terça-feira, 4 de janeiro de 2011

“Edição da Manhã” tem de ser aposta forte

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Se a SIC em 2011 pretende chegar à liderança vai ter de apostar em todos os horários, e não excluir ou menosprezar os que aparentemente apresentam menor importância. Deste modo, penso que chegou o momento da “Edição da Manhã” ser uma aposta forte do canal, e isto até não será muito difícil, visto a estação ter uma marca reconhecida na área da informação.

Aproveitando os 10 anos de SIC Noticias e as remodelações que irão acontecer é necessário fazer algumas alterações neste noticiário matinal para que ele fique ainda melhor, mais dinâmico, mais informativo, actual, moderno, de forma a enfrentar os seus concorrentes e de modo a cativar os espectadores para se informarem das 07:00 às 10:00.

A emissão em simultâneo SIC, SIC Noticias poderá continuar mas mais valorizada, o estúdio seria o mesmo dos restantes noticiários do dia na SIC, e visto que os rostos são a face da notícia, o espaço de informação deveria ter duas caras, em dupla ou individualmente, que se identificassem com o público, uma cara nova como Rita Neves que seria uma boa aposta e uma cara mais conhecida como Pedro Mourinho. Assim, o dia começaria logo de manhã com uma programação forte a qual seria uma boa almofada para o talk-show da manhã.

No entanto, isto não significaria que se abdicasse da programação juvenil, nas férias a “Edição da Manhã” poderia ter uma duração menor, das 07:00 às 09:00. Seria sem dúvida um complemento para a nova grelha, pois a actual “Edição da Manhã” tem um aspecto de parente pobre da informação e sem necessidade nenhuma.




5 comentários:

  1. concordo com os apresentadores , eu proprio ja tinha sugerido pedro mourinho

    ResponderEliminar
  2. Já eu concordo com tudo o que dizes, João, menos num aspecto: a apresentação.

    Neste horário, o João Moleira faz um excelente trabalho e eu defendo que este seria o únco jornal da SIC a ter apresentação a solo, pois este é um período em que as pessoas querem apenas ficar a par das notícias mais importantes, mais rapidamente.

    Estarem duas pessoas a apresentar faz com que o ritmo fique mais lento do que uma.

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com o miguel e com o joão. As pessoas preferem saber as noticias mais rapidamente, principalmente a metereologia pois é hora em que as pessoas mais se movimentam para ir para a escola, trabalho etc. No entanto, acho que não precisava de uma mudança no programa, pois a sua audiencia acho que é minima, mas merece este ''presentinho'' por informar as pessoas de manhã

    ResponderEliminar
  4. Luis, é minima mas na RTP o seu jornal por vezes tem mais audiÊncia que o Companhia das Manhãs...

    Não digo que a Edição da Manhã venha a fazer 50% de share como na RTP, mas tem de batalhar para baixar a liderança da sua concorrente. E isso passa por auto-promoção em horário nobre...

    ResponderEliminar
  5. Miguel,
    concordo em alguns aspectos...
    e compreendo que o João Moleira faz um excelente trabalho, no entanto, uma remodelação é necessária para cativar espectadores, e diminuir a distancia para a concorrência, e penso que o Pedro Mourinho seria o profissional certo.

    Depois de se atingir um patamar suficiente, o João Moleira até poderia voltar à "Edição da Manhã". Mas neste momento não considero que seja uma cara familiar dos espectadores da SIC.

    Vejamos o caso da TVI, no inicio do "Diário da Manhã" foram caras bem conhecidas dos espectadores, até Júlia Pinheiro, e só depois de atingirem um patamar aceitável, vieram outros jornalistas...

    Quanto à questão da dupla, penso que não influenciaria em nada o ritmo, mesmo com dupla um noticiário pode ser rápido, e a SIC noticias bem sabe fazer isso...

    ResponderEliminar