A nova novela portuguesa... É ?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Muito se tem escrito sobre a sucessora de “Laços de Sangue”, mas na realidade poucas certezas existem. Nuno Santos já apontou um prazo para a divulgação pública da novela, mas até agora, nada. Sabe-se que será uma adaptação de uma novela de sucesso brasileira à realidade portuguesa, feita pela nova autora da SIC Patrícia Muller que já está a trabalhar o texto. Fala-se de “Rainha da Sucata” mas…

A SIC já disse que o elenco não terá nenhum actor da novela actual, e para isso fez várias contratações como Rogério Samora, Helena Laureano, Manuel Cavaco. Segundo consta, também estarão no elenco Andreia Diniz, José Fidalgo, Cláudia Vieira, Rui Porto Nunes e Inês Castel Branco. As notícias tardam em ser confirmadas pela estação, que não divulga qual é a história, quem serão os protagonistas, que actores estarão no elenco, quando arrancam as gravações e qual a data prevista para estrear. A agravar a situação estão os problemas com Rogério Samora que o podem impedir de integrar a produção devido à exclusividade que tinha com a TVI.

A par de tudo isto, saem notícias do prolongamento das gravações de “Laços de Sangue”. Devido ao seu sucesso, Nuno Santos já mandou aumentar o número de episódios por duas vezes, e dos 120 previstos, passaram para 180, e agora as gravações só terminarão em Maio. Com isto, a história de Pedro Lopes deverá permanecer no ecrã até Julho. Deste modo, e a este ritmo, será que a SIC apenas apostará na substituta de “Laços de Sangue” no mês de Setembro? E vai novamente quebrar a ligação entre os espectadores e a ficção portuguesa da estação?! Na minha opinião, ou a nova novela estreia antes do verão, no máximo até Junho. Ou só estreia em Setembro. Pois durante o verão penso que não seria bom estrear porque é período de férias e os espectadores estão mais desligados da televisão. Mas assim, a SIC quebraria o elo com o público de ter no ar uma novela em permanência...

Nuno Santos começou a apostar na ficção portuguesa com "Podia Acabar o Mundo", depois de uma pausa, chegou "Perfeito Coração" e só passado algum tempo desta ter terminado é que surgiu "Laços de Sangue". Seria bom que não houvesse pausa novamente...


Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

13 comentários:

  1. numa televisão que quer ser lider desta vez não pode haver pausa

    ResponderEliminar
  2. Sim, em certo modo concordo contigo, mas tens que ver João que numa televisão como a SIC em que só à pouco tempo começou a produzir ficção nacional seguida, digamos assim, ainda não tem aquele ritmo que por exemplo tem a concorrência (TVI), que é ter e fazer 3 novelas portuguesas no ar.

    Aliás o facto de ter 2 novelas portuguesas no ar, é um grande passo para a SIC como Nuno Santos o disse, que seria algo bom e inédito com duas novelas portuguesas em horário nobre. Penso que com tantos projectos que o canal tem a tratar (Querida Júlia, The Biggest Loser, Portugal tem Talento, Moura Guedes, Família Mata etc) é complicado, eu acho.

    Logo acho que a SIC ainda não reuniu a capacidade suficiente de produzir ficção nacional a todo o vapor, com várias produções. Acredito que se continuar vai atingir esse patamar sem problemas nenhuns, mas para já é um passo de cada vez. Não é à primeira que se consegue tudo.

    ResponderEliminar
  3. É raro, mas concordo com o TVI Blog. Além disso, eu acho também que a SIC não tem capacidade para produzir novelas das 14 horas ou algo para o periodo das 18-20 horas.

    ResponderEliminar
  4. TVI Blog,
    concordo com o que disse, mas ainda concordava mais se a história fosse um original de um autor português, pois poderia levar mais tempo a produzir.

    Acontece, ao que se sabe, que será uma adaptação de um texto brasileiro à realidade portuguesa...

    Acho assim, que em nada se justifica haver uma pausa no fim de "Laços de Sangue". Só se for por questões orçamentais, o que não acredito que seja o caso.

    ResponderEliminar
  5. o tvi blog referia-se a que joão? só eu é que publicado um comentário?

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que a SIC vai fazer o seguinte:
    Quando a Família Mata Acabar essa novela entra par o seu lugar!
    21:30- Familia Mata/Essa novela
    22:30- Laços de Sangue.

    E isso que achoq que vai acontecer!

    ResponderEliminar
  7. Luis,
    não percebi o seu comentário...
    se quiser explicar melhor...

    ResponderEliminar
  8. Eu comentei a opinião do João Rodrigo meteo@alentejo.

    ResponderEliminar
  9. meteo@lentejo,
    também não percebi o seu comentário...
    o TVI Blog comentou a minha rubrica...

    ResponderEliminar
  10. Além disso vem aí uma fase 'dificil' para a SIC em horário nobre, pois está a chegar 'Anjo Meu' que está muito para breve, e que irá para as 21h15, ou seja confrontar com a série da SIC, e 'Espírito Indomável' passa para as 22h30, e volta ao velho confronto com 'Laços de Sangue'.

    Embora os dois produtos da SIC sejam fortes (Família Mata e Laços de Sangue), confesso que vejo alguma dificuldade na nova série em impor-se frente ao novelão que vai ser 'Anjo Meu', algo diferente em televisão, e um dos projectos mais caros de sempre.

    'Laços de Sangue' está com mais público fidelizado, e no último confronto com a novela da TVI aguentou-se acima de 1 milhão de espectadores o que é bom. Mas ainda assim vai haver grandes diferenças audiométricas entre as novelas da TVI e os produtos da SIC, série e novela.

    Isto vem ao encontro do que diz o post, ou seja, a SIC agora não vê a sua oportunidade em apostar ou apressar a nova produção, visto que tem outros trunfos a médio prazo, e visto que tem também forte concorrência, e acho que levar grandes derrotas em horário nobre com grandes investimentos, o Nuno Santos não quer.

    Há que fazer render o que se investiu para este ano. Secalhar em Setembro o mercado da TVI está menos forte e a SIC encontra oportunidade para atacar com essa nova produção. Não acham ?

    ResponderEliminar
  11. Luis,
    a rubrica trata apenas da novela portuguesa da noite da SIC em horário nobre.

    Para os horários que refere, 14h, 18 - 20h estão as novelas da Globo... Logo a SIC não precisa de produzir novelas para esses horários.

    ResponderEliminar
  12. TVI Blog,
    sim, em Setembro provavelmente já não estará no ar "Espírito Indomável" na TVI, que é actualmente a novela mais destacada em termos de audiências.

    Mas certamente estarão outras, que poderão ser mais equilibradas com a concorrência e indo por aí, pode ter sentido.

    Agora das duas uma, ou "Laços de Sangue" estica até Setembro, (altura em que estrearia a nova) ou quero ver o que a SIC vai emitir durante o verão...

    ResponderEliminar
  13. a SIC no verão põe uma série e uma novela da Globo, como sempre fez. Ou um programa de entertenimento mais novela. Algo light.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions