quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Jornal da Noite” com novos conteúdos, mas...

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

O “Jornal da Noite” da SIC vai contar com mais conteúdos. A crise económica e a crise política fizeram com que os portugueses estejam a pouco mais de um mês e meio para decidir quem vai ser o próximo primeiro-ministro.

Deste modo, o “Jornal da Noite” de Carnaxide aproveitou a situação e desde o inicio do mês de Abril mudou o seu registo, que consiste agora em “mostrar o país em que vivemos e o país que somos. “Não nos limitamos a fazer uma análise superficial do estado geral das coisas” disse à TV Guia o director geral da estação. As principais caras da informação da SIC, Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho continuam na linha da frente na apresentação de um jornal que conta com mais entrevistas, reportagens, comentários e análises à situação do país.

Ao estilo do que aconteceu em 2009, Clara de Sousa não vai só ficar em estúdio, “vamos para o terreno, onde tudo está a acontecer “ afirmou. A SIC quer desta forma marcar a diferença em relação aos debates políticos. Quer ser diferente mas ao mesmo tempo muito parecida com aquilo que é praticado nas cadeias televisivas internacionais como a BBC, CNN e Sky News. Fonte:Televisão-Opinião


Acho muito bem estes novos conteúdos numa altura tão conturbada como a que vivemos, mas acontece que o “Jornal da Noite” está a ser esticado ao limite tendo 1he20 de duração. É um exagero! Ninguém aguenta tanto jornal, eu próprio mudo para a cabo para ver o que por lá se passa. Se querem ter novos conteúdos, abordar a situação do País, etc, etc… Então façam um jornal mais ritmado, com notícias mais curtas para que o jornal não se arraste até às 21:40.

Quem lidera habitualmente o noticiário das 20h? A RTP1, e o “Telejornal” termina às 21:00 em ponto, será que ainda ninguém reparou?

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

5 comentários:

  1. Eu defendo que deve existir uma mudança na informação da SIC.

    O que eu faria nos três blocos:

    EDIÇÃO DA MANHÃ
    com João Moleira

    O estúdio seria o do Jornal da Noite. Introdução de novas rubricas e uma forte auto-promoção é necessário, pois relembro que a RTP1 neste horário tem 50% de share.


    PRIMEIRO JORNAL
    com Bento Rodrigues (seg a sex)
    com Fernanda de Oliveira Ribeiro

    Renovação de estúdio e grafismo (o mesmo de JDN) e o seu fim deve ser às 14h05, no máximo.


    JORNAL DA NOITE
    com Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho (seg - sex)
    com Maria João Ruela e Pedro Mourinho (sáb e dom)

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acirdo contigo Miguel, é uma pouca vergonha os noticiarios em Portugal exceptuando o da RTP1,e ve-se nos resultados é o mais visto e nao me admira nada, uma hora de telejornal chega e sobra para informar as pessoas do que mais importante se passa no mundo e no país.

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que um "telejornal" deve ser breve (uma hora) e só deve emitir notícias, realmente, importantes.
    Dizer que existe uma feira, por exemplo, em Óbitos não é uma notícia de um telejornal, mas sim de um programa cultural do algo do género.

    Agora, se existem poucos (ou nenhuns) programas culturais, isso já é outra coisa.

    ResponderEliminar
  4. Miguel eu neste momento estou na Suiça e tenho acesso a varios canais estrangeiros e posso garantir-te que tanto aqui na Suiça como em França o tempo màximo de um telejornal é de meia hora a 45 minutos (muito raramente).

    ResponderEliminar