segunda-feira, 9 de maio de 2011

“Peso Pesado” em análise

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Esta semana a rubrica “Olhar a SIC” será em dose dupla, devido à paragem durante a semana passada. Assim, serão abordados 2 temas em cada dia para que não fique nada por “Olhar”!

Estreou no dia 1 de Maio o programa mais esperado do ano, como eu suspeitava e esperava “Peso Pesado” alcançou um resultado estrondoso na estreia, com uma audiência de 18,4% e um share de 44,8%, tendo liderado fortemente o horário. O novo programa de entretenimento das noites da SIC foi líder em todos os ´targets`, exceptuando entre os 55 e 74 anos. Seguiram-se os diários de 40 minutos ao longo da semana e pode-se dizer que “Peso Pesado” venceu no seu horário e conseguiu elevar as audiências da SIC em horário nobre, vejamos: nos 5 dias teve uma audiência constante e registou sempre shares superiores a 30%, valores muito bons, que provocaram estragos nomeadamente na novela da TVI “Anjo Meu” que registou uma diminuição de espectadores mas tendo também ela valores constantes. Para este sucesso contribuiu a forte e boa campanha publicitária feita pela SIC bem como a grande curiosidade e expectativa do público. No entanto, os momentos emotivos do programa são fundamentais para que os portugueses acompanhem atentamente os concorrentes.

“Peso Pesado” tem a capacidade de envolver as pessoas e não deixa ninguém indiferente, se uns o elogiam, outros o criticam. Mas o que é certo é que estamos perante um bom formato a vários níveis, entretenimento, alimentação, actividades físicas e melhores condições de vida para os concorrentes que finalmente enfrentam o seu problema de obesidade. “Peso Pesado” já foi analisado por especialistas, e para a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, ele ajuda a “incrementar a actividade física e ter um plano alimentar correcto e personalizado” apontando “uma vertente pedagógica interessante, que mostra que é possível perder peso sem recorrer a técnicas cirúrgicas”. Para Carlos Oliveira, a famosa cena do comando, ele não se mostrou chocado visto que “é o método militar, usado na recruta, desde que atinjam os objectivos e mudem de vida, é o mais importante” referiu.

Eu também pelo que vi, nada me chocou, e apenas vi treinos, esforços, tentativas de superação por parte dos concorrentes para conseguirem os seus objectivos sempre com o apoio e ajuda dos treinadores e até de médicos. Não considero que se humilhe alguém neste formato, mas sim é dada uma nova oportunidade de viver melhor no futuro, evitando problemas de saúde aos concorrentes que estão a perder peso. "Peso Pesado" possibilita até a quem está em casa uma alimentação mais saudável, pois até receitas transmitem no programa!

“Peso Pesado” é a ligação que faltava à SIC entre o “Jornal da Noite” e a novela “Laços de Sangue” que tem obtido igualmente muito bons resultados para a SIC!

SIC em 2º lugar em Abril

No passado mês de Abril a televisão de Carnaxide obteve o 2º lugar nas audiências, pela ordem decrescente, o lugar coube à TVI com 25,8%, em a SIC com 23,2%, o conjunto de canais cabo conseguiu 24,6% ficando assim no lugar, e a RTP1 conseguiu apenas 21,5% das audiências ficando em . Porém, desengane-se quem pensa que a SIC conseguiu o 2º lugar à custa da sua grelha normal, pois é, foram as transmissões de futebol que ocupam 8 posições do top 15 dos programas mais vistos de Abril que deram esta subida à SIC e a aproximaram bastante da TVI. Nesse mesmo top 15 a SIC não conseguiu meter nenhum dos seus programas de grelha, nem o “Jornal da Noite” ou “Laços de Sangue” figuram na tabela.

Deste modo, o facto positivo do mês de Abril foi a subida da SIC e o seu 2º lugar com as transmissões dos referidos jogos e programas associados. O facto negativo foi a ausência de programação made in SIC, que parece não se ter afirmado nas audiências como seria de esperar com os novos programas de day-time e prime-time. Maio deverá ser diferente, com a grelha a dar melhores frutos, espera-se que as manhãs melhorem, as tardes estão no caminho certo, e a noite deverá subir bastante com "Peso Pesado", assim se espera para a SIC...

Concorda com as minhas opiniões? Apresente também as suas!

6 comentários:

  1. Por acaso é verdade...
    Maio vai se destacar pela subida da SIC 2º as tuas palavras e eu concordo. (SE posso tratar por tu)
    O Querida Júlia subiu um pouco, mas subiu; O Boa Tarde e Alma gémea bem; Laços de Sangue continua os bons resultados; Com a instabilidade nos telejornais, o da SIC por vezes lidera; Peso Pesado conseguiu resgatar a 1º faixa do HN da SIC que já se tinha afundado à muito e se bem me recordo, desde os Gato Fedorento.

    TI TI TI teve uns 2 dias que começou às 18:30 e fez 20% de share, mas a SIC já soube resolver o problema.

    ResponderEliminar
  2. A SIC está a ficar cada vez mais forte, está a subir aos poucos. Cuidado TVI !!

    Para a sua subida muito contribuiu a subida no Horário nobre com o 'Peso Pesado', e ainda a estabilização de boas audiências de 'Laços de Sangue'. Passione também não se portou mal na recta final.

    O 'Querida Júlia' não subiu (apenas 1 dia nos 24%), e isso em nada contribui para a média, porque a SIC nas manhãs regista 18% e a TVI 26% (DN TELEVISÃO). O 'Boa Tardé' esta semana perdeu os dias todos para o 'A Tarde é Sua' e são raras as vezes que aparece no TOP1'. 'TI TI TI' saiu pior do que a encomoenda (22%/23%), bem atrás dos 30% dos MCA.

    A SIC beneficiou da fantástica Liga Europa às quintas, o Peso Pesado e ainda as restantes novelas. Notou-se essa subida, agora o day time está péssimo ainda. Pode ser que suba...

    E com isto a SIC lá vai subindo, ficando cada vez mais perto da TVI, e alternando os dias de liderança com Queluz de Baixo. É obra !

    Apenas com trabalho e esforço se consegue chegar a um 2º lugar, já a 'moder' o 1º em apenas alguns meses. Obviamente que eu espero que a TVI dê luta face a esta subida, e consiga tentar vencer a SIC aos domingos, e 'Anjo Meu' vencer à semana, seria bom :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade que a SIC está cada vez mais forte, aos poucos vai subindo... No entanto, na tabela dos 15 programas mais vistos de Abril, a SIC só conseguiu ter futebol em 8 posições... E se não tivesse havido futebol como seria?

    As manhãs tem realmente de subir... O "Querida Júlia" está a fazer a caminhada para alcançar isso.

    O "Boa Tarde" também tem de subir mais e ter resultados consistentes e sólidos, pois ainda não conseguiu prender os espectadores, anda num sobe e desce.

    É necessário estrear depois das eleições uma nova novela ao fim da tarde... Para ficar um bloco de 2 novelas das 18h às 20h e reforçar o fim da tarde.

    O horário nobre está bom, pois com "Peso Pesado" tudo mudou e a SIC consegue agora bons resultados das 20h às 23:30, por vezes o "Jornal da Noite" lidera, está preenchido o "vazio" que existia até à novela portuguesa, e consolida por consequência os resultados de "Laços de Sangue".

    "Araguaia" é que continua com baixos resultados...

    ResponderEliminar
  4. Sim, concordo João.

    Já agora parabéns pelo teu regresso ao SIC Blog, e parabéns pela rubrica. Bom trabalho, e cá estarei acompanhar!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado!
    É bom saber que acompanham a rubrica e comentem!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo regresso, a SIC está a marcar uma nova era com resultados que em conjunto fazem um bom share diário.

    Querida Júlia precisa de ter mais ingredientes, testar novas fórmulas de se fazer um talk show, existem coisas interessantes como o jornal rosa ou os exclusivos de histórias com os comentários de Hernâni Carvalho e Quintino Aires, mas isso não chega e é abusivo o tempo de antena para promover o passatempo do Jogo da Glória.

    Quanto ao Boa Tarde está a fazer o seu caminho, melhorou e muito com esta segunda temporada e não há nada a apontar, está ali o perfil de um bom talk show no horário da tarde.

    As falhas estão na Edição da Manhã que com promoção, nova dinâmica e rubricas poderia ser lidér a um médio prazo, aliás a informação precisa urgentemente de ser renovada para não perder o passo da RTP e agora da TVI; Araguaia foi uma péssima escolha, não tem história para ser exibida no horário pós 23h; Ti Ti Ti nunca deveria ter ficado com duas horas de exibição na grelha da SIC, deveriam arriscar num programa ou série portuguesa, chega de tanta dependência da Globo.

    www.universosic.blogspot.com

    ResponderEliminar