SIC mata novelas da Globo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

O ano de 2010 foi exemplar do mau comportamento da SIC com as novelas brasileiras. Começando pela novela “Paraíso”, passava às 18h com sucesso, na sua recta final passou para as 19h. Um erro, pois baixou os resultados quando os poderia aumentar, a novela não se adequava a tal hora e foi uma falta de respeito com os espectadores que a seguiam. A SIC decidiu estrear “Caras e Bocas" às 17:40, outro erro. Devia ter estreado às 19h e seria um grande sucesso, como ainda o chegou a ser… depois de ser transmitida às 18h, de ter dado episódios duplos 18h – 20h, e por fim só dar às 19h.

Ao fim de 2 anos na gaveta e de ter passado um verão a dar episódios duplos de “Caras e Bocas”, a SIC decidiu estrear “Negócio da China” às 14h em Setembro. Péssimo! Nunca deveria ter sido assim. “Negócio da China” devia ter ocupado as 18h durante o verão e “Caras e Bocas" as 19h. O negócio foi mal feito e terminou com a morte da novela que foi um flop.


Voltamos ao final da tarde com “Caras e Bocas” a chegar ao fim a SIC estreou e bem a novela “Escrito nas Estrelas” nas 18h. Era um sucesso a todos os níveis, pois a novela tinha uma temática espírita que cativou os espectadores do horário e dava à SIC a liderança das 18h chegando a alcançar 800 mil espectadores e 30% de share! Com o fim de “Caras e Bocas” às 19h e o horário das 18h bem consolidado, a nova novela “Ti Ti Ti” deveria ter estreado às 19h. Mas a SIC errou de novo e empurrou “Escrito nas Estrelas” para as 19h, não sendo esta a trama mais adequada, perdeu espectadores e baixou a sua média diária de 30% para 20% de share! Estreou então “Ti Ti Ti” às 18h conquistando menos público, esta seria excelente nas 19h!

Parece que 2011 vai pelo mesmo caminho a ver por “Araguaia” que teve uma estreia… morta à nascença! Eram 23:35 quando a novela foi pró ar e quando os espectadores já se deitavam. Concordo que a novela das 23h deve estrear na sua faixa, mas não tão tarde como aconteceu, é lamentável! Quando na SIC vão perceber para seu bem, que devem ter respeito pelos espectadores e que as novelas, pelas suas histórias, são talhadas para determinados horários?! Além disso, devem estrear e terminar no mesmo horário, e a horas decentes!

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

22 comentários:

  1. EnE fez bons resultados as 18h, mas n me lembro de ver rating nos 8%! Lembro me de fazer uns 7 e tal, mas 8 nao! O share enquanto teve no horario das 18h fez média de 28%, dsd que tas nas 19h, tem média de 23%.
    Mas é claro que concordo que tititi devia ter estreado as 19h. mas com certeza a novela com o final de EnE, q sera dentro de quase 1 mes, passara para as 19h, ou entao ocupara o horario 18h30/20h....

    ResponderEliminar
  2. Carlos,
    Acho que não estou enganado, penso lembrar-me que "Escrito nas Estrelas" atingiu por vezes os 800 mil espectadores... De qualquer forma, são valores arredondados mas próximos da realidade.

    Considero que a SIC trata mal as novelas da Globo, até nos episódios cortando o ritmo das histórias, ora dão 1h, ora 35m, e quando estão para terminar é uma vergonha! A Globo dá até ao fim os episódios com a mesma duração. E só estreia uma novela quando a anterior terminou. Termina numa 6ª, estreia a nova numa 2ª... E a SIC deveria fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  3. "A Globo dá até ao fim os episódios com a mesma duração. E só estreia uma novela quando a anterior terminou. Termina numa 6ª, estreia a nova numa 2ª... E a SIC deveria fazer o mesmo!"
    Concordo plenamente! Onde é que já se viu estrear uma novela antes da anterior ter acabado, empurrando a que está no final para um horário absurdo? (isto falando de Passione mas o mesmo também aplica-se a qualquer outra novela que esteja a terminar). E mais... se o "povo" percebe que essa formula não resulta, porque é que os senhores que mandam na programação, supostamente entendidos na matéria, não reparam nesses erros???

    ResponderEliminar
  4. A SIC quando tiver a ficcão nacional sólida, apesar do contrato, deverá cortar em novelas globo. Qualquer dia, a SIC parece uma filial da globo e não pode ser.

    ResponderEliminar
  5. É um absurdo o que estão a fazer com "Araguaia" e com os últimos capítulos de "Passione".

    Se a que estreia dá pouca duração e tarde, a que termina nem se fala, as emoções e revelações são completamente cortados pois ao só darem 30m ou 35m cada dia...Corta o ritmo todo à história!

    ResponderEliminar
  6. voçes sabem em ue lugar do ranking das maiores emissoras de TV do mundo esta a SIC, E J AGORA A RTP E A TVI.

    ResponderEliminar
  7. "Araguaia" estreia, 23:35: 4.6% e 23.1% de share.

    "Araguaia" 2º episódio, 23:15: 5.7% e 21.6% de share.

    A novela ao segundo dia, a começar mais cedo conseguiu ter mais espectadores do que na sua estreia! Aqui está a prova do que eu digo... Na SIC é a desorientação total, hoje volta a começar às 23:35... Enfim!

    ResponderEliminar
  8. porque éque a sic nao compra o 13: Fear Is Real.
    parece ser um optimo concorrente para o secrety story

    ResponderEliminar
  9. 9 de rating penso que não fez em nenhum dos horários...
    Mas mesmo que fizesse o que quer dizer com isso? O que se trata é as novelas saírem dos horários...

    ResponderEliminar
  10. Fez 8.9 no horário das 19h, é quase isso. É uma resposta ao Carlos Teixeira que diz que ENE nunca fez 8 de rating.

    ResponderEliminar
  11. SkyeRhyly,
    pois, apesar de ontem também ter tido um bom resultado 8.2% de rating e 25.8% de share ficando em 2º lugar, mas também ontem e hoje foram episódios muito bons! Mas penso que "Escrito nas Estrelas" deveria ter ficado no horário das 18h...

    ResponderEliminar
  12. Não são só as novelas da globo....
    Lua Vermelha também tem parecido uma bola de ping pong na grelha da sic...

    ResponderEliminar
  13. Visitem já www.universosic.blogspot.com o novo blog com todas as noticias relacionadas com a SIC e muito mais.

    ResponderEliminar
  14. Sara,
    tem toda a razão, o que fizeram com "Lua Vermelha" é algo impensável.
    Se não tinham lugar certo na grelha, não faziam o produto.

    ResponderEliminar
  15. EnE ja fez 9.2 de rat. no horario das 19h, onde é q eu disse que a novela nunca bateu os 8 no horario das 19h???? Eu disse que nunca bateu os 8 pontos no horario das 18h!! Acho que alguem anda a precisar de uns oculos! E nao JR as 18h o maximo que EnE fez as 18h foi 7,1rat!

    ResponderEliminar
  16. Independemente do horário, diáriamente existe um episódio que quando é escrito é pensado com principio, meio e fim em aberto para o episódio seguinte. A sic insiste em partir, duplicar, repetir, extender os episódios com total despeito pela trama, desmotivando o espectador. A par disto as sucessivas trocas e baldrocas de horário acabam por matar as novelas da Globo.

    ResponderEliminar
  17. Onde foi parar a novela "EScrito nas Estrelas... Já terminou?
    Por favor....assim não dá...

    ResponderEliminar
  18. Concordo em absoluto com o Joao Rodrigo e o Cesar!
    É uma vergonha o que a sic tem feito com as novelas e por consequencia com os espectadores. Comecei por ver ás 23h cerca de 50 minutos da Passione e acabei a ter que esperar até á 00h15 para ver 20 minutos...É inadmissivel, nao se faz!! Isto nao devia sequer ser permitido, este "vale tudo", esta manipulaçao do espectador, tao reveladora de falta de valores! Estragam a trama, desmotivam e irritam o espectador! Decidi que NAO VEJO MAIS NENHUMA! Acho que o responsável por isto na sic, nunca viu nenhuma novela, porque se visse, de certeza que também nao ia gostar nada!
    As novelas deviam começar e acabar á mesma hora e sempre com a mesma duraçao, respeitando-se a trama e o espectador!!
    E isto parece-me, básico...!

    ResponderEliminar
  19. E o que se prepara para depois de "Araguaia"? Se acaba a novela brasileira da noite - mesmo com todos os atropelos aqui acima mencionados - é o meu adeus à SIC, pois é a única coisa que vejo.
    Isto não tinha que ter sido assim. Mataram a galinha dos ovos d'ouro por pura incompetência e desrespeito pelos espectadores.

    Não, não vou passar a ver a TVI, vou passar a ver vídeos de youtube e coisas assim. Lamento.

    ResponderEliminar
  20. Bom, se vem aí "Insensato Coração" já fico mais descansada. Estranho que, vendo eu diariamente "Araguaia", ainda não ouvi nada sobre isso, mas apenas sobre a estreia de uma série "PAN AM", que não tenho qualquer vontade de ver.
    Gostaria que andássemos mais "a par" do Brasil mas, do mal o menos.

    Obrigada pela atenção demonstrada ao publicarem a minha mensagem anterior.

    Não gosto do "anónimo", apenas tenho dificuldade técnica com as outras escolhas. Maria Moura.

    ResponderEliminar
  21. A maior palhaçada que acho, sem falar na falta de respeito que a sic tem com os espectadores, é ficar a repetir episodios das novelas. Acho que não tem logíca nenhuma as novelas passarem tão tarde, é uma falta de profissionalismo. As famílias portuguesa só têm um divestimento a noite, é vêr tv, por isso acho que merecemos uma emissora de qualidade.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions