma vergonha estarem sempre a fazer isto ao homem!!!
    Pessoalmente não gosto de certas coisas que o ze figueiras faz enquanto apresenta mas milhoes de vezes o figueiras que o NOJENTO do graciano ou do outro que esta de manha(tambem não sei o nome).

    ResponderEliminar
  9. Hoje naquela vergonha do ESPECIAL foi um forrobodó de gaffes com os apresentadores a serem apanhados em directo a falar com a produção e a dizerem disparates sem pés nem cabeça.
    A sic bateu no fundo!
    O Graciano é um ordinário de 1º apanha sempre a vomitar incoveniências de alusão sexual sem graça nenhuma e com uma agressividade impensável para aquele horário; o que vale é que as pessoas lá em casa assim que o vêm na televisão mudam logo de canal senão tinham que assistir às porcarias que ele costuma cuspir quando o metem no ar.
    E quanto à Merche, meu Deus, mas será que o Nuno Santos não vê que aquela fulana com ar de megera tatuada não é apresentadora, não sabe exprimir-se em português e não é bem vista por ninguém, muito menos pelas pessoas que vêm televisão durante a tarde???
    E o José Figueiras, que é comunicativo e simpático fica em casa a receber o salário sem fazer nada enquantos estes inúteis aparecem nos ecrãs da sic?
    Senhor Balsemão, por favor, faça valer o seu poder e livre-se destes Gracianos, destes Menezes, destas Merches, e de todas as Ritas, Bárbaras e Conceições que fazem as delícias do Nuno Santos e afundam a nossa estação do coração!

    ResponderEliminar
  10. Pois, mas se (como dizem aqui) a SIC se livrar dos Gracianos e companhia, com quantos apresentadores que o publico conhece ( por motivos positivos ou negativos que aqui foram referidos) a SIC fica? Depois quem é que fica no lugar deles que tenham o mesmo conhecimento por parte do publico??
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Por favor, o José Figueiras nunca reparou que parou no tempo? Ele podia ser um bom apresentador para um televisão regional mas nunca para programas diários na SIC.

    ResponderEliminar
  12. Neste momento a SIC aposta num "contador de anedotas" como o Francisco Menezes para apresentar um programa do day-time e ignora um dos seus colaboradores mais queridos pelo público, o José Figueiras, fazendo deste um "Tapa-buracos". É o cúmulo dos cúmulos.

    Se a SIC não se põe em alerta, também este se vai embora e a SIC fica nas lonas (como aliás já está à muuuuuuiiiitooooooo tempo).

    ResponderEliminar
  13. Mas com sinceridade, o Figueiras é bom a apresentador? para mim ele está para a SIC como o Eládio Clímaco está para a RTP. Ambos estacionaram no tempo dos afonsinhos, são apenas peças de mobília que de vez em quando convém limpar o pó.

    ResponderEliminar
  14. O figueiras não é um grande apresentador mas é muito melhor do que o graciano e o menezes juntos.
    E se estes incompetentes sem qualquer valor mediático(graciano,menezes,rita,bárbara,cláudia,merche)forem afastados como há muito deviam ter sido da sic há que contratar gente com prestígio e popularidade para os seus lugares como por exemplo a teresa guilherme,a ana bola,o goucha ou o jorge gabriel, basta pagar-lhes decentemente e eles aceitarão o desafio de bom grado.

    ResponderEliminar
  15. O Figueiras devia estar com a Conceição nas tardes ou nas manhãs com a Vanessa ou Rita quando esta voltar... O Francisco tem melhorado mas não chega lá...

    ResponderEliminar
  16. Espero bem que a rita não volte...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions