quinta-feira, 17 de março de 2011

Esqueceram-se de… Manuel Arouca

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Manuel Arouca é um excelente autor de novelas portuguesas que parece estar esquecido pela SIC. Estávamos no ano 2000 quando este autor de sucessos fez para a TVI a novela “Jardins Proibidos” que não deixou ninguém indiferente. No ano seguinte repete o êxito com a novela “Filha do Mar” e em 2002 escreveu a série “A Jóia de África”. Em 2004 foi a vez de criar a “Baía das Mulheres” e em 2006 fez “Tu e Eu” a sua última novela na estação até à data.

Em 2008 a SIC decidiu iniciar uma nova fase na sua ficção nacional e contratou Manuel Arouca para escrever uma novela para a estação. Nasceu “Podia Acabar o Mundo”. Esta seria a primeira novela a marcar o sucesso da nova era. Mas o sucesso não foi alcançado com ela, e sim com a sua sucessora que foi “Perfeito Coração” do autor Pedro Lopes. Todos os autores escrevem histórias que correm menos bem, isto não significa que não se volte a apostar neles e no seu trabalho. No entanto, o que é certo é que até agora Manuel Arouca não realizou mais nenhum trabalho em Carnaxide, pergunto-me porquê?

Depois de “Perfeito Coração” a SIC voltou a apostar na mesma em Pedro Lopes para escrever “Laços de Sangue”. Actualmente, e já com a adaptação de uma novela brasileira adiada, a SIC vai apostar na autora que contratou recentemente também à TVI para escrever a próxima novela portuguesa. Assim, Patrícia Muller prepara-se para suceder a Pedro Lopes, e quem sucederá a Patricia Muller?

Na minha opinião deveria ser o Manuel Arouca. O autor tem provas dadas e é capaz de criar histórias belíssimas. A SIC deve aproveitar todos os seus recursos e potencia-los ao máximo. E não desvaloriza-los! Com apenas uma novela portuguesa na grelha, a SIC possui três grandes autores que podem suceder uns aos outros.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

2 comentários:

  1. ai não concordo nada...nenhuma novela me cativa mais que as do Pedro Lopes, portanto para mim seria ele a suceder a Patricia Muller...

    ResponderEliminar
  2. Cronista,
    entendo e respeito a sua opinião.

    Acontece que os autores precisam de tempo para criar histórias e ter ideias para as suas novelas, Pedro Lopes, por muito bom autor que seja, pode ficar desgastado e lá se vai a sua criatividade...

    Não pode ser sempre o mesmo autor na principal novela da noite da SIC. Vejamos o caso da Globo, na faixa das 21h tem 6 autores a escreverem exclusivamente para esse horário, uns sucedem aos outros e dão a oportunidade de haver novelas diferentes umas das outras, proporcionando criatividade e diversidade.

    ResponderEliminar