O grafismo do logotipo de ‘Portugal e o Futuro’ da RTP é, visivelmente, semelhante ao nosso ‘Portugal 2009-2011’ [espaço informativo que tem Clara de Sousa como rosto]", acusa fonte do canal de Carnaxide. "Pode ser coincidência, mas é uma cópia descarada", denuncia a mesma fonte ao CM.
Comparando as imagens, as diferenças são, de facto, mínimas, apesar de o logo da RTP utilizar maiúsculas.
Alcides Vieira, director de Informação da SIC, recusa fazer comentários. Contactada pelo CM, fonte oficial limita-se a confirmar: "Desde 2009 que existe este logotipo."
De referir que ‘Portugal 2009--2011’ é um espaço editorial ou de informação especial caracterizado por entrevistas e reportagens sobre temas de actualidade, da política à economia, sem periodicidade, mas sempre refém da actualidade. E que segue na linha do ‘Jornal da Noite’.
Inserido neste espaço editorial, Clara de Sousa entrevista amanhã Francisco Louçã, do BE.
Recentemente, a RTP criou um espaço semelhante intitulado ‘Portugal e o Futuro’, que tem como rosto Fátima Campos Ferreira. O pacote gráfico da SIC é executado pela equipa de criativos da estação, designada Bloom Graphics.
O CM tentou contactar Nuno Santos, director de Informação da RTP, mas sem êxito.
A SIC já o fez muitas vezes...
ResponderEliminarJá copiou programas da RTP e disse que era um formato inovador (falo de Portugal tem Talento)..
Esse seu comentário nem merece crédito, Hélder...
ResponderEliminarA imagem da "polémica" está no post. Só não vê as semelhanças quem não quer.
Hélder Lopes,
ResponderEliminara SIC não copiou o formato "Portugal tem Talento" à RTP1.
Se percebe minimamente como as coisas funcionam na televisão, deve saber que a RTP1 não utilizou mais o seu formato, e passado um tempo outra estação pode adquirir os direitos de transmissão... Foi o que a SIC fez, comprou o formato e exibiu-o, baseado na versão original internacional.
A RTP1 nem sequer fez o programa designado de "Aqui há Talento" na sua versão original.
Quanto ao assunto do post, como se nota poucas diferenças existem entre os dois... Com a diferença que o da SIC foi criado 1º...