Globos de Ouro - A Gala do Ano

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

É já no próximo domingo que se vai realizar a XVI Gala dos Globos de Ouro, onde se vão distinguir individualidades das diversas áreas e reconhecer o seu valor, mérito e talento. É sem dúvida uma noite única em Portugal onde todos marcam presença nestes Óscares à Portuguesa que contam com actuações memoráveis para além dos que sobem ao palco para receberem o Globo pelo seu reconhecimento.

Mais uma vez, e como já vem sendo hábito nas últimas edições dos Globos, será Bárbara Guimarães a apresentadora da Gala do Ano que é um símbolo da estação de Carnaxide e mesmo do País. No entanto, com a chegada de Júlia Pinheiro à SIC ainda se especulou se este ano seria ela a dar a cara pelos Globos de Ouro e ser mais uma vez a cara maior da SIC a abraçar mais esta apresentação. Não, Júlia não foi a escolhida e Bárbara mantém o seu lugar e mantêm-se também a tradição das edições passadas. Na minha opinião, a SIC tomou a decisão mais acertada, se por um lado poderia ter a tentação de querer exibir Júlia Pinheiro como troféu da casa, não teve, e Júlia apesar de ser quem é, não pode açambarcar tudo na SIC pois existem mais profissionais na estação que não podem ser esquecidos. Por outro lado, Bárbara Guimarães merece inteiramente ficar com o lugar que já tinha, esteve excelente na apresentação de “Portugal tem Talento” e esta Gala é perfeita para ela.

Assim, visto estar tudo nos seus lugares, espera-se uma grande noite e já chegaram directamente do Brasil, Milena Toscano e Murilo Rosa que são os protagonistas da novela da noite “Araguaia” onde interpretam Manuela e Solano também eles subirão ao palco para entregar o Globo e ao mesmo tempo promover a sua novela na SIC. Também “os Coutinho” de “Laços de Sangue” estarão na Gala e caberá a eles os momentos de humor da noite, o que acho uma ideia de génio da SIC, visto eles serem um núcleo de sucesso da novela portuguesa da SIC!

Porém, e já aconteceu nos últimos anos, sinto a falta de uma grande categoria que existia nos Globos. A área da televisão era uma das distintivas que me despertava maior curiosidade e atenção, até hoje nunca entendi porque deixou de existir, é uma pena porque enriquecia a Gala e distinguia profissionais e programas.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

7 comentários:

  1. João:

    Em 2005 estiveram prestes a ser instituídos os Prémios Fénix para televisão, que reunia consenso entre as três estações (TVI e RTP sempre desdenharam da alegada imparcialidade do evento da SIC) e a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT). Mas o projecto, explicou Susana Gato, da APIT, "abortou por causa de discórdias quanto ao patrocínio do evento, que ia ser de uma marca de bebida alcoólica". A isto somou-se a questão da transmissão rotativa entre as três estações.


    Isto foi um artigo da Notícias TV de 16 de Abril de 2008.

    ....

    Uma estupidez, visto que os Globos de Ouro sempre premiaram programas e personalidades quer do seu canal quer dos outros.
    Para além do mais, puseram em causa o projeto porque o patrocínio seria uma marca de cerveja... Agora até o Desporto Rei é patrocinado pela Sagres!
    A questão da rotatividade é outra parvoíce...

    ResponderEliminar
  2. Pedro,
    eu tenho conhecimento disso, é realmente lamentável terem posto em causa a atribuição dos prémios pela SIC que foi a única estação até hoje a premiar o talento em Portugal.

    Não se compreende tal situação, até porque me lembro de serem distinguidos programas e profissionais de outras estações...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Claro que tinham de acabar os prémios de televisão... não eram isentos.

    Hugo Santos

    ResponderEliminar
  5. Os Globos de Ouro perderam a sua identidade a partir do momento em que as categoria de televisão foram retiradas. Hoje os números de audiência não são os mesmos e a importância é nula comparada ao que já foi.

    www.universosic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Então porque não fazer regressar a área da Televisão e os vencedores passarem a serem eleitos pelos telespectadores, ou seja, por telefone 760.

    ResponderEliminar
  7. Hugo, não eram isentos?

    Vejamos, por canal, os prémios que cada estação recebeu em cada ano.

    1996:
    2 RTP
    3 SIC

    1997:
    5 RTP

    1998:
    2 RTP
    3 SIC

    1999:
    2 RTP
    3 SIC

    2000:
    4 SIC
    1 RTP

    2001:
    4 SIC
    1 RTP

    2002:
    4 SIC
    2 TVI
    1 RTP

    2003:
    4 SIC
    3 RTP

    2004:
    1 SIC
    4 RTP
    2 TVI

    Total:
    26 - SIC
    21 - RTP
    6 - TVI

    Isto numa altura em que os prémios eram escolhidos pelo público, coisa que precisamente desde que os prémios de televisão foram extinguidos, acabou.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions