Presidente do grupo Impresa, que detém a SIC |
Segundo apurou o CM, o dono da SIC pretende encontrar um novo parceiro estratégico – e a sua primeira opção vai para a Globo, grupo com o qual tem relações de negócios há cerca de duas décadas. Os brasileiros foram inclusive accionistas da SIC e só abandonaram a empresa em 2003, após o BPI ter pago 20 milhões de euros pelos 15% que detinham.
Como Francisco Pinto Balsemão não quer abrir mão da sua posição no grupo, fontes próximas do patrão da SIC recordam que existe um accionista indesejado: a Ongoing, que, como o CM revelou, avançou com um novo processo contra a Impresa exigindo 30 milhões de euros de indemnização.
Assim, o objectivo será o de incentivar a Globo a apresentar uma proposta à Ongoing para comprar a participação de 22,89% que o grupo de Nuno Vasconcellos detém. Uma solução que pode agradar a todos, já que se a Ongoing concorrer à privatização da RTP deverá ter de vender a posição na Impresa.
Roberto Irineu Marinho, proprietário e presidente do grupo Globo, está a apostar em Portugal – e escolheu inclusivamente Lisboa para receber a sede europeia da empresa.
No almoço terá sido ainda discutido o projecto de criação de uma produtora de ficção entre os dois grupos, uma informação avançada pelo Correio da Manhã em Março. Na altura, Octávio Florisbal, director-geral da Globo, revelou que a multinacional tem a intenção de criar "uma joint-venture com a SIC para produção própria e, quem sabe, para vender para fora, por exemplo, para os canais do cabo".
Uma produtora seria muito bom!
ResponderEliminar