quinta-feira, 12 de maio de 2011

O “Peso” e as “Tribos”

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Esta semana a rubrica “Olhar a SIC” será em dose dupla, devido à paragem durante a semana passada. Assim, serão abordados 2 temas em cada dia para que não fique nada por “Olhar”!

Muitas discussões têm gerado as audiências dos dois programas das noites de Domingo, por isso hoje faço uma análise imparcial aos números dos dois programas, quanto ao conteúdo não me irei pronunciar pois ainda não tive oportunidade para ver o formato da TVI.

“Peso Pesado” da SIC foi o primeiro a estrear e como se esperava teve um resultado avassalador no primeiro programa com 18.4% de audiência e 44.8% de share contra a sua concorrência mais directa “Anjo Meu” que obteve 11.3% de audiência e 27.4% de share. Para o grande resultado da estreia de “Peso Pesado” muito contribuiu o facto de este ter sido o primeiro a estrear, de ser muito falado pela sua versão internacional, de ter sido bem promovido e de ter lutado contra uma novela recente e que está longe de ser o fenómeno esperado.

“Perdidos na Tribo” estreou no Domingo seguinte, ou seja foi o segundo a estrear, e conseguiu nesse dia um excelente resultado com 16.1% de audiência e 41.5% de share contra os 14.0% de audiência e 35.2% de share de “Peso Pesado”. Para o excelente resultado do programa da TVI contribuiu ser a estreia, ser algo novo, a curiosidade dos espectadores, ter sido bem promovido e… Bastou para ultrapassar a segunda "Gala" do “Peso Pesado”.

Assim, é possível ver que “Peso Pesado” foi mais visto na estreia do que foi o “Perdidos na Tribo”. Mas deve ser referido que “Perdidos na Tribo” teve a vida mais dificultada na estreia do que teve o “Peso Pesado”, pois fazendo uma análise aos dois resultados das estreias “Peso Pesado”: 18.4% de audiência e 44.8% de share; “Perdidos na Tribo”: 16.1% de audiência e 41.5% de share é possível dizer que quando este estreou, a SIC já estava forte, já lá estava um formato que muitos gostam e não perdem e que teve programas diários durante toda a semana que conseguiram maioritariamente vencer a novela “Anjo Meu”, o que ajudou a cativar e prender o público. Deste modo, é normal o “Peso Pesado” na sua estreia ter vencido a novela “Anjo Meu”, e também é normal que a estreia de “Perdidos na Tribo” tenha vencido o “Peso Pesado”.

No próximo Domingo, com a influência do final da novela da TVI também não dará para medir forças de igual para igual. Pois já não haverá nenhuma estreia mas haverá um final o que de certo modo é pior para o formato da SIC. Com o fim da novela marcado para esse dia, a noite será influenciada para a TVI como é natural. Conclusão: "Peso Pesado" venceu na estreia, "Perdidos na Tribo" venceu na estreia, mas a estreia mais vista foi a de "Peso Pesado". Prevejo para este 3º Domingo mais uma perda de "Peso".

“Laços de Sangue” pode ser 4ª maior novela

A novela portuguesa “Laços de Sangue” que a SIC tem actualmente no horário nobre, escrita por Pedro Lopes e supervisionada pelo autor brasileiro da Globo Aguinaldo Silva, tem prendido os espectadores e conseguido boas audiências de tal modo que teve sucessivos aumentos de episódios, estando previstos no total 310 episódios que contarão a história de Diana, João e Inês. Com este elevado número de capítulos, “Laços de Sangue” conquista assim o título da mais longa produção existente em Carnaxide e da 4ª maior novela do panorama televisivo nacional, sendo apenas ultrapassada em duração por “Anjo Selvagem”: 603 episódios, "Feitiço de Amor": 348 exibições e "Meu Amor" com 319 capítulos da TVI.

Nada contra os 310 episódios se a história continuar boa como até aqui, caso contrário, e se a novela começar a dar voltas descabidas e a cair num marasmo sem rumo será preocupante, e ficará marcada uma produção excelente que tem conseguido o mérito de cativar os portugueses para as noites da SIC. Estão lá Pedro Lopes e Aguinaldo Silva que por certo saberão manter a história viva e recomendável, porém todo o cuidado é pouco e convém assegurar que “Laços de Sangue” fique na memória dos espectadores como a melhor novela que a SIC já fez até hoje.

Concorda com as minhas opiniões? Apresente também as suas!

8 comentários:

  1. João o 'Perdidos na Tribo' está à tua disposição em vários vídeos no youtube, que numa semana já têm mais de 25 mil exibições, e se tivesses curiosidade em espreitar poderias ter desenvolvido mais a opinião, pois falavas com 'provas' na mão, se podemos dizer assim.

    Em relação aos resultados, não percebo o porque da importância da estreia de 'Peso Pesado' ter sido mais vista que o da TVI, isos já passou certo ?. Em que é benéfico para a SIC atualmente ? ... penso que em nada. A SIC agora quer é mantar o sucesso do programa.

    Referiste mais de 4 vezes esse facto de 'o mais visto' e não percebi muito bem, pois penso que para a noite de domingo ou daí para a frente esse passado pouco ou nada conta.

    'Portugal têm Talento' também foi mais visto que 'Uma Canção para Ti' na estreia, e no entanto também foi o que foi. Penso que o regresso do 'Ídolos' também foi mais visto que a estreia da 'Casa dos Segredos', e no entanto também foi o que se viu. Logo continuo sem perceber onde queres chegar.

    A conclusão a que chego (e falo agora apenas nos resultados obtidos até agora, sem saber os de domingo) é que a TVI quando chega com uma novidade, os programas da SIC descem, e nunca mais voltam a fazer os resultados de outrora, com a TVI a roubar-lhe metade do público, como aconteceu no passado domingo no 'Peso Pesado'.

    O Final da novela poderá ajudar, mas se reparmos o público que vê 'Perdidos' (classes altas) e o que vê 'Espírito' (classes baixas), vêmos que afinal poderá ser ou não influenciável.

    ResponderEliminar
  2. LdS vai continuar em grande e ainda bem muita coisa interessante por aí, coisa para mais 100 episodios...

    e LdS é a 3ª maior novela e nao 2ª..sim eu sei que foi o que veio na imprensa, mas na altura k disseram eskeceram da novela da TVI feitiço de amor da TVI.... teve no total 348! Pode se comprovar aki:
    http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1335.aspx

    ResponderEliminar
  3. O jogo de futebol que a TVI transmitiu no Domingo passado, também influenciou...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. TVI Blog,
    ainda vi o seu comentário mas já não consegui responder devido a problemas com o blogger.

    A minha análise centra-se apenas nas audiências dos 2 formatos. Sem segundas intenções. Ainda não vi o programa da TVI mas não foi por desinteresse, foi por falta de tempo!

    De resto, concordo com algumas coisas que disse, por exemplo sempre que a TVI estreia, os programas da SIC baixam…

    Carlos,
    realmente e depois de uma pesquisa mais aprofundada pude verificar que afinal não será 2ª maior novela mas sim talvez a 4ª… A imprensa por vezes também fala sem ir pesquisar para informar!

    MediaMonitor:
    1º - Anjo Selvagem, ao longo das suas 603 emissões…
    2º - Feitiço de Amor, entre a data de estreia e 11 de Maio de 2009 foram exibidos 348 capítulos...
    3º - Meu Amor, esteve em grelha mais de um ano e, no total, foram transmitidos 319 episódios…
    4º - Laços de Sangue terá 310 episódios…

    ResponderEliminar
  7. É óbvio que Perdidos na Tribo não poderia fazer mais que Peso Pesado. O segundo estreou contra uma novela, e o público preferiu assistir a um formato de entretenimento, que foi muito bem promovido e falado.
    O programa da TVI estreou na semana seguinte já com outro concorrente à altura.

    Muitos dizem que foi o jogo a influenciar a audiência de Perdidos na Tribo. Mas foi pela negativa! É que caso não tenham visto os quadros desse dia e os gráficos apresentados, a Flash Interview fracassou e deixou de parte o resultado do jogo. PNT começou assim com uns miseros 8% de rat e foi subindo ao longo da sua emissão.

    Amanhã os números serão para manter ou aumentar, tendo em conta que o JD8 é um maior lead in e o público irá esperar pelo último episódio de Espírito Indomável, que irá atingir record em share graças aos tapa-buracos da RTP e SIC.

    ResponderEliminar