terça-feira, 14 de junho de 2011

“Peso Pesado 2”

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC” de Verão.

Depois de ser divulgada a grande aposta da TVI novamente em “Secrete Story 2” para Setembro, parece que também a SIC já decidiu qual o formato que fará companhia aos espectadores. Apesar de já ter o formato “Factor X” em lista de espera para ser produzido, parece que também ele espera por Pedro Granger para ser o seu apresentador. E enquanto isto não acontece e segundo noticias vindas a público, a SIC prepara-se para avançar com a segunda temporada de “Peso Pesado” já em Setembro.

Na minha opinião, penso que “Peso Pesado 2” será uma boa aposta para competir em pé de igualdade com a concorrência esperada, pois é um formato constituído por diários com uma Gala aos Domingos o que acaba por cativar e segurar melhor os espectadores. Por outro lado, faz todo o sentido aproveitar e potencializar os investimentos e as condições que foram realizadas para acolher esta 1ª edição do formato que ainda decorre. 


Sinceramente acho que o formato não cansa nem ficará gasto devido à sua reduzida margem de tempo que separará as duas edições. Isto porque o formato permite que uma nova temporada seja diferente em muitos aspectos, desde logo espera-se que sejam corrigidos os erros que foram cometidos na 1ª edição. Desde o inicio os treinadores devem ter protagonismo e estar mais presentes no programa, sobretudo nas Galas para justificarem a perda ou não de peso, o que parece que já começou agora a ocorrer para tornar a pesagem mais apelativa, interessante e rica a nível de conteúdo. O próprio desenrolar do programa nunca será igual ao que vemos actualmente, devido a diferentes provas, diversas tentações e novas escolhas. Daí o interesse continuar vivo com um novo lote de concorrentes a tentarem ter uma vida mais saudável e a realizarem provas e aventuras para tentarem ser o Peso Pesado de Portugal.

Em relação à apresentação é certo que Júlia Pinheiro deverá continuar à frente do formato, mas até que ponto as Galas das Pesagens aos Domingos da 2ª série não poderiam ser em directo? Daria outra emoção e realismo ao verdadeiro jogo de peso...

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

17 comentários:

  1. Desculpa joão, mas deixa que te diga que a ideia de ser em directo é totalmente descabida. Eles treinam 3x por dia e é impossível transmitir em directo. Além do mais, o programa é também um duc - reality, pois aprende-se bastante. Se fosse em directo, seria impossível ter as rúbricas de receitas ou os desafios que duram bastante. Assim nos dias de desafios seria impossível transmitir dias de treinos, já que não se pode cortar em nada.

    Penso que entre Peso Pesado e ''Secret Story'' certamente ganhará o da TVI pois penso que os portugueses estarão mais interessados em polémicas, do que um programa que é bom, educativo e aliciante, mas que em termos de polémica tem pouca. Apenas os desafios e os casos de concorrentes (ex. susana).

    Quanto à Júlia, ela deve continuar no programa, apesar dela estar um pouco apagada :s. Ela costuma brilhar quando é em directo, mas nesse ponto já falámos...

    ResponderEliminar
  2. Luís, penso que não entendeu o que eu quis dizer.

    Eu deixei a ideia de o formato ser feito mais em tempo real, mas apenas as Galas de Pesagem aos Domingos, poderiam ser em directo.

    Como é óbvio, os diários nunca poderiam ser em directo!

    ResponderEliminar
  3. Luís, o 'Peso Pesado' é um reality e não um doc, pelo menos a sua categoria é assim classificada.

    Em 2º ponto não é a questão dos portugueses preferirem as polémicas, é preferirem um produto completamente diferente do da SIC em conteudo, e não só! O 'Peso Pesado' mostra-nos a vida de pessoas que sofrem problemas de saúde, e que querem mudar, mas até que ponto é que isto também não passa de puro entretenimento para os portugueses ? ... é um programa de entretenimento.

    Obviamente que acaba por passar lá para casa mensagens e conselhos, que sempre ajudam as pessoas a combater o problema do excesso de peso, mas não vai além disso, não tente transformar o PESO PESADO em algo muito intelectual, educativo, em comparação com alguns programas da RTP2, porque não o é!

    Em relação ao 'Secret Story' é um formato completamente distinto. O Reality show foi criado já há vários anos na televisão (no estrangeiro, claro) com a função de pôr à prova concorrentes fechados numa casa, com o País em directo a ver tudo, ou seja, a função e o conteudo deste tipo de formatos é apenas 1: entretenimento, só!

    Todas as televisões no mundo já apostaram em 'Big Brothers' ou algo parecido, porque são formatos que depois são benéficos para as televisões no que toca a receitas (lucro), e para as audiências subirem em flescha.

    O entretenimento não deve receber uma conutação negativa que o Luís tentou-lhe dar ao referir-se ao 'Secret Story'. É um reality show em que o objectivo é apenas ver o que se passa na casa, e poderemos ou não aprender algo, mas o entretenimento não têm a função (nem sempre) de ensinar, educar etc.

    Isso cabe a outro tipo de formatos e programas, e canais inclusive. A TVI neste preciso momento têm um doc-reality em mãos, e que é 100% cultural, mas nem sempre têm de ser assim.

    É apenas a minha opinião, claro!

    Mas que fique registado que o 'Secret Story' não é negativo por ser o que é, e por ser como é, nem o 'PESO PESADO', e outro formato qualquer.

    São apenas formatos diferentes, e o que é diferente nem sempre é mau...

    ResponderEliminar
  4. Não sei porquê, mas cada vez que reparo, O Jornal da noite se estende mais com a Clara de sousa. Amanhã a TVI irá cantar vitória, Peso Pesado a começar ás 21:45, é condenar o programa. E O intervalo é no exato momento em que a concorrência inicia as transmissões penso eu. Supostamente, Laços de Sangue também irá perder, e com isso, Araguaia leva-se em conjunto.

    ResponderEliminar
  5. Para os diários não serem em directo e a gala ser, teria que haver muita responsabilidade e muito trabalho, mas é uma ideia boa. Embora pense que o suspense teria que ser reduzido, pois o tempo para a preparação dos diários não ajuda.

    ResponderEliminar
  6. Claro Dftmarques,
    com rigor da parte da produção, penso que seria possível a Gala ser em directo... Mas qualquer das formas, directo ou não, é boa!

    ResponderEliminar
  7. Vocês nunca se perguntaram porque as galas na America nunca são em direto?


    Não se esqueçam que os concorrentes passam um mês em casa.

    Queriam o quê?

    Que a Sic os acompanha-se em casa?

    Por isso é que as gravações começam um mês antes para não haver pausas!

    ResponderEliminar
  8. como o anónimo bem disse, essa é a razão para não haver directos.

    Até tinha ideia que na América eles estavam 3 meses em casa (que, portanto, iam para casa quando o programa começava a ser transmitido).

    ResponderEliminar
  9. Concordo que seja este programa, contra o Secret Story, apesar de considerar que o programa da TVI vai ganhar em audiência. Acho que a SIC nao tinha melhor em que apostar. Em relação aos programas em directo, não concordo nada.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente não acho que deva ser feita uma nova temporada do programa está muito mal feito em comparação com “Peso Certo “. Eu sabia que ia ser uma desilusão e que ia se mal feito mas não pensei que fosse assim tanto. Em relação a Júlia foi uma péssima escolha não tem mesmo perfil nenhum para aquele tipo de programa a querer explorar as situações ate a ultima gota não é esse o objectivo do programa entre outros erros temos imunidades todas as semanas tentações todas as semanas desafios fracos falta de dicas dos treinadores falta de informação nutricional as pesagem demoram muito tempo os concorrentes estão sempre a falar e a descrever aquilo que já vimos o que é muitoooooooooo chato etc etc etc. Para que sabe como é o original fica muito desiludido com a nossa versão.

    ResponderEliminar
  11. Concordo a 100% com o Anónimo... É uma diferença brutal para o americano. :(

    ResponderEliminar
  12. Tou a ver que o X-Factor dançou

    ResponderEliminar
  13. Galas em directo?! Impossível neste formato.

    ResponderEliminar
  14. Já a diferença brutal para o americano, esta é ainda maior a nível de orçamentos, como devem calcular. As audiências falaram por si: contra as novelas da tvi, o programa foi um sucesso. A segunda edição, mesmo com a casa dos segredos, terá um sucesso ainda maior

    ResponderEliminar
  15. É muito chato este programa.Os treinadores nem sequer aparecem nas pesagens,a Júlia trata os concorrentes como se fossem CRIANÇAS:
    -Voces não querem isto,pois não?
    -Não!
    A Júlia está sempre a OPINAR sobre os concorrentes antes de os pesar e está sempre a dizer como é que eles se devem portar e alem disso não sabe estar sem aqueles cartõeszinhos,os desafios são muito acessíveis,os médicos nunca aparecem nem lhes mostram o quanto obesos eles são.Alem disso mostram os concorren5tes a jogarem PLAYSTATION!!!???
    Estão sempre a mudar o jogo,e acaba por ser por sorte e não por mérito que perdem peso.
    É ividente que este programa ainda está longe do grande BIGGEST LOOSER!

    ResponderEliminar
  16. Já para não falar na (que me parece óbvia) manipulação dos "poderes" obtidos na caminhada em função do que tratá maior audiência. E tb pergunto: o que é q aconteceu à maratona?

    ResponderEliminar
  17. Concordo plenamente.Porque é que em vez de fazer uma caminhada que demora quase um programa inteiro,a aporesentadora não diz o poder previamente?
    É que depois á oncorentes que dizem:
    -Se fosse agora não teria-me esforçado tanto para ganhar o desafio.

    Quanto á maratona,foi cancelado porque ficaria muito caro,segundo a produção.

    ResponderEliminar