Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
No próximo Domingo vai haver mais uma noite eleitoral, e RTP1, SIC e TVI já tem tudo preparado para tentarem informarem da melhor maneira os espectadores. Se é verdade que a RTP1 tem uma nova Direcção de Informação e vai tentar manter os bons resultados de outras noites eleitorais, também é verdade que a TVI está na luta com igualmente uma nova Direcção de Informação e quer mostrar trabalho e vontade de fazer mais e melhor do que fazia. No meio está a SIC, onde tudo parece igual à muito tempo, tempo este demais para uma Informação ser apelativa, competitiva e vencedora.
Ora então o que esperar da emissão da SIC para a noite eleitoral? A Direcção de Informação é a mesma à 18 anos, porém isto não está em causa porque tem dado provas de trabalho e qualidade. Relativamente às caras que vão apresentar estas eleições, são igualmente elas as mesmas de habitualmente, Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa informam os portugueses sobre quem vai ser o próximo Primeiro-ministro de Portugal. São os dois profissionais mais emblemáticos da estação e por isso são a aposta certa para tal acontecimento. No que toca aos comentadores também não se esperam grandes rasgos de inovação por parte da SIC, jogará com a prata da casa e com alguns já habituais comentadores da estação.
Aparentemente a SIC até tem tudo para ser a mais votada, e vencer a noite. No entanto isso não deve acontecer, mais uma vez, porque a informação de Carnaxide tem a sua imagem desgastada à muito tempo e precisa urgentemente de uma remodelação. O modelo dos noticiários, os estúdios, os rodapés, tudo precisa de um abanão para que o público não veja mais do mesmo e tenha a vontade reforçada para assistir à informação de qualidade que a SIC transmite.
Assim, prevejo que a Informação da SIC será a mais prejudicada em mais uma noite de eleições, informação essa que se encontra visivelmente fragilizada e acomodada aos tempos que correm. Até quando continuará a SIC acomodada até sair um rasgo de inovação?
A SIC penso que fez bem em não prolongar muito a noite eleitoral. Peso Pesado certamente irá subir na próxima semana, pois vai ter alvos mais faceis: As campanhas eleitorais da concorrência
ResponderEliminarComo assim, Luis?
ResponderEliminarA SIC vai transmitir Peso Pesado Domingo às 21:50. A Concorrência vai emitir a noite eleitoral*
ResponderEliminarPenso que a grelha que está no site da SIC não é definitiva. "Peso Pesado" deve dar no Sábado à noite novamente esta semana. Ou então não!
ResponderEliminarNão. Foi anunciado à pouco que seria no Domingo, mas às 18h30.
ResponderEliminarNo Domingo às 18:30???
ResponderEliminarPorque razão não dá novamente no Sábado à noite?
Na semana passada foi líder!
Afinal serás às 18h10. deve ser para o público ficar agarrado à SIC e ver as legislativas.
ResponderEliminarAi meu deus que desgraça... Lá vai a audiência do Peso Pesado cair a pique...
ResponderEliminarObviamente será a SIC a grande derrotada da noite. Sinceramente, acho que é a que reúne menos condições para a noite eleitoral. A informação está de facto algo desgastada, e não apresenta nada de apelativo. Os comentadores não são nada de especial, e apesar do Rodrigo e da Clara serem muito bons profissionais, há melhores.
ResponderEliminarA TVI só por si já tem a sua informação devidamente com a cara lavada, com os rostos fortes José Alberto Carvalho e Judite de Sousa (estes que lideravam na RTP), e tem aquela que é, provavelmente, a melhor dupla de comentadores da TV portuguesa: Marcelo Rebelo de Sousa (este por onde passa é sucesso) e António Vitorino.
A RTP este ano está mais frágil, o José Rodrigues dos Santos é forte, mas o Moniz e o Emídio a comentar? Esses que muito raramente aparecem em TV a comentar política? Terão alguma coisa de apelativa e credível para os espectadores?