Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
A SIC estreia já Segunda-feira a série de humor portuguesa “A Família Mata” que conta com um elenco de luxo. No entanto, as coisas não parecem bem encaminhadas depois do “Jornal da Noite” porque a estação exibia os “Malucos do Riso” que saíram do ar devido às fracas audiências. Estes foram substituídos pelo “Não há Crise” que não conseguiu inverter os resultados. Seguiu-se a estreia às Segundas de “Ficheiros Médicos” e igualmente registou baixos resultados, apesar de ser excelente. Esta semana a SIC tem exibido todos os dias a terceira temporada de “Histórias com Gente Dentro”, um programa que teve bons resultados nas duas temporadas anteriores mas que a avaliar pelos dois primeiros dias, fica muito abaixo das expectativas. Todos estes formatos, diferentes entre si, pouco ultrapassam os 20% de share, chegando muitas vezes a fazer menos, entre 15% e 20% de share em pleno horário nobre.
É certo que a concorrência é forte, pois nesta faixa horária passa na TVI uma novela líder de audiências como é “Espírito Indomável”. No entanto, nem um programa como “Histórias” consegue melhorar o desempenho da estação de Carnaxide e preparar o terreno para a estreia da “Família” portuguesa.
As coisas podem mudar às 21h visto que “Espírito Indomável” vai avançar para o segundo horário da noite e vai concorrer directamente com “Laços de Sangue”. Mas, isto acontece porque chega “Anjo Meu” à TVI que será exibida no horário em que a SIC transmitirá “A Família Mata”. Considero que esta situação beneficiará mais, do que prejudicará a SIC, pois assim, existe a possibilidade da série da SIC conseguir vingar frente a também um produto novo. “A Família Mata” parece ser uma excelente série para divertir os portugueses depois do jantar, mas será que eles a vão aceitar?
E tendo em conta que de seguida “Laços de Sangue” cativa os portugueses, poderá ser um dado a ter em conta. Vai ser interessante analisar as audiências a partir de segunda.
Concorda com a minha opinião?
A mim parece que o ''A Familia Mata'' interessante, mas parece também que não cativa muito os espectadores. É certo que poderá fazer mais do que 20 % de share, mas a SIC bem podia aumentar um pouco as promos da ''Familia Mata''.
ResponderEliminarMas parece que nada vai mudar em Laços de Sangue, visto já ter sido provado que os seus espectadores são ''obcecados'' e tem preferência a esta história do que a de Espirito indomável.
Mas questiono-me eu: Será que Espirito indomável na segunda faixa do HN conseguirá atingir esses valores? Ou baixará a sua média?
As Coisas em Março para a SIC podem melhorar, com a estreia da Querida Júlia, Mudanças no Boa Tarde, novas estreias à noite e modificação radical no HN.
Luis fernandes,
ResponderEliminarconcordo que a SIC podia aumentar e melhorar a promoção de "A Família Mata", afinal deveria ser uma grande aposta (e é) mas não parece!
Pois. E a SIC podia promover também as mudanças no ''Boa Tarde''. As promos são importantes também para o sucesso de um programa, e o Boa Tarde quase que não tem promos. A ver se a partir de 14 de Março as coisas começam a melhorar, mas ao menos algumas promos para ''Boa Tarde'' e mais para ''Familia Mata''. Afinal, como disseste, é uma grande promoção e merece-o.
ResponderEliminarA SIC quando quer, aposta forte nas promoções aos programas como aconteceu e acontece com "Laços de Sangue" e "Portugal tem Talento"...
ResponderEliminarIsso é verdade. E é o que digo. As promos são importantes, e isso revela-se nos resultados de LDS e PTT. Se Laços de Sangue não tivesse a Promo, (mas este é um caso especial visto que já fidelizou o público de uma maneira...); Se PTT não tivesse Promos, era certo que as pessoas começassem a esquecer do programa durante a semana.
ResponderEliminarO mesmo acontece com o ''Boa Tarde'' e a ''Família Mata''. Se o BT não é divulgado, logo não faz boas audiências, ou melhores do que faz. Se a ''Família Mata'' não for divulgado, as pessoas começam-se a esquecer do programa e do dia da estreia e pouco será comentado. Mas a sic proporcionou uma boa estratégia ao incluir vídeos enviados pelos espectadores no final. Isso certamente cativará mais espectadores e fará com que suba a média.