segunda-feira, 6 de junho de 2011

Efeito Arrasto

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.

Ontem a SIC teve mais uma noite eleitoral que na minha opinião conseguiu surpreender, destacando-se então pela positiva mas igualmente pela negativa. Pela positiva porque não se limitou a ficar dentro do seu estúdio normal e transferiu-se para um espaço amplo, bem ambientado dando deste modo uma maior dimensão à própria emissão. Por este facto a SIC saiu da rotina que a sua Informação vem sofrendo e teve uma noite bonita, onde os profissionais Rodrigo e Clara bem como outros participantes, estiveram inseridos num bom cenário, caracterizado por uma leveza de tons claros e uma simplicidade adequada ao propósito. Porém, pela negativa, e como eu disse aqui na passada Quinta-feira a emissão da SIC manteve a tradição que já vem sendo hábito e arrecadou o último lugar de entre os três canais generalistas, ao ter a noite menos vista pelos espectadores.

É aqui que entra o efeito arrasto nos espectadores, pois a SIC tem vindo a perder força na sua informação e os seus espaços informativos tem perdido quase consecutivamente para os da RTP1 e TVI. Ora isto tem uma influência negativa numa transmissão como a de ontem à noite, pois as pessoas sintonizam nos canais que se tem mexido e que apresentam uma imagem de renovação junto com credibilidade. Se por um lado a RTP1 tem tradição de ser a mais vista, a TVI tem tradição de ser a 2ª mais vista, mas está a fazer de tudo para ser a mais vista. Já a SIC apesar de ter apresentado uma boa emissão, não se consegue libertar e atrair o público para si. A prova disto foi os rodapés que apesar de eficazes e bem perceptíveis deram uma imagem de mais do mesmo, sendo muito parecidos com os do “Jornal da Noite”. Pergunto-me porque razão não foi utilizado um grafismo totalmente diferente, numa noite especial e também ela diferente? Nem com uma antecedência como "Peso Pesado" que foi líder do horário das 18h às 20h a SIC teve força para vencer a noite.

Deste modo, considero que a SIC deu um passo em frente na emissão de ontem, mas deveria ter dado dois passos de inovação. E para ser competitiva e querer disputar o 1º lugar com os restantes tem de fazer uma boa remodelação na sua Informação, e já agora o ambiente do cenário de ontem penso que ficaria perfeito nos espaços noticiosos da SIC, porque o laranja ganhou o País mas na redacção está mais do que gasto!

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

4 comentários:

  1. Um novo Jornal com tons de cinza dariam um ar mais ''liberal'' e ao mesmo tempo informativo.

    ResponderEliminar
  2. "Luís Fernandes disse...
    O problema não é emissão. Eu acho que em termos de gráficos etc etc, considero que o da TVI foi a mais fraca, por pouco mas...
    O lead - in foi o melhor entre eles todos, mas a desgastada imagem da informação da SIC refletiu - se na emissão. Os estúdios estavam relusentes, brilhavam e os tons cinza (que podiam ser adaptados ao Jornal) combinaram perfeitamente com o momento. Rodrigo e Clara fizeram óptimo trabalho, apenas foi esse o problema.

    Aqui em casa, 2 tvs estavam ligadas: uma na SIC outra na RTP. Só que no intervalo ambos co-ligaram - se na SIC

    6 de Junho de 2011 20:46"

    Luis,
    concordo totalmente consigo neste seu comentário feito no post abaixo!

    Pois vai de encontro ao que eu digo hoje nesta rubrica!

    ResponderEliminar
  3. Por um lado concordo, por outro não. Pois a qualidade da informação não depende se tem umas cores mais bonitas que outras. Depende o trabalho dos profissionais e da informação que cada notícias dá ao publico.

    ResponderEliminar
  4. Dftmarques,

    Sim, mas acontece que a Informação da SIC está à demasiado tempo na mesma. E nada acontece!

    Obviamente que a qualidade não depende disso, mas ajuda e principalmente o olhar dos espectadores é fundamental para a imagem atrair ou não. E neste momento não atrai.

    Eu continuo a preferir a informação da SIC apesar de achar que está demasiado desgastada, até mesmo em certos aspectos profissionais, não me referindo só "à imagem".

    ResponderEliminar